Ads Top

05 Passos para começar a gostar de ler

GOOGLE IMAGES
Ler não é algo fácil como parece, e a prova viva disso é a quantidade de pessoas que me aparecem me indagando sobre como posso ter paciência para ler um livro de 300 ou mais páginas sem ficar entendiado, o que me deixa bastante chateado, e pensando nisso, resolvi criar esta publicação para auxiliar a todas as pessoas que querem ou precisam gostar do hábito de leitura no seu dia-a-dia, seja para gostar, para abrir um blog focado neste assunto, ou para motivos escolares.

Eu sempre digo que assim como os olhos do corpo humano a leitura também é um portal para a alma. Ler nem sempre é algo divertido, principalmente se feito por obrigação, como é o caso de muitas pessoas que só procuram abrir um livro quando vai participar de algum tipo de evento que exige obtenção de determinadas informações, preparação para provas, pré-vest, entre outros.

A primeira mentalidade que deve ocorrer em sua cabeça é o fato de que a leitura é algo crucial na vida do ser humano em todos os aspectos possíveis. A leitura além de estimular uma boa escrita, auxilia em uma dicção, comunicação e ajuda no desenvolvimento de interpretação de textos. 

Abaixo você confere pequenas dicas de como começar a ler de imediato.

SWEET STOCK IMAGES 

1. Procure tópicos que te interessem

Se o motivo que está te fazendo buscar métodos para aprender a ler forem escolares, essa dica é poderosíssima. Se você gosta de romance, ficção, não-ficção, romance de época, história, geografia, não importa, o que importa é que você tem que iniciar lendo algo que você goste e que vá despertar dentro de você uma sede por mais conhecimento e consequentemente buscar novos horizontes após a finalização daquela leitura.

GOOGLE IMAGES
2. Livros econômicos/pequenos.

É aconselhável que você sempre busque ler livros pequenos com conteúdos que te interessem e sejam atrativo aos teus olhos. Busque livros que irão despertar em você indagações que somente uma outra leitura poderá saciar - Essa dica é infalível - . 

Já se o seu caso for outro... Se você quer ler de imediato uma obra "x" estipulada na sua faculdade ou escola e ela é uma obra clássica ou extremamente gigante e você precisa compreender todo o contexto do livro para poder apresentar um trabalho que precisa ser minuciosamente detalhado com detalhes que não se encontra em resenhas, você está no lugar certo. As obras que são exigidas por instituições de ensino geralmente são gigantescas e causam sono na maioria das pessoas, principalmente naquelas que estão acostumadas à lerem literatura estrangeira, já que na maioria dos casos os livros pedidos são de autores brasileiros.

Procure livros de bolso, os chamados "econômicos" eles irão te dar a sensação de que o livro é menor e você irá lê-lo rapidamente sem ficar se questionando se o livro já está acabando.

GOOGLE IMAGES

3. Edição

Procure ler livros que estejam atualizados com o contexto dos dias atuais, a maioria dos livros clássicos ou gigantescos foram escritos há muito tempo e com consequência disso possuem um português antiquado e errôneo. Obras que antes eram imensas agora estão disponíveis com toda cautela e ortografia revisada em pouquíssimas páginas.

A editora ática e sciponi são pioneiras nas traduções dos clássicos, conheça!

GOOGLE IMAGES
4. Horário e dicas básicas

Ler é sempre uma delicia, porém, você tem que compreender que a leitura tem que ser um hábito como qualquer outro na sua vida, se você faz todos os dias irá fluir bem, caso não, quando retornar aos exercícios será difícil continuar ou retomar.

Leia entre os intervalos do trabalho se o mesmo não for estressante e não causar cansaço visual no seu corpo. Leia pela manhã, ou acompanhando de um amigo, participe de grupos de leituras, de debate, LEIA RESENHAS.

GOOGLE IMAGES

5. RESENHAS!

O gostoso da leitura é poder ler um livro e saber o que determinada pessoa achou dele, e para, isso existem os blogs e redes sociais literárias. Sempre que estiver afim de ler um livro procure uma resenha em um dos seus mecanismos de pesquisa favoritos, leia e obtenha visões diferentes de uma mesma obra que poderá - ou não - aguçar o seu desejo e vontade de ler aquela obra.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.