• NOVIDADES

    sábado, janeiro 14, 2017

    [RESENHA] Estação Terra, Odimer Nogueira

    ISBN-13: 9789895140091
    ISBN-10: 9895140096
    Ano: 2015 / Páginas: 168
    Idioma: português 
    Editora: Editora Chiado
    Compre o livro: Chiado Editora

    Num contato imediato de terceiro grau com um terráqueo, uma raça de homens transgênicos, com qualidades morais superiores à raça humana, retorna do seu tempo (futuro em relação ao tempo presente desta dimensão), para entender e resgatar a sua origem. No entanto, esse contato pode incorrer na extinção da sua espécie, na medida em que o seu criador – o terráqueo - não conseguiu ainda transcender as limitações de sua mediocridade humana. Conseguirá essa raça superior sobreviver à ignorância humana? Um suspense inteligente permeia toda a aventura empolgante e instigante, do início ao fim, numa mistura provocadora de ficção e realidade, na medida certa.


    Ficção a moda antiga. É assim que iremos descrever a obra descrita por Odimer Nogueira, agora, podemos compreender com clareza a mensagem estampada em sua capa "O escritor desta obra, não é o autor". Em suma, Odimer trouxe em seu livro uma história popularmente conhecida, mas com seus toques e retoques e atrevo-me a dizer, melhorias.

    Estação terra é um livro de ficção publicado pela Chiado Editora de Portugal. Seu enredo conta a história de Hermes, um veterinário que por coincidência da vida, passa por um misto de acontecimentos estranhos durante o retorno para casa. Hermes estava em um dia de trabalho quando decide voltar para sua casa por uma estrada não muito movimentada, o que por si só, já é algo terrível. Durante seu percurso, o veterinário nota um estranho feixe de luz que percorre na mesma velocidade que seu carro de locomove, ele para e decide averiguar o que seria aquilo que está acontecendo, ao descer, Hermes se depara com uma esfera imensa e luminosa que desaparece no ar, intrigado com aquele acontecimento, Hermes coloca-se a pensar sobre tudo o que aquilo poderia ser, e continua seu percurso.

    Cinco anos se passam, e Hermes segue sua vida naturalmente, até o dia em que o feixe de luz estranho o encontra novamente, e adivinha? Durante um problema com o carro, como na primeira vez. Hermes é raptado e levado ao espaço, mas necessariamente, para Marte. Dentro da nave, seu corpo imóvel coopera para que sua consciência lhe diga e mostre o que está de fato acontecendo. Os responsáveis por raptos são criaturas de outro planeta estavam a procura de Hermes durante um bom tempo para poder passar a ele uma missão especial.

    Enfim, se eu contar mais que isso, o livro perderá a graça, e eu darei mais spoilers que o normal. Não é? Então vamos aos comentários a respeito da obra de Odimer F. Nogueira:

    O autor possui uma peculiaridade na escrita, todo o texto narrativo é composto por uma linguagem de fácil entendimento, o que quer dizer que qualquer leitor pode aventurar-se em suas páginas sem medo. A escolha do autor em narrar/descrever uma história tão antiga (não é de hoje que se ouve falar de alienígenas, não é?) é louvável. Odimer decidiu reviver em suas páginas uma escrita de muito sucesso e com uma legião de fãs, afinal, todos amam imaginar como seria ser levado para um outro mundo ou planeta por um extraterrestre - ou os terráqueos do futuro. 

    O enredo é repleto de mistérios, o que prende o leitor em suas páginas até o fim da leitura. Tem mistério nas páginas inicias, mistério nos acontecimentos após o primeiro encontro de Hermes com o feixe de luz, afinal, o leitor fica se perguntando a todo momento: E o feixe, e o feixe, o que foi feito dele? Porém, todos os nós, vírgulas, pontos e reticências foram fechados com êxito nesta narrativa.  A ficção a moda antiga contida nas páginas deste livro pode fazer leitores da jovem guarda apaixonarem com uma facilidade extrema, se você cresceu assistindo filmes como "E.T" ou Star Wars - Este livro é indicado para você.

    A escolha do ano e do local também foram pensados com muita sabedoria pelo autor - 1999, Centro-Oeste Goiano. A maioria das histórias envolvendo raptos, experiências de outro mundo, visitas de extraterrestres aconteceram durante este período, a onde a ufologia tomou um impulso e apoio imenso do público que acompanhava as investigações, vídeos de óvnis e aparições de E.T's no céu, e outros, já o centro oeste, é a região de maior concentração de visitação de ET's. Bacana estes detalhes que o autor pensou com tanta cautela, não? 

    Enfim, se você é fã de ufologia e de uma boa ficção científica e quer se aprofundar nos mistérios espaciais e saber como é ser raptado/levado por um extraterrestre, esta leitura é mais que indica. A leitura flui muito bem e a escrita do autor é impecável. 


    ODIMER F. NOGUEIRA

    Biomédico pela Universidade Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP, Bacharel em Direito pela Universidade de Rio Verde/GO, empresário, laboratorista, ex-professor universitário, especializado em Patologia Clínica e escritor de livros, romances de inovadora ficção científica, destinado aos jovens de todas as idades. A obra atual de Odimer é Estação Terra, uma mistura de aventura, ficção e realidade, que nos traz um contato imediato de terceiro grau, entre um humano e homens transgênicos.

    Nenhum comentário: