Ads Top

30 Filmes biográficos(dramáticos) para inspirar sua vida


A vida é a plena convicção de que não temos absoluta certeza de nenhuma verdade ou caminho, não existem convicções, muito menos planejamentos, a vida muda absolutamente todas as alternativas que temos para seguir determinado caminho à todo instante. 

Pensando nos inúmeros problemas que todos nós passamos no nosso dia-a-dia, no íntimo, na família, no trabalho, ou no social, decidimos criar esta lista de indicação de filmes biográficos dramáticos inspirados na vida de outras pessoas bastante conhecidas, que lutaram contra tudo e contra todos para poder idealizar ou concretizar sonhos, projetos que todos temos nessa caminhada chamada vida. 

As indicações abaixo foram feitas com todo amor e carinho por parte da nossa linha editoral e de alguns de novos autores parceiros. Queremos que todas estas obras tenham uma mensagem especial à ser transmitida à cada um de novos leitores diários, seja por e-mail, ou por visitas ao nosso website. Que a cada dia possamos nos renovar e olhar para trás e imaginar nossa história para refletirmos na nossa realidade atual e dizer: Eu superei. 

01. O lobo de Wall Street 


O lobo de Wall Street é uma das obras cinematográficas biográficas mais conhecidas da atualidade, tendo como protagonista Leonardo DiCaprio e direção de Martin Scorsese, o filme narra a vida e história de Jordan Belfort - Um famoso corretor de ações que abre sua própria empresa, usando de seu poder de manipulação para conseguir dinheiro, e sua trajetória dramática entre carreira e família. O filme é um dos mais indicados para quem conhecer um pouco mais sobre o mundo dos negócios. 

02. Sniper Americano


Sniper Americano é uma produção americana dirigida por Clint Eastwood baseada na vida do militar Chris Kyle. O filme lançado em 2014 narra a trajetória de vida de um dos maiores atiradores dos Estados Unidos da América durante seu período de serviço militar, o filme teve um orçamento de cinquenta e oito milhões de dólares e mais de quinhentos e quarenta e sete milhões em arrecadação em todo o mundo. 

03. Somos Tão Jovens


Biografia do incomparável e icônico cantor da mpb brasileira: Renato Russo. Somos tão jovens é um drama musical inspirado na vida do artista, dirigido por Antonio Carlos de Fontoura e roteiro de Marcos Bernstein. Todo o filme tem como cenário a cidade natal de Renato (Brasília) e foi totalmente autorizado pela família do artista, e a produção começou a ganhar vida em 2011. Da solidão ao amor pela música e passagem por diversas bandas até a criação de Legião Urbana.

04. Na natureza Selvagem


Na natureza selvagem foi no início apenas um best-seller de grande renome nos Estados Unidos. O livro de não-ficção foi adaptado para os cinemas por Sean Penn e foi lançado em 2007 e fala sobre a vida do aventureiro Christopher McCandless através da América do Norte e sua vida passada no deserto do Alaska no início da década de 90. 

05. Garota interrompida


Lançado em 1999, o filme narra a vida de Susanna Kaysen. Susanna Kaysen foi diagnostica com Transtorno de Personalidade Limítrofe e foi enviada a um hospital psiquiátrico, onde viveu por dois anos. O titulo do filme deve-se a crença de Susanna em ter recebido por parte dos médicos um diagnóstico infundado, a partir dai, começa a plenejar sua fuga com outras três garotas que passavam pelo mesmo problema. 

06. 127 Horas


Baseado no livro "Between a Rock and a Hard Place", o filme é inspirado na autobiografia do alpinista britânico Aron Ralston que narra sua experiência de vida após ficar preso por uma pedra em Robbers Roost, Utah em 2003. O filme foi dirigido por Danny Boyle, e recebeu ótimas críticas. 

07. A dama de ferro


Biografia da vida de Margaret Tatcher (1925-2013) que foi a primeira ministra do Reino Unido durante o século 20 que permaneceu mais tempo no exercer do cargo. O enredo político teve influência e ajuda e breves adaptações feitas por Alexandra Roach. O filme foi dirigido por Phyllida Lloyd. 

08. A rede social


"Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos" este é o chamado do filme para o filme biorgáfico de "a rede social" que narra a vida e projetos de Mark Zuckerberg durante a criação e desdobramentos do Facebook - Que é a maior rede social do planeta. O filme foi inspirado em um livro chamado "The Accidental Billionaires" escrito por Ben Mezrich, apesar do próprio fundador da rede social não ter se posicionado sobre a obra, a mesma obteve um grande sucesso de bilheteria. 

