Ads Top

As personalidades literárias que marcaram o ano de 2016


Um ano para se lembrar por toda a vida - 2016 foi o ano em que a literatura marcou o mercado editorial brasileiro. Destaques, descobertas, novidades, BRASILEIROS. Raphael Montes foi o autor que mais se destacou no mercado literário em 2016, o autor carioca conquistou uma legião de fãs com sua mais nova publicação "Jantar Secreto", o livro recebeu diversas críticas positivas e se destacou no ano passado por abordar um tópico inovador no mercado: Canibalismo. Destacando-se dentre grandes nomes já consagrados na literatura, como: Jojo Moyes, Neil Gaiman, Julian Fuks, Umberco Eco, Lima Barreto e Dan Brown.

Atualmente, nosso querido autor brasileiríssimo escreve para o jornal "O globo" e é roteirista da rede globo de televisão. Seu segundo livro, publicado em 2014 foi publicado em mais de quatorze países diferentes.

Confira agora os autores e suas respectivas obras literárias que foram destaque no ano de 2016:

NEIL GAIMAN


Neil Gaiman é um autor britânico de universos fantásticos. Ele começou a carreira como jornalista, mas logo o talento para construir tramas o levou para o mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman. Suas obras receberam inúmeros prêmios e foram adaptadas em versões para cinema, televisão e até ópera. Seus livros mais conhecidos são Deuses americanos, Lugar nenhum e Coraline. Ele achava que um dia chegaria alguém para desmascará-lo, mandá-lo parar de inventar histórias e ir procurar um emprego de verdade. Isso ainda não aconteceu.

Obra:



Sandman Entes queridos: Entes Queridos é o nono e penúltimo volume da saga de Sandman - onde finalmente a história do Lorde Morpheus chega ao seu clímax. Escrito na estrutura de uma tragédia grega, Entes Queridos traz um elenco que reúne personagens de todos os arcos de Sandman: o deus nórdico Loki, Hippolyta Hall, Lúcifer, Rose Walker e inclusive as Fúrias no papel de coro grego. Daniel, filho de Hippolyta Hall que foi reclamado por Morpheus, foi seqüestrado, e a mãe culpa Sonho pelo sumiço do garoto. Buscando vingança, ela apela às três Fúrias, que, no dever de punir aqueles que derramam sangue do próprio sangue (no caso do filho Orpheus), começam a enredar Morpheus em uma trama fatal que envolve a todos os personagens. 



JOJO MOYES


Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal "The Independent" por 10 anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora. Todos as suas obras figuram nas principais listas de mais vendidos no mundo, inclusive no Brasil. No país, são oito os livros publicados: "Como eu era antes de você", "Depois de você", "A última carta de amor", "A casa das marés", "Baía da esperança", "A garota que você deixou para trás", "Em busca de abrigo" e "Um mais um".


Obra:

A garota que você deixou para trás: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo ? a família, a reputação e a vida ? na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes. 

JULIAN FUKS

Julián Fuks é um escritor e crítico literário, nascido em São Paulo e filho de pais argentinos. Seus textos foram publicados em jornais e revistas no Brasil e no exterior. Entre suas obras estão A resistência, A procura do romance e Fragmentos de Alberto Ulisses, Carolina e eu. Em 2012, foi eleito pela revista Granta um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros.



Obra:

Histórias de literatura e cegueira: Neste livro, a partir da vida e da obre dos escritores Jorge Luis Borges, João Cabral de melo Neto e James Joyce, o autor constrói pequenas histórias fragmentadas de possibilidades de momentos da vida de cada um. Cenas de criação de poemas, contos, ensaios e romances são abordadas sob uma visão original, construindo ficção em cima da ficção. 


UMBERTO ECO


Nascido em 05 de janeiro de 1932 em Alexandria, na Itália, Umberto Eco foi um dos maiores nomes da literatura contemporânea. Além de escritor, ele era filósofo, semiólogo, linguista, bibliófilo e diretor da Escola Superior de Ciências Humanas na Universidade de Bolonha. Escreveu livros que o consagraram como um dos poucos a conciliar o trabalho teórico-crítico com produções artísticas de grande influência na literatura mundial. E só na Estante Virtual você encontra todos estes livros de Umberto Eco.



Obra:

Baudolino: Em seu quarto romance, o autor homenageia o santo protetor de sua cidade natal, Alexandria. A trama é protagonizada por Baudolino - adolescente, criativo e mentiroso que conquista o imperador Federico Barbarossa e se torna seu filho adotivo - e Niceta Coniate, personagem inspirado em um historiador e orador que viveu na corte de Constantinopla. 


RAPHAEL MONTES


Raphael Montes estudou no tradicional Colégio de São Bento e formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Estreou na literatura em 2012 com seu primeiro romance, Suicidas, que foi finalista dos prêmios Benvirá e Machado de Assis. O livro ganhou adaptações para o teatro em 2015. Seu segundo romance, Dias Perfeitos, foi publicado em mais de 14 países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália e França. Esse romance, assim como Suicidas, teve os direitos vendidos para adaptação para o cinema. O Vilarejo, sua terceira publicação, é um fix-up de terror que reúne contos de personagens macabros em um vilarejo abandonado à própria sorte. Ele colaborou nos roteiros das séries Espinosa (GNT-2015), Supermax (Globo-2016) e na novela A Regra do Jogo (Globo-2015/2016).


Obra:

Jantar Secreto: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.



O destaque do autor também foi matéria no blog do sebo online "Estante Virtual". Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.