• NOVIDADES

    quinta-feira, janeiro 26, 2017

    De autor, para autor

    GettyImages

    Eu tô amando usar meu tempo para compartilhar ideias com vocês, principalmente quando sei que ela irá ajudar uma infinidade de pessoas. Semana passada  escrevi um texto chamado "O fantástico mundo das parcerias literárias",  onde eu falava abertamente sobre minha vida inicial no mundo dos blogueiros e sobre como eu tratava de forma banal minhas parcerias. Porém, hoje  vim com um intuito muito melhor que  não apresentei naquele texto: Ajudar você autor a conseguir blogueiros que estejam de fato aptos a ler e resenhar sua obra.

    Vamos levar em consideração que eu tenho plena consciência que a parceria entre blogueiro e autor vai além da resenha do livro cedido pelo autor ao blog "x" ou "y". Quando efetivamos o envio de um livro para alguém que está interessado na nossa obra isso é maravilhoso, afinal, ao menos o release cativou aquele ser que agora irá ler toda a obra. Magnífico não? Através da leitura recebemos os feedbacks, que é onde o leitor irá nos dizer o que ele achou, o que faltou, o que pode ser melhorado e o que ele sugere para que essa melhora ocorra, em outras palavras, iremos criar uma amizade com aquele leitor. Mas, nem tudo são flores e nós precisamos de resenhas. Por mais que um blog seja iniciante, a resenha dele faz TODA DIFERENÇA do mundo para gente, sabe porque? Por que quando alguém for pesquisar nosso nome ou o nome do nosso livro, esse alguém irá se deparar com uma publicação que contem fotos e que fale sobre nossa obra, e isso é LYNDO - Se você ainda não pesquisou seu nome no Google e viu "resenha do livro de autor ciclano", você ainda não sentiu a melhor sensação do mundo.

    Getty Images


    Tá, como dizia minha avó: Você fala muito abobrinha, fato. Então conversando com um amigo escritor meu, eu vi que isso de retorno entre blogueiros e autores está caindo, caindo, caindo e daqui a pouco não vai mais existir. A maioria das reclamações são de ausência de feedback (em todos os sentidos possíveis, podendo frisar:
    1. Blogueiros que solicitam a obra, demonstram interesse e depois desaparecem do mapa - Sem resenha e sem contato.
    2. Blogueiros que nunca leram um livro nacional se quer
    3. Blogueiros que criaram o blog apenas para adquirir livros de forma gratuita e não ter que pagar por eles. No final das contas, esta classe não trás nenhum retorno.
    4. Blogs que não são atualizados, solicitando parceria. A maioria dos autores (se não todos) sentem uma dor no coração ao dizer NÃO para um blogueiro, afinal, é um leitor também, não?
    5. Ausência de responsabilidade do blogueiro com relação à SPOILER. Em pleno século XXI tem que faça isso. Inacreditável.
    6. Blogueiros que recebem o livro e publicam apenas a sinopse, como se isso fosse uma resenha.
    E durante essa conversa eu decidi "criar" - nem sei se já foi patenteada por alguém essa ideia, se foi, me perdoa - um sistema que funciona de uma forma muito simples. Sendo: Sempre que um blogueiro entrar em contato solicitando uma parceria você irá exigir dele três coisinhas básicas (se editoras em editais podem exigir, por que nós autores, não?) sendo: ¹Resenha do último livro que tenha sido publicada nos últimos 60 dias. ²Obra nacional favorita (se for um clássico, peça para que discorra sobre o que ele gostou, através do discurso você saberá se ele realmente leu), e caso ele possua: ³Uma resenha de um livro nacional que ele tenha lido. Feito isso, diga que irá analisar a proposta e retornará depois.

    Mas, para que tudo isso? Por que os três pedidos possuem um fundamento. ¹Quando você pede link da resenha publicada nos últimos 60 dias, você não quer apenas ler a resenha, você quer saber se ele atualiza realmente o blog dele, ou se está abandonado deixado de lado. ²Quando você pergunta sobre a obra nacional favorita é para saber se ele já leu alguma obra nacional, e dos interesses em ajudar a cultura editorial brasileira em expandir os horizontes. Perguntar sobre a obra lida é crucial, através deste diálogo você irá ter uma noção básica de como o blogueiro se expressa sobre outros livros e fazer uma breve análise de suas palavras. ³A resenha do livro nacional é para você ter uma conhecimento básico sobre o relacionamento dele com a escrita nacional.

    VAMOS EVITAR A FADIGA / Getty Images

    Após fazer uma breve análise, se você achar que o blogueiro se encaixa nesta seleção, você irá enviar para ele um TERMO DE RESPONSABILIDADE. Muitos ficam receosos de enviar, porém, é necessário.O termo de responsabilidade é para mostrar para o blogueiro que a parceria é séria e que você não brinca com escrita, que este é o seu trabalho - Isso evitará que o blogueiro suma do mapa após assumir um compromisso contigo - Cite nos termos alguns pontos que você acha necessário: Comprometimento com a resenha, leitura, avaliar não sei na onde, enfim, o que achar necessário.

    Bom, é só uma das ideias que passam pela minha cabeça. Algumas pessoas vão (e podem) descordar de minhas ideias, porém, eu irei continuar pensando desta forma e espero que meu modo de pensar ajude você autor a encontrar os parceiros ideais. E claro, se alguém adotar estes métodos, favor, me notifique ali na aba "contato" que eu vou adorar saber.

    Até o próximo devaneio.

    Nenhum comentário: