Ads Top

7/01: Dia do leitor [TRENDS]

Livraria Cultura | Estadão

Não, não é o dia das pessoas que são alfabetizadas e sabem interpretar letras e formar palavras por pura presunção e necessidade da vida, é o dia de quem realmente tem o prazer de desfrutar de uma boa leitura, o dia de toda e qualquer pessoa que sente um frio no corpo quando acontece algo com o personagem que se ama, o dia das pessoas que fazem o mercado editorial crescer cada dia mais e trazer novidades incríveis todos os dias.

De acordo com o ESTADÃO, 40% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro por livre e espontânea vontade, somente por motivos universitários (Leia na íntegra). Outra pesquisa também revelou que é considerado leitor toda pessoa que leu ao menos um livro nos últimos três meses - Leia na íntegra. Esta mais que na hora de mudarmos a realidade do Brasil com relação a literatura, afinal a literatura:

1. Solta a imaginação
2. Ativa a criatividade
3. Aumenta o vocabulário
4. Facilita a escrita
5. Simplifica a compreensão das coisas
6. Ajuda na vida profissional
7. Melhora a comunicação com o mundo exterior
8. Amplia o conhecimento geral
9. Liga o senso crítico na tomada
10. Estimula a vontade à ler mais

Esta na hora de mudar a realidade do nosso Brasil. A pesquisa do Estadão revelou também que as mulheres continuam sendo maioria entre os leitores atuais representando 59% de um todo, sendo a maioria moradora dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Vamos começar incentivar nossos filhos, sobrinhos, netos, amigos e parceiros a lerem ao menos um livro conosco para que eles possam viajar por universos desconhecidos e começarem a pegar um gosto pela literatura.

Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler. O hábito da leitura é importante para desenvolver a capacidade de comunicação de cada um - O Dia do Leitor foi criado em homenagem a fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Feliz dia do leitor!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.