• NOVIDADES

    quinta-feira, dezembro 29, 2016

    10 Dicas de como alcançar os leitores certos

    Saiba como definir seu público alvo | Google Images

    Agora é aquela hora que você nem lê o que está escrito aqui, mas só pelo título você pensa: E existe leitor errado? A resposta é clara, concisa e direta: Não, não existe, mas é claro que o seu público não é o mesmo que o de outros autores que escrevem e abordam temáticas diferentes das suas.

    Uma das maiores reclamações que nós recebemos por e-mails são autores que precisam encontrar seu público alvo. Autores que só conseguem vender seus e-books em promoções promovidas pela amazon, a onde o livro (que já é barato) fica muito abaixo do valor do mercado literário, e isso tudo pelo simples fato de não terem a mínima noção de como alcançar seu público, ou de como atingir as pessoas certas para que o livro possa finalmente encaminhar em uma fila de mão única e conquistar seus merecidos fãs. Pensando na quantidade de pessoas que estão frustradas, constrangidas e até mesmo preocupadas com este problema tão constante, decidimos ajudar com algumas dicas bem legais de como você pode alcançar seu público alvo. 

    Vamos apenas pensar em uma tática de divulgação muito comum e transforma-las em dicas, sendo elas: Marketing, divulgação, enquete, sorteios, feedburner, promoções, e-mails, parceiros, fã page, impulsionamento.

    Google Images

    1. Marketing: O marketing nada mais é do que a otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias às necessidades e preferências dos consumidores. Os principais veículos de trabalho do Marketing são: Pesquisas, anúncios publicitários e atendimento pós venda. 

    Se você possui uma grana extra disponível, você pode pagar um website especializado em literatura que utilize cachê para promover a sua obra. Criar um anúncio com uma empresa especializada no ramo, recorrer a um blogueiro, booktuber ou alguém do ramo editorial para promover sua obra e gênero.

    2. Divulgação: Esta pode trazer os mesmos resultados que o marketing, porém, de forma gratuita. Você pode copiar o link de sua obra na internet e distribuir entre seus amigos, para que eles possam ler a respeito de sua obra. Você também pode optar em distribuir na internet e em suas redes sociais os trechos mais marcantes com o link de compra do livro, essa é uma das ferramentas mais usadas por autores que estão sem um extra no bolso.

    3. Enquete: Se você tem um Facebook, você pode entrar em um grupo literário de grande alcance e perguntar aos membros quais gêneros literários preferidos de cada um, procure saber também o estado onde residem, assim, você poderá montar um esquema de divulgação em maior escala naquelas áreas a onde seu gênero literário é mais popular.

    4. Sorteios: Sim, você pode criar um sorteio na sua fã page, perfil pessoal ou em outras redes sociais ou ceder seu livro para que uma pessoa com maior alcance orgânico faça. O sorteio irá permitir que várias pessoas tenham acesso ao prólogo e link de compra do seu livro, afinal, não são todos os que ganham, mas só pelo fato de ser gratuito, as pessoas querem conhecer.

    Google Images

    5. FeedBurner: SIM. Você também pode usar a tática adotada pelos grandes veículos de marketing. Alguma vez na sua vida - Com toda certeza - você já deve ter recebido um e-mail que se lembra de não ter cadastrado para receber, ou recebeu absolutamente do nada sem qualquer explicação, não é mesmo? Isso acontece porque as empresas de marketing trabalham com pesquisas e indicações de outras empresas que cedem e-mails de terceiros para que o produto seja anunciado nas caixas de e-mail dos usuários, você pode usar seus sorteios, pesquisas e enquetes para pedir e-mails dos envolvidos e apresentar seus livros. 

    6. Promoção: Pode ser em um evento literário, nas suas redes sociais, ou até mesmo como prêmio de um jogo a onde as pessoas interessadas no prólogo poderão disputar por um exemplar gratuito. Sempre tem no meio destas pessoas alguém que esta tão interessado, que acaba buscando novas informações acerca da obra para obter a sua própria.

    7. Parceiros: SIM, faça parceria com blogueiros que tenham um poder de alcance grande para que sua obra seja visualizada por várias pessoas de uma única vez. Faça parceria com booktubers, empresas e com o que mais for necessário para divulgar seu nome - Caso você não queira ceder um livro, ceda um favor em troca da gentileza.

    Google Images

    8. Skoob: Sim, a maior plataforma literária do Brasil é uma excelente ferramenta de divulgação para que você possa finalmente encontrar seus leitores. Através do skoob você irá cadastrar o seu livro para que outras pessoas possam encontra-lo.

    9.Fã page: Crie uma página especial na sua fã page que fale exclusivamente do livro. Caso o livro possua uma página específica dedicada a ele, não esqueça de coloca-la.

    10. Google: Anuncie na Google. A Google é o maior mecanismo de busca do planeta, anunciando na Google você garante que seu livro seja mostrado para quem realmente deseja vê-lo e conhecê-lo, e os pacotes são extremamente acessíveis. 
    -
    Você pode até achar que as dicas acima não serviram para absolutamente nada, porém, se você refletir verá que em todas elas você pode encontrar seu público alvo e começar a montar seu próprio plano de divulgação com os resultados obtidos acima. Você pode trabalhar sem medo na área que mais lhe for correta, dedicar seu tempo nas plataformas que realmente valem a pena e dedicar seus esforços criando campanhas, anúncios e divulgações que trarão resultados. 

    Nenhum comentário: