Ads Top

Porque não devo publicar meu livro na internet?

GOOGLE IMAGES

Por que não devo publicar meu livro na internet?
Essa é a duvida e questão levantada por muitos escritores nos dias de hoje, porém, não importa o quanto você fale, algumas pessoas jamais irão entender os motivos impostos por outros para justificar essa atitude. Reconhecemos que muitos autores são descobertos através destas plataformas literárias que permitem escrever seus contos, divulgar suas histórias, obter seguidores - Mas isso também traz severas consequências das quais temos que estar prontos caso venham a ocorrer, é por isso que é tão importante manter-se informado.

Pensando na quantidade de pessoas que sonham em publicar um livro algum dia, eu decidi escrever esta publicação com  motivos básicos e óbvios do porque você não deve se arriscar e publicar/disponibilizar seu livro online.

1. A ausência de segurança

Querendo ou não a maioria das pessoas que disponibilizam suas obras na internet, geralmente começam a escrever suas histórias/contos/crônicas por capítulos para poder prender o leitor, e isso de forma DIRETA na plataforma, sem ao menos registrar aquilo que se está sendo publicado. Se você escreve um texto, faz uma música, compra um loteamento para construir uma casa ou plantar alguma coisa ou troca de carro - É claro que é necessário que você faça um procedimento de registro do imóvel, transferência do carro, ou qualquer coisa que seja necessária, isso serve para provar que você é o dono daquele imóvel ou que você possui direitos autorais sobre tal. O mesmo procedimento serve para os livros, porque não? Se não eu poderia sair copiando todos os originais que já vi na vida e publica-los em meu nome, porém, as coisas não são fáceis assim. Se quer publicar, vá até um cartório e faça o registro da sua obra, não permita que outras pessoas tomem posse daquilo o que é seu, e lembre-se: QUEM NÃO REGISTRA, NÃO É DONO.

2. O seu livro automaticamente deixa de ser um original

Como assim? Se eu escrevi a obra, se eu pensei em tudo, coloquei no papel e publiquei, porque ela deixaria de ser um original? Se a obra não possui uma edição física publicada através de uma editora "x", ela irá deixar de ser um original por um simples motivo: Você já notou que a maioria das editoras possuem um espaço nas fã pages/websites intitulados "envio de originais" ? O original é basicamente um livro inédito nunca publicado, logo então, se você publica ele na web, ele automaticamente será rejeitado pelas editoras - pela maioria ao menos - Por que ninguém quer publicar uma obra que está disponível gratuitamente na web. Agora se ele está disponível na web e registrado por uma editora, é bem provável que isso seja impossível, porque absolutamente TODOS os contratos feitos para publicação de um livro, requer que o autor não faça reprodução da obra em sua totalidade ou em partes em websites onde ficaria a mercê do público.

3. Quebra de contrato

Se você possui um contrato com uma editora com relação a uma publicação "x" de sua autoria e decide publicar toda a história na web, isso causaria uma quebra de contrato e anulação total do mesmo. Quando você publica seu livro na web, tendo em vista que ele está publicado por uma editora, isso pode causar multa pela quebra do contrato, queda nas vendas do físico, do e-book e prejuízo para todas as partes envolvidas na realização da obra, incluindo claro, os funcionários da editora.

-
A publicação de um livro de forma gratuita em uma rede social ou em qualquer outro lugar da web só se é recomendada se for para promover o nome do autor, criar um público até que um outro livro seja lançado no mercado editorial, caso contrário, pense bem em todas as consequenciais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.