Ads Top

Os melhores livros lançados em 2016

REPRODUÇÃO

A escrita brasileira evoluiu em 2016, neste ano tivemos o prazer de mergulhar em histórias marcantes, reflexivas e intensas que nos proporcionaram uma reflexão transformadora, a onde pudemos enxergar uma sociedade, um povo e uma cultura - Que transforma, que refaz e que acima de tudo, traz esperança.

Pensando em todas as publicações jocosas, subversivas e icônicas que com toda certeza ficaram marcadas em todos nós, decidimos então criar uma publicação com os melhores livros de 2016. Os livros foram selecionados minuciosamente depois de uma análise séria de caráter rigoroso.

Temos a plena convicção e acreditamos com tudo e nós, que a leitura é tudo. Ela transforma, refaz, revigora, conserta, faz nascer de novo, faz brotar um novo ser, uma nova ideia, uma mudança, um recomeço - Ela faz tudo aquilo o que queremos fazer, mas que não conseguimos pensar para agir, então, a escrita nos mostra. Todos os selecionados desta lista não se preocuparam apenas em entregar um material para leitura, mas se preocuparam principalmente em entregar um material de qualidade, um material com excelência editorial.

Espero imensamente, que você leitor, tire todo proveito desta lista, busque saber dos livros dos quais você não tinha conhecimento e venha fazer parte da revolução.

- Vitor Lessa


Titulo: PARIS Sexta - Feira 13
Autor: Liz Fere, Marcos Clementino
Editora: Realejo
Avaliação:
Compre: Loja da realejo

Numa cidade tomada pelo terror, estavam Liz Fere e Marcos Clementino, dois jornalistas brasileiros que narram em detalhes a cobertura do maior atentado terrorista da França. Naquela noite, ‘Sexta-feira 13’ de novembro de 2015, pânico tomou conta das ruas de Paris. Ataques simultâneos aconteciam em diversos pontos da capital francesa, orquestrados pelo Exército Islâmico, com homens-bomba empunhando fuzis de assalto Kalashnikov: no Stade de France, onde acontecia uma partida amistosa de futebol, entre França e Alemanha; em bares e restaurantes de uma região boêmia ena casa de espetáculos Bataclan, onde ocorria um show de rock. Neste livro, Liz e Marcos contam muito mais que os bastidores, apuros e dificuldades que enfrentaram para exercerem o ofício de relatar os acontecimentos. Oferem ao leitor informações sobre as ações, em ordem cronológica, dados sobre os terroristas, história de vítimas fatais e sobreviventes, depoimentos de especialistas e correspondentes internacionais. Viveram o horror de um momento histórico, uma tragédia, sem dúvida, que aqui relatam de maneira incrível.

Dois Jornalistas no meio do fogo cruzado. Liz Fere e Marcos Clementino contam em seu livro os bastidores de uma das maiores tragédias do ano de 2015 - O ataque, bombardeio e morte de várias pessoas em diversos pontos da França. O livro relata de forma clara, com depoimentos os acontecimentos que marcaram a todos que acompanhavam o acontecimento através dos veículos de comunicação.  Saiba como dois brasileiros conseguiram escapar intactos e ainda sim conseguir relatar tudo isso em uma obra icônica e magnifica. 

Titulo: A menor importância
Autor: Cassio Zanatta
Editora: Realejo
Avaliação:
COMPRE: Loja da realejo
Este livro está de cheio de minúsculos momentos insuperáveis, que fazem o dia e o coração mudarem de ritmo. Aqui banalidades são salvas de sua transparente mudez, e cantam. Aqui o sabiá, a formiga, um nome de mulher que não saiu no jornal, o sereno, um assobio. Por detrás deles Cássio Zanatta constrói o seu mundo. É este mundo gigante, feito de sílabas, que o leitor tem agora nas mãos.Não é um livro de poemas, mas é sim, de poesia. Ela é feita de “pequeninos nadas” e se esconde “tanto no amor quanto nos chinelos”, como disse Manuel Bandeira. Depois de ler o que Zanatta tem para mostrar, é inevitável o leitor olhar ao redor e perguntar: onde eu estava que não vi a vida acenando nos momentos dos quais ninguém tira foto? – André Laurentino

Quem decide o que de fato tem importância nesta vida? E não, não estamos falando do seu aniversário ou do de qualquer outra pessoa, também não estamos falando de eventos, dinheiro ou qualquer coisa material - Estamos falando do viver e da consequência de vivermos uma vida vaga - Muitas pessoas vivem e se quer sabem descrever as ruas por onde passam, ou dificilmente sabem dar uma informação quando alguém deseja chegar em determinado lugar, porque essas pessoas não estão vivendo. Após ler o livro de Zanatta, refaça-se a mesma pergunta a qual nós fomos desafiados a responder: Onde eu estava que não vi a vida acenando nos momentos dos quais ninguém tira foto?