09. Jobs


Jobs ou jOBS é o nome do filme biográfico que narra a vida de uma das maiores mentes do mundo: Steve Jobs. O filme na direção de Joshua Michael Stern, narra com perfeição a vida de um dos criadores de um dos sistemas mais usados do mundo. 

10. A lista de Schindler


A lista de Schindler é uma das obras biográficas mais contempladas por nossa linha editorial. O filme narra a vida de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o período da segunda guerra mundial, os salvando da morte no holocausto que se fazia presente, os empregando em sua fábrica. O filme teve sua criação inspirada pela obra literária "Schindler's Ark" escrito por Thomas Keneally. 

11. A teoria do tudo


Dramático, romantico, único. The theory of Everything é um roteiro dramático escrito por Anthony McCarten e dirigido por James Marsh, inspirado na obra literária "Travelling to Infinity: My life with Stephen" de Jane Wilde Hawking, que descreve seu relacionamento com o físico teórico Stephen Hawking e as dificuldades com a chegada da doença da esclerose lateral amiotrófica do marido. 

12. Clube de Compra Dallas


Dirigido por Jean-Marc Vallée e escrito por Craig Borten e Melisa Wallack, o filme narra a vida de Ron Woodroof, um eletricista que é diagnosticado com AIDS e passa a contrabandear medicamentos alternativos não aprovados para o tratamento da doença para dentro do Texas, distribuindo-os gratuitamente aos demais pacientes que receberam o mesmo diagnóstico, estabelecendo-se assim: Clube de compra Dallas. 

13.O mordomo da casa branca


Este filme é especial por dois grandes motivos: Foi o último filme  dirigido por Laura Ziskin que faleceu em 2011, e pelos relatos incríveis baseados na vida de Eugene Allen, um mordono que serviu por mais de trinta anos na casa branca como mordomo no século 20.


14. Invencível



Drama biográfico baseado no livro não-ficção "Unbroken: A world War II Story of Survival, Resilience, and Redemption, de Laura Hillenbrand". A trama é um relato da vida do atleta olímpico americano Louis (louie) Zamperini, sob a visão de Jack O'ConnellApós um desastre aéreo Louis Zamperini fica preso em uma balsa durante 47 dias flutuano sozinho no oceano, até ser resgatado pela marinha japonesa e enviado a vários campos de prisioneiros de guerra. 

15. A garota Dinamarquesa


Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Em foco o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 20.Sua esposa aceita a cirurgia mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou e Hans Axgil (o ator belga, vem formar um triângulo amoroso.

16. Amor e inocência


O filme é sobre a biografia da escritora Jane Austen, e retrata o suposto romance de Jane com Thomas Lefroy, um advogado que fora obrigado por seu tio a ir passar um tempo com seus parentes. Com má fama, Lefroy conquista Jane, e Jane o conquista com seu jeito diferente de ser e de pensar. Jane sofre muito pelo amor que sente pelo Lefroy.

17. Profissão de Risco
Baseado em fatos reais, Blow é um filme sobre a introdução do tráfico de cocaína nos Estados Unidos. George Jung (Johnny Depp) vem de uma boa família, mas acaba por se envolver no comércio de maconha na Califórnia. A partir daí nunca mais para e entra cada vez mais fundo no mundo das drogas. Depois de um tempo, George começa a importar e vender cocaína, e torna-se então um dos principais perseguidos do Governo. Apesar de ser preso várias vezes, continua com o tráfico por quase duas décadas, decidindo parar somente quando sua filha nascer. No entanto, acaba por ser preso pela quinta vez, mas a vergonha da filha pela história do pai impede-a de ir visitá-lo. A trilha sonora do filme conta com a participação do extinto conjunto Manfred Mann´s Earth Band tocando a musica "Blinded By The Light".

18. O garoto de Liverpool 



Sim, mais um filme que retrata a vida do ex-beattle John Lennon. O garoto de Liverpool narra infância de John Lennon.Assim como em quase todas produções cinematográficas biográficas esta também foi inspirada em um livro, chamado "Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon", que narra a vida e frustrações de alguém que teve que vencer seus medos sozinhos, sem o apoio dos pais. 

19. O tempo não para 


Biografia do nosso querido e amado cantor da MPB Cazuza. O filme brasileiro lançado em 2004 é um drama biográfico que foi dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho. O roteiro escrito por Fernando Bonassi e Victor Navas é baseado no livro "Cazuza, só as mães são felizes", escrito pela mãe do próprio cantor. 

20. Uma mente brilhante 


A beautiful Mind (título original) é o enredo mais dramático, verdadeiro e comovente de toda a história. Uma mente brilhante relata a vida do matemático John Forbes Nash, escrito por Akiva Goldsmann e dirigido por Ron Howard. A obra teve como inspiração o livro homônio de Sylvia Nasar - que escreve de forma precisa e curta a vida de Nash. 

