Ads Top

Como turbinar o macarrão instantâneo.


Que atire o primeiro garfo quem nunca apelou para aquele bloco de fios amarelos na hora em que a fome apertou. A preguiça bateu e não quer fazer nada muito elaborado ou que demore horas para preparar? Basta uma panela, 300 ml de água fervendo, três minutos sobre o fogo e pronto: você tem uma refeição para quebrar o galho quando chega em casa cansadaço e faminto depois de um dia de trabalho e encontra a geladeira e o armário vazios. Mesmo sabendo que o prato nem de longe substitui um bom prato de arroz com feijão, bife, legumes e verduras, reunimos boas sacadas para você turbinar seu macarrão instantâneo e abastecer o corpo com tudo de bom que ele precisa. Aí, no sufoco (só no sufoco!), você já sabe o que fazer…
… na hora de comprar
Prefira a versão integral. “Algumas marcas já produzem macarrão instantâneo não frito e feito com farinha integral – que é mais nutritivo, colabora para manter o trânsito intestinal e os níveis de glicose em dia”, diz a nutricionista Fernanda Vaz, da Clínica Patricia Davidson, no Rio de Janeiro. “Esta é uma alternativa mais saudável comparada ao macarrão instantâneo.” Em casa, o primeiro passo é descartar o saquinho de tempero que vem dentro da embalagem. “Ele é rico em sódio, que pode levar a problemas de pressão alta, e gordura, que contribui para o aumento do colesterol”, conta Marcia Vivas, nutricionista, do Rio de Janeiro.
Além disso, a maioria dos fabricantes adiciona corantes e conservantes, que podem irritar a mucosa do estômago. “Se esse pozinho for deixado de lado e forem adicionados ingredientes saudáveis a esse tipo de macarrão, ele pode, sim, se transformar em uma boa opção para ser ingerido de vez em quando”, garante Marcia Vivas.
… na hora de preparar
Para que ele não fique insosso, o truque é usar outros elementos para dar um sabor à massa. “Uma opção saudável é fazer um molho alho e óleo, usando azeite extravirgem”, sugere a nutricionista Renata Saffioti, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. Apenas tome cuidado para não exagerar no óleo, pois, além de deixar o prato pesado, é bastante calórico. Cebola, alho, orégano, manjericão e ervas finas em geral também são bem-vindos. Até mesmo um pouco de sal pode entrar em cena. “Outra boa ideia é investir em um molho de tomate, excelente fonte de licopeno, substância que ajuda a prevenir o câncer de próstata”, sugere Renata.
… e na hora de turbinar
Depois de temperar bem a massa, a receita deve receber outros elementos para deixá-la mais completa. “O que não pode faltar são fontes de proteína para equilibrar o prato”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em São Paulo. “Boas opções são atum light, peito de frango desfiado, lascas de kani kama, pedaços de queijo branco e tirinhas de filé-mignon.” “Outra ideia é fazer um molho à bolonhesa, que é bem prático e une os benefícios do tomate e da proteína da carne”, sugere a nutricionista Fernanda Vaz.
Você também pode misturar a massa com um ovo mexido. “E, para injetar vitaminas e sais minerais nesse tipo de prato, adicione legumes, como a cenoura, a vagem, os brócolis, a abobrinha e a ervilha”, indica Renata Saffioti. Cuidado para não errar no toque final, ou seja, na quantidade de queijo ralado. Os tipos amarelos são muito gordurosos e extremamente calóricos. Só para você ter uma ideia, 100 gramas de parmesão têm 400 calorias, o que equivale a um prato com quatro colheres de sopa de arroz e uma concha de feijão-preto. No caso do provolone, a mesma quantidade conta com 340 calorias. O mesmo que uma fatia grande de pizza portuguesa. Segundo os nutricionistas, o ideal é comer uma porção de apenas 30 gramas (seis colheres de sopa) de queijo e só uma vez por semana.
Muito mais que um simples macarrão instantâneo