Titulo: A casa de papel
Autor: Carlos Maria Domingues
Editora: Realejo
Avaliação:
COMPRE: Loja da realejo
Na primavera de 1998, Bluma Lennon, uma professora de Cambridge, está lendo um livro de poemas de Emily Dickinson quando é atropelada. Após a sua morte, um colega e ex-amante recebe um exemplar de A linha da sombra, de Joseph Conrad, em que Bluma escrevera uma misteriosa dedicatória e que lhe era agora devolvido. Intrigado, ele parte numa busca que o leva a Buenos Aires com o objetivo de procurar pistas sobre a identidade e o destino de um obscuro, mas dedicado bibliófilo e a sua intrigante ligação com Bluma. ‘A casa de papel’ é uma fábula sedutora sobre o amor desmesurado pelas bibliotecas e pela literatura. Uma envolvente intriga policial e metafísica que envolve o leitor numa viagem de descoberta e deslumbramento perante os estranhos vínculos entre a realidade e a ficção.

As coisas mais apaixonantes em um único livro: Temática romântica e policial, literatura como foco, Buenos Aires, esperança. A casa de papel é o tipo de livro que as pessoas leem e se apaixonam ao primeiro instante. Com uma narrativa cativante Carlos Maria nos convida a embarcar em uma viagem de descobertas, tendo como cenário o estado belíssimo de Buenos Aires.

Titulo: VERTIGO (Um corpo que cai)
Autor: Pierre Boileau e Thomas Narcejac
Editora: Vestígio - Grupo autêntica. 
Avaliação:
Compre: Amazon | Americanas

Encarregado por um antigo colega de seguir sua jovem e bela mulher, o detetive Flavières logo se vê perdidamente apaixonado pela moça. Essa impropriedade não o impede de investigar os temores de seu amigo Gévigne a respeito da esposa: suas ausências, seus mistérios, uma melancolia que a leva a olhar para as águas do Sena por horas a fio… Nenhum amante, nenhuma simulação, nenhuma doença. Apenas uma estranha relação com a bisavó, morta em circunstâncias terríveis e a quem a jovem Madeleine não chegou a conhecer… Um clássico de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, especialistas na arte de conduzir a trama – e o leitor – até onde menos se espera.

Publicado através do selo "Vestígio" do Grupo Autêntica, um corpo que cai um clássico de 1958 ganha novas páginas e uma nova vida. Um clássico que abora temas relevantes e significativos acerca do amor, incertezas, dúvidas, reencarnação e medo. Vertigo é toda uma obra de arte inspiradora.


Titulo: O assassino e o profeta
Autor: Guillaume Prévost
Editora: Vestígio - Grupo autêntica. 
Avaliação:
Jerusalém, ano 6 d.C. As legiões romanas estão na Cidade Santa. Sacrilégio para os judeus… Enquanto os dirigentes religiosos divergem sobre a conduta a adotar diante do invasor, o chefe dos fariseus é assassinado a sete dias da Páscoa. Costurado em sua boca, um estranho pergaminho anuncia uma terrível punição divina contra Israel. Os principais suspeitos são os saduceus, seus rivais por mais de um século.Algumas horas depois, o chefe dos saduceus, o sumo sacerdote do Templo, também é assassinado. Em sua boca, a continuação da profecia: a vinda do Salvador ou o caos. Nem fariseu nem saduceu: quem é o assassino? De onde vem essa perturbadora profecia?

Simplesmente um dos melhores lançamentos do ano. O assassino e o profeta é basicamente um thriller "antes de Cristo", nele iremos acompanhar as investigações de duas tribos para descobrir quem matou o chefe dos fariseus no período santo da páscoa, e claro, o chefe dos saduceus. "A vinda do salvador" representa o profeta e "O caos" representa o assassino responsável pelas execuções. Uma história de tirar o fôlego.

Titulo: Lava Jato
Autor: Vladimir Netto
Editora: Primeira pessoa
Avaliação:
Compre: Amazon | Submarino
Em Lava Jato O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e, como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país. À medida que a operação avança, vamos descobrindo quem são os personagens-chave desse processo doleiros, dirigentes da Petrobras, políticos e empreiteiros e como se articularam para desviar bilhões dos cofres da estatal. Para traçar o perfil do juiz Sergio Moro, fio condutor desta história, o autor se debruça sobre seu trabalho: o vasto conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão de advogados de renome. Repleto de informações de bastidor, ligações perigosas e diálogos de um cinismo impensável, este grande livro-reportagem, com ares de trama policial, é um registro histórico do conturbado período que o Brasil atravessa. 

O livro das denúncias. Quando lançado o livro do autor repórter da rede globo Vladimir Netto ficou entre os mais vendidos no país. O livro é uma reportagem com caráter de suspense que contem revelações sobre as investigações e os esquemas de fraude no "Lava jato".