21. O Jogo da imitação


Assim como no filme de número 15 desta lista, este também é extremamente dramático (e com razão) por questões que envolvem a sexualidade do individuo em questão. O jogo da imitação é uma cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing, baseado no livro "Alan Turing: The Enigma" escrito por Andrew Hodges. O filme narra a vida do criptógrafo que recebeu a missão de decifrar códigos da máquina de Enigma criado pelos nazistas na segunda guerra mundial, reconhecido em todo o mundo como um inovador da ciência da computação. Alan, acabou sendo condenado por sua homossexualidade e morto no mesmo ano, após ajudar a salvar milhões de vidas. 

22. Amadeus


Amadeus é uma cinebiografia que narra a vida de Amadeus Mozart e Antonio Salieiri, que viveram em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII. O filme é um dos mais premiados da história do cinema, sendo um dos mais indicados em mais de cinquenta categorias, e vencendo quarenta delas. 

23. Intocáveis



Intocáveis é um filme francês de comédia dramática, escrito e realizado por Olivier Nakache e Éric Toledano, com François Cluzet e Omar Sy nos principais papéis. O filme aborda a relação de um multimilionário tetraplégico e do seu peculiar auxiliar de enfermagem, baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di BorgoLe Second souffle. O filme assim como o livro são baseados em fatos reais.

24. Coco avant Chanel


Coco Avant Chanel  é um filme que estreou no Brasil em novembro de 2009 que conta a história da famosa estilista francesa Gabrielle "Coco" Chanel desde a sua infância pobre até à criação de um império da indústria da moda, a Chanel S.A., com sede em França.

25. Diana


Diana é um filme de drama biográfico de 2013, dirigido por Oliver Hirschbiegel, sobre os últimos dois anos da vida de Diana, Princesa de Gales. Mais especificamente no suposto romance secreto com o cirurgião paquistanês Hasnat Khan, interpretado por Naveen Andrews(da série Lost) bem como o polêmico "affair" com o egípcio Dodi Al-Fayed (interpretado por Cas Anvar) mostrado como pouco sério.O roteiro é baseado em livro de Kate Snell de 2001, Diana: Her Last Love, e foi escrito por Stephen Jeffreys. Robert Bernstein e Douglas Rae são os produtores do filme para Ecosse Films. Atriz anglo-australiana Naomi Watts interpreta o papel-título de Diana.

26. O discurso do rei


The King's Speech (O Discurso do Rei) é um filme britânico de 2010, escrito por David Seidler, dirigido por Tom Hooper, e estrelado por Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter. Ele conta a história do rei Jorge VI, que contrata Lionel Logue, um fonoaudiólogo, para lhe ajudar a superar a gagueira. Os dois homens tornam-se amigos enquanto trabalham juntos e, depois que seu irmão abdica, o rei confia em Logue para ajudá-lo a fazer um importante discurso no rádio no começo da Segunda Guerra Mundial.

27. Meu nome não é Johnny


Meu Nome Não É Johnny é um filme brasileiro de 2008, do gênero drama, dirigido por Mauro Lima, contando a história verídica de João Guilherme Estrella um traficante da Zona Sul do Rio. Foi baseado em um livro homônimo de Guilherme Fiuza.

28. Hotel Ruanda


O filme é uma coprodução da Itália, Reino Unido e África do Sul, e relata a história real de Paul Rusesabagina, que foi capaz de salvar a vida de 1268 pessoas durante o genocídio de Ruanda em 1994. Logo depois das primeiras exibições, sua história foi imediatamente comparada com a de Oskar Schindler.

29. A procura da Felicidadade


Chris Gardner é um pai de família que enfrenta muitas dificuldades financeiras, vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar por serem muito caros. Gardner torna-se obstinado pela sobrevivência e sustento de sua família. Ele consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste, pois acredita que poderá ser futuramente contratado. A mulher o abandona e ele é obrigado a tomar conta sozinho do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a todos os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em estações de metrô, banheiros públicos e albergues.

30. Prenda-me se for capaz



prenda-me se for capaz, é um filme norte-americano de 2002, uma comédia dramática baseada na vida deFrank Abagnale Jr., que antes de chegar aos 19 anos de idade, conseguiu milhões de dólares alegando ser um médico, advogado e um piloto de uma companhia aérea. Seu principal crime foi falsificação de cheques; ficou tão experiente e habilidoso que o próprio FBI se dirigia a ele para ajudar na captura de outros falsificadores. 

-
Obrigado ao Wikipédia novamente por alguma das informações para realização desta publicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.