Ads Top

10 Coisas que atrapalham o crescimento de qualquer blog.


O grande problema dos blogs e sites da atualidade é que eles não tem sido criados para transmitir informações para terceiros, na maioria das vezes o proprietário ou editor do site esquecem disso, e acabam exagerando na hora de organizar, ajustar ou renovar algumas coisas nas paginas. E foi pensando nisso que resolvemos fazer uma lista bem pequena mais com todos os detalhes, com dez coisas que podem sim atrapalhar o crescimento e desempenho do seu blog.

Talvez você nem tenha pensado em nenhuma delas antes, mas se você parar para pensar, verá que realmente são coisas que ninguém suporta.

#1 - Excesso de propagandas.

É claro que gerar uma renda com o blog é algo maravilhoso e todos nós gostaríamos de um dia viver apenas disso, porém temos que ter cuidado com o excesso de propagandas que colocamos em nossos sites/blogs. É extremamente chato quando vamos ler uma publicação e um pop up com um anuncio abre em cima do texto e só fecha quando a gente clica nele, e ele sempre abre uma nova guia no navegador.

Também é extremamente chato quando as empresas a qual o blogueiro é afiliado começam a grifar as palavras dos textos. A cada cinco palavras, quatro são grifadas, dai no meio dessas grifas, existem anúncios e anúncios, e anúncios que dão na paciência.

Pop Ups intrusivos também são muito chatos (nós temos, mas por tempo limitado).

#2 - Player automático

A menos que seu site seja uma rádio, ou algo relacionado a musica, ter um player automático que toca assim que o blog termina o carregamento é algo completamente desnecessário pelas seguintes explicações:

  • Seu leitor pode abrir seu site no trabalho, e isso pode atrapalhar muito ele, caso ele trabalhe com muitas pessoas, em um ambiente de muito movimento.
  • Você não sabe a hora em que o leitor acessa o site, então é muito desagradável acessar na calada da noite e uma musica tocar do nada.
  • Você deve deixar que o leitor decida, se ele quer ou não ouvir a musica. Crie uma página intitulada "rádio" para o blog.
#3 - Imagens de péssima qualidade

É claro que isso passa uma imagem meio ruim da publicação. Por mais que seu texto seja bom, o leitor pode sim perder o interesse caso a imagem não chame atenção para o clique.

#4 - Textos com má formatação.

E eu digo de erros extremamente exacerbados. Quando eu digo formatação, me refiro também a tamanhos superiores das fontes com mais de 16px e cores extremamente gritantes no design. Cores que irritam e muito são: Laranja, vermelho, azul escuro e verde. Procure deixa-las longe dos posts.

#5 - Redirecionamento automático (ou não).

Não existe coisa pior do que abrir um post para ler e o blog ter um redirecionamento, não é? "Clique aqui e leia o conteúdo". Chato, horrível e desnecessário. Fecho a página sem pensar duas vezes, perco o interesse na hora.

#6 - Links quebrados

Ai, péssimo. Ainda mais se seu site for de downloads, não existe coisa mais desagradável do que você suspirar aliviado por achar um site a onde você pensa ter encontrado o tão sonhado conteúdo buscado e o link estar fora do ar. Tira qualquer um do sério.

#7 - Cores Gritantes

É claro que designs mais claros, e livres de cores exacerbadamente gritantes são mais atraentes e comunicativos. Procure evitar usar cores quentes nos seus trabalhos, a menos que seja para um ou outro detalhe aqui e ali. No plano de fundo, fica péssimo.

#8 - Conteúdo incompleto.

Incompleto em todos os sentidos, é revoltante começar a ler uma publicação que fala sobre algo que você quer mesmo ler e a publicação não dar as informações necessárias que precisamos para ficar por dentro da noticia. Não fala nem do local do acontecimento do fato, nem envolvidos, e nem como aconteceu. Só fiz que aconteceu. Pior que conversa de vizinhos em cidade pequena: Sabem que aconteceu, mas ninguém sabe explicar como.

#9 - Falta de referências.

A menos que você seja um site imenso com repórteres e pessoas que vão realmente atras da noticia que não seja pela web e todos os direitos da fonte e detalhes incluindo fotos forem seus, isso não é necessário, mas caso não: É sempre bom citar de onde cada imagem da publicação foi retirada, ou onde você obteve tanto conhecimento sobre aquele assunto.

10 - Desorganização

Quem é que gosta de entrar em um blog atrás de determinado assunto e passar horas ali fuçando no menu, no rodapé na caixa de texto para ler, ou reler alguma publicação específica? Ninguém. Procure manter seu menu com todas as categorias em dia e atualizadas, e deixar todas as informações que o leitor precisa saber na página inicial, ou na aba "contato" do seu site.
Tecnologia do Blogger.