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Os melhores alimentos para quem quer ganhar massa muscular.


Alguns alimentos são capazes de auxiliar no ganho de músculos. Confira quais são.
Iogurte - O iogurte é decisivo no crescimento muscular, porque combina proteína e carboidrato em doses ideais. A versão com frutas é ainda melhor, porque aumenta os níveis de insulina, uma das chaves para reduzir a perda de proteína que costuma acontecer depois dos exercícios. É uma boa fonte de cálcio, mineral importante para a contração muscular.
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Tome um ou dois potinhos de iogurte diariamente de preferência sem açúcar.
Ovo com gema - O ovo é o alimento com o mais alto valor biológico. A gema, além da proteína, contém a vitamina B12, necessária para diminuir os níveis de gordura e ajudar na contração muscular. Ela também é a maior fonte conhecida de colina, substância que ajuda a dissolver a gordura nas artérias.
Salmão - Altamente proteico, tem grandes quantidades de ômega 3, uma gordura que ajuda na recuperação da massa muscular. Para melhor aproveitar os nutrientes sem ingerir muitas calorias, prepare o peixe em baixa temperatura e evite cozinhar demais.
Carne vermelha - Principal fonte de energia. A carne vermelha é o alimento número um em creatina, nutriente essencial para a construção muscular. Além de ferro, zinco, vitamina B3 e vitamina B12, que são cruciais para quem quer obter resultados. Um bife médio de carne magra não compromete a dieta e deve ser consumido de duas a três vezes por semana.
Azeite de oliva - Contém ômega 9, que age contra inflamações que provocam o desgaste e a fraqueza muscular. Use de uma a duas colheres de sopa por dia, em saladas e também para cozinhar.
Amêndoas - Elas são uma das maiores fontes da vitamina E, que pode ajudar a prevenir os danos provocados pelos radicais livres após o treino. E quanto menos agressões praticadas pelos radicais livres, mais rapidamente seus músculos vão se recuperar. Consuma 15 unidades por dia, no lanche ou na salada.
Água - Cerca de 80% da massa muscular é composta de água. Mesmo uma diminuição tão pequena quanto 2%, por transpiração ou falta de ingestão, pode prejudicar a perfomance. Estudos mostram que quanto mais desidratado o corpo estiver, mais lentamente ele vai utilizar a proteína para construir músculos. Por isso, beba água antes, durante e depois do exercício. O ideal é beber pequenos goles a cada dez minutos. Se você esperar ficar com a boca seca, seus músculos já estarão sofrendo com a falta de água.

Café - Para ter mais gás durante o exercício anaeróbico, caso da musculação, o cafezinho ideal. A cafeína é uma substância que melhora o desempenho, a concentração e a disposição para malhar. Você pode tomar até dois cafés expressos ou, então, pedir ao seu médico que receite uma fórmula em cápsula.
Por Jessica Moraes

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