• NOVIDADES

    quinta-feira, fevereiro 16, 2017

    [RESENHA] #TAVA PENSANDO AQUI — Sérgio Nogueira

    ISBN-13: 9788555264825
    ISBN-10: 8555264820
    Ano: 2016 / Páginas: 220
    Idioma: português 
    Editora: Autografia

    “#tavapensandoaqui”, escrito por Sergio Nogueira, é um conjunto de crônicas sobre assuntos diversos que o autor escrevia desde 2014 em seu perfil no Facebook. Abordando seu dia a dia, indo de pensamentos, viagens e frases, até situações mais sérias vividas por ele, Sergio aprimorou seus textos para reuni-los em sua primeira obra lançada.

    As crônicas traduzem o pensamento do autor, suas opiniões e vivências sobre variados temas. Com a ajuda de comentários que foram postados em sua rede social, Sergio foi incentivado a escrever a obra e a melhorar seus textos para que pudessem se tornar um livro. Usando de um humor ácido e irônico, o autor descreve suas vivências de forma fluida e cativante.

    Sergio promete causar uma reflexão ou um sorriso no fim de cada história sua e traz o leitor para seu próprio cotidiano. “#tavapensandoaqui” é uma boa pedida para os que querem se distrair e é capaz de entreter qualquer um em seu tempo livre. De linguagem leve e divertida, o livro faz pensar e rir ao mesmo tempo.
    ***

    Neste livro, Serginho (apelido do autor) escreve sobre minorias, celular, estatísticas, empregos, coisas irritantes, a chatice do politicamente correto, frases, Facebook, senhas, elevadores, saúde, aparência, moda, esmaltes, café, gastronomia, coisas antigas, viagens, ficção, histórias reais, fábulas, pensamentos, reflexões, São Pedro, velhice e muito mais. São crônicas curtas com coisas sérias; escritas com humor e para serem lidas entre uma estação e outra do metrô ou dentro do ônibus.

    Tava pensando aqui o quanto eu estava precisando de um livro tão bom quanto este para poder ler. Tava pensando aqui foi escrito pelo autor paulista Sérgio Nogueira. O livro é uma amontoado de crônicas super bem elaboradas que fazem reflexões acerca de tópicos diversos do nosso dia-dia, a maioria delas trazem consigo críticas reflexivas profundas sobre o tópico, assunto abordado.

    Obviamente, você como pessoa já deve ter parado para pensar alguns tópicos interessantes e até recorrentes como os que estão presentes nessa obra, e é isso que faz a leitura ficar tão gostosa, o autor consegue através da escrita "sugar" um pensamento, crítica que possuímos acerca de um determinado assunto e provocar riso, afinal, nós pensamos sobre muita coisa, porém, não comentamos, então quando encontramos alguém que comenta algo que temos uma breve noção de como funciona e o faz em forma de crônica, acabamos nos entregando a leitura por perceber os diversos pensamentos que estamos sujeitos a ter no dia a dia.

    Alguns dos tópicos abordados no livro:

    #tavapensandoaqui que estou gordo
    #tavapensandoaqui nas senhas
    #tavapensandoaqui que sempre cruzo com um colega no trabalho
    #tavapensandoaqui na praticidade de se vestir para sair de casa
    #tavapensandoaqui quando eu vejo a TV no elevador
    #tavapensandoaqui em ser bombeiro na Roma do Império
    #tavapensandoaqui nos tempos em que desconfiavam da cabeleira

    A ideia de criar uma obra que relatasse assuntos tão comuns e de uma forma tão descontraída, teve início em 2013, quando o autor começou a escrever suas histórias variadas em um caderninho. Em 2014, decidiu publicar algumas delas — e até novas — em seu perfil do Facebook, e depois de muita incentivação de amigos que viam potencial na escrita do amigo, decidiu criar no ano seguinte um blog para continuar publicando seus relatos. O livro é uma coletânea das melhores crônicas escritas pelo autor.

    Confira um trecho da minha crônica favorita:

    #tavapensandoaqui que estou gordo

    Peguei o prato e a bandeja, e comecei a colocar alface, tomate, cenoura, beterraba; essas coisas. Para beber escolhi uma latinha de chá verde com laranja e gengibre. Eu estava um pouco resfriado semana anterior e bebo pouca água durante o dia, então, peguei a latinha para fortalecer o organismo; afinal, não era refrigerante e tinha gengibre e laranja que são bons contra a gripe. Passsadas as saladas, achei carne moída de soja. Resolvi que era mais gostoso que um grelhado e peguei. Meu amigo perguntou que dia era, eu disse que era segunda-feira. Ele perguntou então, por que tinha feijoada. Eu sei lá, mas peguei o arroz branco e para não ficar muito sem cor, coloquei uma colherada do feijão da feijoada [...] — Página 14

    Conheça outras crônicas no blog do autor: http://tavapensandoaki.blogspot.com.br/

    SOBRE O AUTOR

    Sergio Ferreira Nogueira nasceu em Vila Belmiro, Santos, em 1957 e fez carreira em Tecnologia da Informação. “#tavapensandoaqui” é seu primeiro livro publicado sobre crônicas do dia a dia, a partir de textos que postava no facebook e foram aprimorados com a ajuda de amigos.

    Nenhum comentário: