• NOVIDADES

    terça-feira, fevereiro 24, 2015

    10 Dicas para alavancar seu blog nos mecanismos de pesquisa.


    Ver seu blog na primeira página da Google, ou de qualquer outro mecanismo de pesquisa é uma sensação inigualável. Você já a sentiu ? Caso não, saiba que isso pode mudar, e pode mudar agora. Fizemos uma breve seleção com dez conselhos criados pelo nosso editor chefe para que você possa ter um blog mais organizado, e saber como se importar em determinadas situações.

    1 - Não temer a concorrência

    Um blog/site só deve temer a concorrência quando acontecem duas coisas na vida do blogueiro: Desistência do blog, ou falta de compromisso. O blog/site no dia de hoje para valer algo para o público e para o blogueiro, ele precisa de alguém que se dedique cem por cento nele. Se você é blogueiro e gosta do que faz, não há por que você temer que seu publico seja menor que o de outro portal.

    É normal você se sentir inseguro em relação as coisas que você publica no seu blog, ou se sentir mal por existir diversos outros blogs e sites que estão no topo com o mesmo conteúdo/assunto que o seu. O fato é que se você escreve por que gosta de escrever, por que gosta de informar, por que gosta de compartilhar ideias para um mundo melhor, e melhora na vida do leitor: Por que se sentir menos? Você pode sim chegar a onde determinado blogueiro chegou, ou ir até mais além.

    Tudo é questão de dedicação e muito trabalho duro. Você só precisa ter uma boa escrita, um bom layout que não canse as vistas dos leitores, matérias interessantes e claro: Tempo para atualiza-lo.

    2 - Inovar

    Você não tem acesso a todo o conteúdo do mundo de uma unica vez, e você também não é obrigado a saber o que está ou não em alta nos blogs atuais. Você não precisa saber se uma sidebar redonda ou quadrada é mais bonito, quando na verdade os leitores só irão se importar com o conteúdo dela. Porém, se você é preocupado com inovação, você pode pesquisar em outros blogs assuntos e propostas que podem sim ajudar você a alcançar um design melhor, conteúdos mais relevantes, e ajudar a proporcionar uma navegabilidade melhor ao leitor.

    Procure estar por dentro daquilo o que os leitores querem ver e gostam, procure buscar conteúdos que agradem aos seus leitores. Como ? A gente explica abaixo:

    3 - Responda Feedback

    Existe forma melhor de saber o que os leitores querem ver, saber, ou ler do que olhar os comentários de suas publicações? A maioria não entra em contato para solicitar algo que gostaria de ver no blog, eles simplesmente comentam para que você possa estar olhando e claro: Respondendo. Você também deve ficar de olho no e-mails que são enviados através dos formulários de contato, ou nos comentários das redes sociais do seu blog, e procurar responder todos, ou aplicar as melhoras. Afinal: O site é seu, mas ele não é feito para você.

    4 - Faça pesquisas !

    Se seus leitores não são ativos em comentários, e nem nas redes sociais, você pode optar por uma pesquisa de opinião. Liste em uma folha alguma das coisas que você acha que podem ser melhoradas no seu website em termos de : Navegabilidade, compatibilidade com outros aparelhos, escrita e publicações. Procure o máximo de tópicos para melhora do seu blog, e responda todos os Feedback e aplique as devidas mudanças!


    5 - Para todos, sem diferença.

    Todo e qualquer conteúdo publicado na web é direcionado a alguma pessoa. Porém, você deve saber e ter conhecimento de que as páginas da web mesmo que sejam feitas por você, não são escritas para você. Elas são para informar, ou para o entretenimento alheio, se fosse feito para o dono do site, deveria ser privado para que somente o dono pudesse ter acesso aos conteúdos.

    É de extrema importância que você seja direto e coeso nos assuntos, sem se desviar do proposito da publicação, e sempre respeitando os direitos humanos. Todos nós temos bom senso, e somos capazes de expressar nossas ideias livres de qualquer preconceito.

    6 - Aceite críticas!

    Receber críticas é uma das coisas que mais acontecem para quem tem website. Você terá um numero enorme de pessoas que não irão gostar do que você escreve, fala, ou da forma como você se expressa, ou do seu design, enfim, você encontrará pessoas que não irão gostar de absolutamente nada do que você fala. E passar por cima disso nem sempre é fácil. Cada um tem seu ponto de vista, você expressou o seu, deixe que expressem os deles também.

    7 - Nem tudo é pelo dinheiro

    Não crie um blog ou site simplesmente para ganhar dinheiro, por que nem tudo vai dar certo para você. Quando se cria uma pagina na web com interesses financeiros sem gostar daquele trabalho, você acaba não fazendo um bom trabalho, e nem como desenvolver os assuntos que serão propostos no seu site. Você pode encontrar várias dificuldades, algumas delas são bem frequentes e comuns, mas que se tornaram ainda mais comuns na vida de pessoas que buscam a web apenas pelo dinheiro.


