Ads Top

Vamos conversar sobre: Onde vivem os monstros

Cenas do filme "Onde vivem os monstros"

ISBN-13: 9788575038239
ISBN-10: 8575038230
Ano: 2009 / Páginas: 48
Idioma: português 
Editora: Cosac Naify

Escrito em 1963, Onde Vivem os Monstros revolucionou a literatura infantil, abrindo caminho para o que hoje conhecemos por livro ilustrado. A história é a do menino Max. Vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro, navega pelo oceano, por dias, semanas, meses, até chegar numa ilha, onde vivem os monstros.
Reprodução

Eu ando refletindo muito na minha vida pessoal e isso tem me feito pensar mais do que sou acostumado a pensar - uma pessoa que possui os nervos a flor da pele, problemas de ansiedade e nervos aflorados, pensa e como pensa. Estes dias eu estava de bobeira, sem fazer absolutamente nada, até que surgiu uma ideia brilhante, que geralmente resolve meus dias de tédio: Ver um filme, foi quando me deparei com a incrível história de Maurice Sendak.

Reprodução

Onde vivem os monstros é um livro infantil escrito pelo autor americano Maurice Sendak no ano de 2009. O livro recebeu uma adaptação para o cinema através da produtora de filmes Village Roadshow, o filme recebeu sua estreia no Brasil em 15 de Janeiro do ano seguinte ao lançamento do livro.

O filme é uma narrativa simples e cativante que me fez pensar muito sobre a minha vida, eu me vi naquele personagem por já ter vivido momentos conflituosos e difíceis de lidar dentro de casa com meus pais e família. Max é um garoto de uns dez anos que vive em turbulência com a família - Não possuindo um bom relacionamento com a irmã, e claramente, não se dando bem com sua mãe que é divorciada de seu pai. Um belo dia Max decidi brincar com a irmã, mas nem tudo são rosas, e ele acaba decepcionado com a irmã, e naquela mesma noite, Max decepciona-se com a mãe e acaba a mordendo.

Reprodução

A história narra basicamente a vida de um garoto hiperativo que vive vestido com uma fantasia de lobo, na qual, Max brinca o dia inteiro. Após fugir de casa, Max encontra um barco a beira de um rio, e decide embarcar, o fim da viagem leva Max até uma ilha repleta de animais que estão brigando de forma voraz por suas casas - Max então, vê-se no lugar daqueles monstros e decidi intervir no assunto, logo então, os monstros ameaçam comer Max, quando o mesmo decide mentir que é um rei, e que a partir daquele momento iria começar a governar os monstros, e isso acontece de fato. 

Reprodução

Eu sempre cresci com meus pais me dizendo que nós (eu e meus irmãos) eramos todos iguais e por isso nos tratavam da mesma forma, para que um não se sinta menosprezado pelo outro - Mas no fundo, no fundo, eu sabia que aquilo era pura mentira, e que sim, existia um favorito ali, e não era eu. Max é uma figura representativa dos meus sentimentos, ele possui problemas e decide fugir deles ao invés de enfrenta-los. Estes problemas que Max atraí para sua vida, acabam lhe ensinando uma preciosa lição de vida, na qual ele nunca irá esquecer. Após retornar para sua casa, Max é recebido amavelmente pela mãe, que o beija e prepara uma deliciosa sopa.

Este filme traz uma alta mensagem Simbólica em seu enredo, traz uma carga dramática e a Psicologia atua do começo ao fim deixando a mensagem que o mundo não é como sempre queríamos que ele fosse, nem é como gostaríamos, e mesmo que em nossas fantasias acontecem coisas da qual não conseguimos controlar,porém temos que compreender nossos monstros, e trabalharmos juntos com eles para que juntos podermos vencer nossos medos e frustrações em busca de uma vida equilibrada e saudável no possível .

Comentários a respeito da obra:





O livro foi publicado originalmente pela nossa queridíssima Cosac Naify ano de 2009. O livro é bem grande no quesito tamanho, e é voltado para o público infanto juvenil (7-14 anos). A escrita é precisa, leve e o autor possui cuidados especiais ao abordar assuntos como desentendimentos familiares. O livro é ideal para ensinar as crianças que nem tudo serão como elas desejam, que há certas coisas que não cabe a nós mudar. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.