• NOVIDADES

    sexta-feira, fevereiro 24, 2017

    5 Excelentes motivos para conhecer a escrita de Christian Petrizi

    Christian Petrizi | Acervo Pessoal | Reprodução

    Escrever um livro exige muito trabalho, muito além do que a maioria das pessoas conseguem pensar a respeito da escrita. Não é fácil você imaginar uma situação e transcrevê-la no papel dando vida a ela, muito menos finalizar uma. Por meio da escrita de um determinado livro conseguimos definir a personalidade do autor através da escrita, podemos ler um livro e verificarmos os níveis de conhecimento do autor com relação ao assunto pelo qual ele optou escrever, sua sensibilidade ao narrar os fatos e principalmente sua capacidade de descrever fatos, desenvolver um acontecimento ou finalizar outro.

    Você só consegue conquistar um autor, quando a sua escrita de alguma forma afeta a vida daquela pessoa, não importa como: Seja pela sua sensibilidade exacerbada ao narrar os fatos, pelo assunto e gênero com o qual você está habituado a escrever ou por motivos pessoais com os quais o leitor se identifica na narrativa. Pensando nos elementos que prendem as pessoas nas páginas, eu decidi reunir cinco motivos para você conhecer a escrita de quem sabe desenvolver uma boa história, com bons personagens e desfeches incríveis, seu nome? Christian Petrizi.


    1) Sensibilidade na escrita é a sua característica principal

    Christian possui um modo peculiar de escrever, suas narrativas são sempre muito bem elaboradas e abordadas. As questões impostas pelo autor são tratadas com uma visão ampla de capacidade de expansão, ou seja, ele não escreve olhando apenas por uma ótica, ele olha várias ao mesmo tempo para desenvolver uma cena, você nunca sabe o que vai acontecer naquele capítulo até que você finalize a leitura. 

    A descrição dos fatos é sempre feita de forma minuciosa e caracterizada por uma linguagem de fácil entendimento e compreensão, o que facilita ao leitor mais leigo entender alguns tópicos abordados em seus livros.

    2) Lições de moral, vida e ensinamentos

    Será mesmo? Claro que sim. Em seus livros, o autor mineiro trás uma série de reflexões seguidas de fatos jamais imaginados. O rei do suspense e da escrita bem elaborada, Christian narra com aspectos singelos e diretos questões de caráter social, todas elas, carregadas de uma mensagem nas entrelinhas.

    3) Narrativa

    Seus livros são viciantes pelo simples fato de  possuir uma linguagem de fácil entendimento, uma abordagem simples e ideias revolucionárias. Como dito anteriormente, você nunca sabe de fato o que vai acontecer com o protagonista, até que aconteça. Em algum de seus livros, podemos perceber que ele usa vez outra uma narrativa coloquial, o que facilita o entendimento por parte do leitor, sem a necessidade de consultas ao dicionário, como em muitos outros livros por ai.

    4) Assuntos do cotidiano

    Sem muito mimimi. Todos os livros que li de Christian são ficcionais, porém, nenhum deles é fantasioso ao extremo, muito pelo contrário, Christian trabalha com cenários que podemos imaginar mais reais do que nunca. Suas narrativas sempre abordam um assunto ou outro que esteja ou está de alguma forma ligada ao nosso cotidiano, o que faz a leitura fluir melhor, por podemos conseguir imaginar aquele acontecimento mais próximo da nossa realidade e provocar indagações como: E se fosse aqui, na minha casa, comigo ou na minha cidade? 

    5) Livros envolventes e incentivo constante

    Não basta escrever livros com uma excelência editorial, o autor também é defensor da literatura brasileira. Caso você não tenha lido a entrevista que fizemos com o autor, confira um trecho:


    Assim como reaprendemos a curtir o cinema nacional, é preciso reaprender também a gostar da literatura brasileira. Ela tem muito a oferecer, em vários gêneros, com cenários que são familiares aos brasileiros, e isso é importante para manter nosso registro no mundo. Não é preciso deixar de ler best sellers, autores consagrados internacionalmente. Eu também leio todos eles. Mas experimentem os livros BR, abram espaço para autores iniciantes como forma de incentivá-los. Vocês encontrarão histórias instigantes, temas importantes, e a nossa língua ainda será preservada.

    Nenhum comentário: