• NOVIDADES

    quarta-feira, fevereiro 22, 2017

    Sociologia e literatura


    Sociologia é a área das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

    Certamente algum dia na sua vida você se deparou com alguma briga entre dois ou mais leitores acerca do enredo de um livro em um grupo de WhatsApp ou até mesmo no Facebook. Essa briga pode ter sido ocasionada por dois motivos básicos: ¹A pessoa que iniciou a discussão pode não ter entendido bem os argumentos das pessoas que foram de defronta com suas ideias e pensamentos, ou, ²a pessoa que efetuou a publicação, não pensou que na sociedade literária existem classes de pessoas que vivem em um círculo fechado de ideias e não conseguem de adaptar ao novo, ou simplesmente, não gostaram da publicação e estão exercendo seu direito de se expressar,afinal, moramos em um país livre.

    Confronto social, ou, confronto com a sociedade é algo bastante comum nos dias de hoje, a maioria deles se dá por divergências de ideias e crenças, nenhum setor da atualidade está a salvo — sexo, economia, politica, religião, família, — e literatura, por que não? Só que existe um fator que predomina sobre todos os outros, e todos nós sabemos qual é, porém, é mais fácil fazer de conta que nunca ouvimos falar do que simplesmente fazer. Estou falando de ouvir, compreender e buscar soluções. 

    Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

    Estudar sociologia é o primeiro passo para compreendermos por que algumas coisas são como são ao nosso redor. E se achar necessário você pode complementar seus estudos com filosofia, que é uma excelente ferramenta que o ajudará a exercer o seu senso crítico e desenvolverá em você uma capacidade maior de discernimento. A filosofia e a sociologia irão salvar você do raso, do medíocre e irão introduzi-lo dentro do profundo, do complexo e do inteiro.

    Quando você compra uma balinha, um livro novo, vai ao shopping ou toma banho, você provavelmente não sabe, porém, a probabilidade de existir um texto no meio sociológico que busque uma compreensão do por que fazemos isso, é quase que cem por cento.  A sociologia e a vida em si andam juntas, não somente a sociologia e a literatura, porém, estudar a sociologia e compreender como funciona o meio social em que vivemos, é o primeiro passo para evitar conflitos desnecessários, por que finalmente iremos entender que ideias se divergem, tempos mudam e pessoas possuem ideologias, planos e desejos diferente uma das outras.

    Nenhum comentário: