Ads Top

5 passos para começar amar literatura nacional

GOOGLE IMAGES


Preconceito ou Pré-conceito? Talvez ambos. Tudo começou na música brasileira, existiram e existem pessoas por todo os lugares deste Brasil que menosprezam a cultura brasileira relacionada á musica, e estas mesmas pessoas que tem esse prazer de menosprezar as riquezas culturais do Brasil levaram este preconceito para as telonas, e lá estava o pré-conceito novamente, sorrindo na cara de todos por que muitos não iam de forma alguma perder tempo assistindo uma obra cinematográfica quando na sala ao lado está sendo exibido um filme francês maravilhoso, não é mesmo ?

Só que a maior tragédia que poderia acontecer acabou acontecendo: Trouxeram este preconceito para o meio literário do Brasil. Raramente você verá alguém dizendo que gosta de um autor "x" do Brasil, ao menos não os leitores intitulados "teens".

Separamos hoje 10 bons motivos para você começar a ler, amar e apaixonar a riqueza exposta na cultura literária brasileira e deixar de lado todo esse preconceito de que em outras palavras, nem deveria existir. Vamos lá? Segue abaixo:



1. Fique sabendo

PAULO COELHO


Um dos maiores motivos que levam as pessoas à não gostarem da literatura nacional é o não conhecimento do rico acervo literário presente no Brasil e de seus grandes escritores. Inclusive iremos citar alguns livros e contextos neles expressos para aguçar a curiosidade literária. 

Um dos livros mais lidos do mundo pertence à um autor brasileiro: Paulo coelho, com o livro "o alquimista" que já foi traduzido para mais de 69 idiomas diferentes.

Os personagens mais amados dos quadrinhos, foram criador por autores brasileiros, os principais com notoriedade internacional são: A turma da mônica, o menino maluquinho e sítio do pica pau amarelo.

Existem grandes obras de autores do nosso século que possuem uma escritura fantástica e um desenvolvimento incrível na escrita. Minha indicação é que você comece lendo "insônia" do autor Marcelo Caneiro da Cunha, um livro bem divertido e gosto de ler!


2. Clarice Lispector é brasileira!



Que atire a primeira pedra quem nunca compartilhou uma frase da carioca nas redes sociais? Todo mundo. Clarice Lispector era romancista, cronista e jornalista e claro - escritora - durante sua vida, escreveu 29 livros, cada qual mais conhecido que o outro. 

Um livro bastante conhecido é gosto de ler à se citar é "A hora da estrela". Vejamos alguns trechos do livro desta fantástica escritora:

“... minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite. Embora não aguente bem ouvir um assovio no escuro, e passos”.

“... quero aceitar minha liberdade sem pensar o que muitos acham: que existir é coisa de doido, caso de loucura. Porque parece. Existir não é lógico”.

“É melhor eu não falar em felicidade ou infelicidade – provoca aquela saudade desmaiada e lilás, aquele perfume de violetas, as águas geladas da maré mansa em espumas pela areia. Eu não quero provocar porque dói”.

“... irei até onde o ar termina, irei até onde a grande ventania se solta uivando, irei até onde o vácuo faz uma curva, irei aonde meu fôlego me levar”.


3. Escritores da atualidade também são incríveis
EDUARDO SPHOR, AUTOR DO LIVRO "A BATALHA DO APOCALIPSE, ENTRE OUTROS"


Se quando você leu o título da matéria já imaginou que aqui só teria escritores brasileiros já falecidos, e ai que você se engana, muitos brasileiros da atualidade já provaram que são excelentes escritores e que podem - e vão - entregar um excelente material, dentre estes escritores podemos citar:

  1. Eduardo Spohr
  2. Paula Pimenta
  3. Bruna Vieira
  4. Taty Ferreira
  5. Vinícius Grossos
  6. Daniel Pellizzari
  7. Luisa Geisler
  8. Michel Laub
  9. Maria Clara Drummond
  10. Julian Fuks
  11. J.P Cuenca
  12. Javier Arancibia
  13. Leonel Caldela
  14. Estavam Von Claus
  15. Frederico Elboni

4. É tudo ponto de vista



Senso comum é dos maiores motivos de existirem leitores que não são a favor dos livros brasileiros ou que caem no sono ao folhear um, pelo simples fato de ter sido escrito por um brasileiro. Quando você adota a ideologia de que um livro é ruim, é claro que você nunca irá lê-lo, até mesmo por que toda a sua opinião que você deveria ter pós-leitura, você teve antes mesmo de abrir o livro.

É importante encontrar seu gênero literário preferido em nosso meio, afinal existem brasileiros que escrevem todos os tipos possíveis de história, e com toda certeza o livro que você procura está em uma prateleira próxima de você.

4. As 5 regras básicas do leitor iniciante



Claro que existem algumas básicas que você deve seguir para poder encontrar o seu livro perfeito dentre os milhões que existem no Brasil. E nós, iremos te ajudar nessa tarefa que temos a plena convicção de que é muito difícil.

As regras são bem básicas mas no geral quase ninguém pensa nelas. Sendo:

1. Localize-se: Você não pode iniciar qualquer leitura se não estará se colocando em uma zona de vulnerabilidade que poderá te fazer sentir que realmente não valha a pena ler livros de autores brasileiros, por que você não soube escolher bem o seu livro.

2. Próximo: Isso mesmo. Pegou algum livro de um tema que você gosta e não gostou das primeiras dez páginas? Troque o livro, não fique tentando ler algo que não está te agradando, a leitura é criada para te fazer sentir bem, sentir prazer ao folhear as páginas, e viajar sem sair fora do lugar. Ler algo que não se gosta é como fazer uma viajem de trinta e seis horas dentro de um ônibus.

3. Autores que eu indico: Vamos por categoria? VAAAAAAMOS. 

Infantis: Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Walcyr Carasco, Ziraldo, Mauricio de Sousa.

Terror/Horror: Alfer Medeiros, M.D Amado, André Bozzeto Jr, Eric Novello, Ademir Pascale, J. Pascale, Adriano Siqueira, Juliano Sasseron.

Romances: Machado de Assis, Raul Pompeia, Lima Barreto, Mario Andrade, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, José Cândido de Carvalho, Ariano Suassuna.

Suspense: Lucia Machado de Almeida, Jô Soares, Marcos Rey, Luiz Alfredo Garcia Rosa, Janette Rosaz, Rubem Fonseca, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Eduardo Matta, Pedro Bandeira.

Teen: Babi Dewet, Frederico Elboni, Kéfera Buchmann, Christian Figueiredo, Taty Ferreira, Clarissa Côrrea, Fernanda França, Luis Dill, Maurício Gomyde, Patrícia Barboza, Paula Pimenta, Rafaella Vieira.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.