    1. Falta de criatividade para novas publicações.
    2. Não preocupação com qualidade dos artigos, ou conforto dos leitores.
    3. Artigos publicamos de qualquer forma.
    4. A qualidade do blog irá cair
    5. Se o blog é desorganizado e mal atualizado, empresa alguma irá se interessar em divulgar seus produtos, ideias e iniciativas nele.
    8 - Todo mundo tem dificuldades

    Se estressar com alguma dificuldade que encontrar no caminho é super válido, nem todos nós somos webmaster. O ideal é relaxar, acalmar-se e tirar um tempo para ler artigos em outros blogs que passaram pelo mesmo problema e procurar resolvê-lo. Quando o blog está crescendo e o numero de solicitações aumenta, você pode encontrar probleminhas que serão muito ruins, mas que serão comuns, como: Queda do servidor (quando o blog sai fora do ar); problemas com o domínio (quando a página dá inexistente); problemas com o suporte (quando você mais precisa, nunca ajudam em nada).

    Porém ter calma e resolver tudo aos poucos é a melhor solução. Se deixar ser levado pela raiva e pelos estresse é algo comum, e você pode ter fortes dores de cabeça, e até mesmo excluir seu trabalho e desistir disso tudo. E não é o que queremos, não é?

    9  - Você não está só.

    Faça amigos no blog, tanto com outros blogueiros, quanto com os leitores. Tudo fica mais gostoso de fazer quando laços de amizade começam a surgir. Se seu blog é atualizado diariamente e tem visitas únicas, procure estar sempre atento para preserva-las, responder os comentários que elas costumam deixar e criar uma amizade para que elas possam voltar ao blog.

    10 - Nem todos são criativos

    Sim, aceite que nem todos são criativos. Tem dias que acordamos valendo nada! Querendo escrever e nada de ideias na cabeça, porém é possível contornar essa situação: Observe todos os temas que você aborda no seu site, e faça uma lista destes temas e liste assuntos aos quais pertencem aquele setor, e que você nunca tenho escrito sobre ele. Procure no Google quantos websites escreveram sobre ele, se é bem procurado, e o que você tem a oferecer que os outros posts já existentes não tem? Seja inovador! Seja único na blogosfera.

    Uma coisa chata: Existe e sempre vai existir blogueiros/sites/pessoas que irão plagiar aquilo o que você criou, e não irão dar os seus devidos créditos. Como proceder? Se seu site for apenas para informação, você pode bloquear o conteúdo contra cópias, para que ninguém possa plagiar o que você criou. Você também pode aderir ao MyCopyright e registrar seu website lá, sempre que alguém plagiar algo no seu site, você será notificado, ou caso prefira: Use a ferramenta do copyscape para identificar se sua publicação foi realmente copiada.

    Espero que vocês tenham gostado das dicas, e que coloquem elas em práticas. Espero que isso realmente ajude todos vocês. Se você tiver alguma ideia que pode vir a nos ajudar, compartilhe conosco com seu comentário!

    6 comentários:

    Pedro Libório disse...

    Parabéns pelo blog! Li em uma postagem sua que você é 'blogueiro' desde 2008, é um longo caminho! Tenho um blog, mas ele ainda não alcança um grande público, gostaria de saber a partir de quanto tempo você começou a lucrar com seu blog, com quantas visualizações. É hoje, quantas visualizações você tem? Ganha quanto?

    Vitor Lessa disse...

    Oi Pedro, então: Obrigado, tenho o blog desde 2006 na verdade hahahaha | eu comecei a lucrar com meu blog quando percebi que a média de visitas dele era boa. E eu não queria encher completamente meu blog de anúncios, então comecei a utilizar agregadores para me ajudar com um impulso nas publicações e gerando mais page views. A partir de um milhão e meio de views, eu comecei a procurar empresas que gostariam de anunciar seus produtos no LPUE, e encontrei uma, que banca nosso domínio de cada ano haha. Depois comecei a trabalhar com sites de publicidade como : Boo-box.com (anúncios da lateral e do topo)/ grumft.com (barra rosa na parte debaixo do blog) / e com o uolhost afiliados e claro: Com o adcash e o egrana (aqueles pop ups intrusivos quando abre o blog, sabe?). | O meu blog tem em média meio milhão de visualizações por mês, o que dá em torno de pouco mais de 16.600 visualizações por dia. Tínhamos pouco mais de um milhão, mas o blog ficou sem atualização e fechado durante um tempo haha. A média de ganho varia muito, eu ganho por pageview, cada pageview rende um número minimo estipulado pelos sites que trabalho, alguns pagam R$400 por mês, outros R$150,00 e outros menos que isso, mas já dá uma ajuda e tanto, não acha?

    Espero ter respondido todas as suas duvidas.
    Att

    Pedro Libório disse...

    Muito obrigado, ajudou bastante, só mais uma dúvida, você disse que usou agregadores para impulsionar nas views, o que são estes agregadores?
    Este é o meu blog:

    http://cnaudiencia.blogspot.com.br

    Vitor Lessa disse...

    Agregadores de conteúdo são websites que vivem apenas para divulgação de links externos, os mais conhecidos são: Femmelist, ocioso, rockblogs, e o grumft. Mas existem outros como: Semopções, eu te salvo, atoa na net e por ai se vai. Você se cadastra, e depois envia seus links. Que os sites selecionam os melhores para divulgar entendeu ? haha

    Curti sua fã page. Juro que conheço seu rosto de algum lugar, e seu nome não me é estranho. Sucessos para ti !

    Pedro Libório disse...

    Ah sério? : ) Obrigado Vitor, ajudou bastante!

    Vitor Lessa disse...

    Estamos aqui para isso :D
    Volte sempre