Titulo: A radiografia do Golpe
Autor: Jessé Souza
Editora: LeYa
Avaliação:

Maio de 2016 ficará marcado na história do Brasil como o momento em que a hegemonia política e ideológica iniciada no primeiro governo Lula se viu sitiada por um aparelho jurídico, policial e midiático sem precedentes. O objetivo, entretanto, não era diferente daquele que deu origem a todos os outros golpes cometidos no passado nacional: atender aos interesses políticos e financeiros da elite do dinheiro. Isso é o que defende o sociólogo Jessé Souza em A radiografia do golpe. Por meio de um exame crítico, ele descreve a trama do golpe e analisa os caminhos tortuosos que trouxeram o país a um cenário de turbulência política e econômica, deixando claros os mecanismos que permitiram às elites manipular a população em benefício próprio.

A radiografia do golpe foi escrito pelo sociólogo Jessé Souza e não poderia em hipótese alguma faltar na nossa lista. A radiografia do golpe é um relato, estudo acerca das questões econômicas e políticas no Brasil. Através de fontes verificáveis e argumentos inquestionáveis, Jessé explica como e porque o Brasil continua caindo em golpes com um mecanismo tão conhecido por todos da "elite".

Titulo: Por que fazemos o que fazemos?
Autor: Mario Sérgio Cortella
Editora: Planeta dos livros
Avaliação:

Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como “Paciência na turbulência, sabedoria na travessia”, é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

Viver sem um propósito, é o mesmo que estar morto. Por que fazemos o que fazemos? Neste livro o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella nos leva ao nosso consciente e a nossa reflexão acerca das questões do cotidiano que ignoramos, é necessário não deixar a vida cair na rotina, mas isso é mais complicado do que se pensa, a menos que, você tenha um propósito. 

Titulo: 25 Verbos para construir a sua vida
Autor: Dr. Alberto Saraiva
Editora: Planeta dos livros
Avaliação:
Compre: Saraiva | Travessa
Através de 25 verbos como conquistar, sonhar, confiar, persistir, Saraiva vai contando a sua vida desde os tempos em que sonhava ser médico, passando pelo dia que seu pai foi assassinado na porta de sua padaria e o filho teve que assumir o negócio para garantir o sustento da família. A cada verbo, ao lembrar a sua trajetória, Saraiva dá conselhos diretos para o leitor que não ficam só no campo profissional, mas passam também pela vida espiritual, emocional e física. O livro traz também uma série de frases inspiradoras que levantam a moral de qualquer um.

O livro é basicamente uma autobiografia. Dr. Alberto Saraiva narra em primeira pessoa as histórias da sua vida. Cada verbo é uma coragem/atitude que teve que ser drasticamente adotada pelo autor durante sua vida para chegar onde chegou nos dias de hoje. O livro é um dos mais transformadores já escritos no ano de 2016, publicado pela editora planeta.


Titulo: Sem olhar para trás
Autora: Lycia Barros
Editora: Valentina
Avaliação:
Compre: Travesssa | Saraiva
O novo romance da escritora Lycia Barros narra um drama super comum da sociedade ao longo dos séculos. Um mal que acomete, principalmente, as mulheres. Afinal, quando coagidas, agimos de forma equivocada e facilmente somos influenciadas por nossos medos. No entanto, muitas vezes o sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito. E sempre há tempo para refazermos a nossa trajetória, onde algo surpreendente pode estar nos esperando no fim da linha. Esse é o foco da história de Agatha: é preciso força para recomeçar. As cicatrizes ficam, mas a força de reação é maior.
Sem olhar para trás narra a vida de Agatha, uma mulher que teve que se impor e escolher entre continuar sofrendo ao lado do marido Bruno, ou abandona-lo e tentar reconstruir uma nova história. Uma mulher que sofreu, apanhou e foi perseguida agora está em busca de um novo significado para vida, refugiando-se sempre na fé.



Titulo: Uma vez você, uma vez eu
Autor: Diego Martello
Editora: Novos Talentos da literatura
Avaliação:
Compre: Travessa | Saraiva
Marcos e Willian, pai e filho, tentam se reconciliar após anos de desentendimento. Em paralelo, Eva, mulher de Willian, quer a todo custo engravidar, o que frustra o casal. A partir da visão do interior de cada um, esses personagens terão de reconfigurar o modo de pensar para enfrentar os seus conflitos. Nessa fase tão conturbada para todos, reflexões acompanham cada segundo da trajetória deles. Narrada de forma surpreendente, provocativa e crítica, esta obra não tem a pretensão de apresentar soluções para os problemas enfrentados, mas, sim, mostrar as armadilhas de nosso fluxo de consciência, para compreendermos que as soluções dos problemas dependem, muitas vezes, da forma como se lida com as ilusões, ou, ao contrário, como se enxerga verdadeiramente a realidade.

Seguindo a mesma temática de ensinamentos dos livros que transformam, o autor Diego Martello optou por uma história que trabalha o psicológico do leitor. Problemas que podem afetar qualquer família assolam a vida de um homem que precisa se reconciliar com o filho, torcer para um milagre com sua mulher e se tornar uma pessoa melhor. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.