Monica Dalmacio, chefe do Restaurante Balanceado, no Rio de Janeiro, preparou três receitas com um pacote de macarrão instantâneo para você se inspirar e fazer o mesmo – além de saborosas e nutritivas, elas prometem repor suas energias depois de um longo dia de trabalho ou de um treino pesado, e até impressionar a garota. Tudo isso em apenas três minutos. Tá esperando o quê?
Para a hora do almoço
Boa opção para quem trabalha muito, está na maior correria e precisa comer algo leve e que dê bastante energia. “Os legumes são fáceis de digerir e deixam a pessoa bem nutrida”, diz Monica.
Ingredientes
1 embalagem de macarrão instantâneo integral
½ xícara de brócolis cozido
1 colher (sopa) de cenoura picada cozida
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de pimentão picado
1 filé pequeno de frango ou de carne em tiras
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de preparo
Faça o macarrão seguindo as instruções da embalagem. Em uma panela coloque uma colher de azeite e refogue a carne com a cebola e o pimentão. Junte os legumes e a massa. Dilua o molho de soja em uma xícara de água e engrosse a mistura com o amido de milho. Jogue-o por cima do macarrão e sirva.
Para depois da malhação
“A receita contém queijo minas em cubos. Assim como os outros derivados do leite, é uma boa fonte de aminoácidos de cadeia ramificada – substâncias que são metabolizadas diretamente nos músculos e, com isso, garantem o ganho de massa muscular”, explica Monica.
Ingredientes
1 embalagem de macarrão instantâneo integral
1 tomate picado
1 fatia grossa de queijo minas picada
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de azeite
½ dente de alho espremido
½ cebola pequena bem picada
Modo de preparo
Faça o macarrão seguindo as instruções da embalagem. Depois, em uma frigideira, refogue o tomate e o alho com azeite. Desligue o fogo e lambuze o macarrão na panela para pegar o gosto do tempero. Acrescente o queijo e sirva.
Para jantar com a parceira
Faça um prato sofisticado com esse tipo de massa – combinando sabores e aromas – e surpreenda a garota.
Ingredientes
2 embalagens de macarrão instantâneo integral
1 tomate cortado em cubos
6 colheres (sopa) de cenoura ralada
2 colheres (sopa) de cebola bem picada
1 xícara de camarões limpos
2 colheres (sopa) de azeitona preta picada
½ dente de alho espremido
Modo de preparo
Siga as instruções da embalagem e prepare a massa. Tempere os camarões com pouco sal e alho, corte-os ao meio pelo comprimento e grelhe em uma frigideira com a cebola e um pouco de azeite. Depois que os crustáceos e a massa estiverem prontos, acrescente os outros ingrediente e misture bem. Sirva em dois pratos e, se quiser, enfeite com um ramo de salsa.
Aprecie com moderação
Não adianta negar, o macarrão instantâneo tem fama de comida trash. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE) avaliou dez marcas de macarrão instantâneo e constatou que a quantidade de gordura está muito acima da recomendada pela Organização Mundial de Saúde – algumas apresentaram até cinco vezes mais. “Para garantir o formato e a textura do macarrão depois de pronto e fazer com que o cozimento seja tão rápido, ele é frito antes de ser embalado. Isso significa mais gordura e calorias”, explica a nutricionista Renata Saffioti. O tempero também traz alta concentração de sódio, que ultrapassa – mais que o dobro – o valor diário indicado. Em excesso, o ingrediente pode aumentar a pressão arterial, reter líquido e provocar problemas cardíacos. Essas informações não significam que deve tirá-lo da sua vida para sempre. Aqui na Men’s Health nada é proibido. A palavra de ordem é comer de tudo com parcimônia, afinal, ninguém vive de dietas radicais! Por isso nós fizemos essa matéria: para mostrar a você como é possível aliar praticidade e saúde. Como já leu nas páginas anteriores, prefira a versão integral.
Via:Mens Health

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.