• NOVIDADES

    quarta-feira, março 01, 2017

    10 Motivos para ler livros clássicos

    Google Images

    Segundo uma pesquisa da Jenkins Group, uma editora de livros norte-americana, 42% dos estudantes que se formam na graduação nunca mais leram um livro novamente. Os clássicos, intitulados pela maioria como "chatos" ou "indiferentes" possuem uma peculiaridade em particular e nós iremos citar algumas destas singularidades nesta publicação.

    1. São símbolos de pessoas cultas

    Todo mundo que lê um clássico um dia vai ser chamado por algum amigo ou parente de "culto" ou "aculturado", isso acontece pelo fato dos livros clássicos não serem de fácil compreensão, a maioria das pessoas possuem uma preguiça sem precedentes de pesquisar a fundo os tópicos abordados em um livro que tem um forte contexto histórico. Os clássicos também são excelentes para pessoas que querem conhecer um pouco mais de determinado contexto histórico.

    2. Melhora sua comunicação

    Ok, com os livros atuais também, porém, existem algumas diferenças gritantes entre os clássicos e os livros atuais. Um livro atual possui uma linguagem mais atual e geralmente essa linguagem é uma linguagem informal, diferenciando-se do livro clássico que possui uma variedade de palavras formais, cultas e diferentes para você aprender e usa-las em uma conversa, um trabalho escolar ou para deixar um texto ou trabalho escolar mais profissional.

    3. Aprimora discursos e apresentações

    A leitura tem o poder de melhorar a escrita e também a forma como nos comunicamos, pois ela cria pessoas intelectualmente mais bem preparadas. Ler ensaios, crônicas e livros de grandes pensadores e líderes contribuí ainda mais para esse processo, tornando nosso discurso mais maduro, persuasivo e inteligente.

    4. Traços históricos

    Você sabe por que nas escola são exigidas a leitura dos clássicos ou nunca parou para pensar?  Se você for refletir em todos os livros clássicos que leu na vida durante o período escolar, irá perceber que todos eles possuíam uma mensagem nas entrelinhas, isso se dá pelo fato de conterem em seu enredo dados e traços geográficos e históricos da época em que foram escritos. Vemos muitos da história em livros de autores como Machado de Assis, Eça de Queiroz ou Aluízio Azevedo.

    5. Ler clássicos é estudar se divertindo

    Mesmo que você ache chato ler um livro clássico, convenhamos que é melhor ler um livro literário que fala sobre a construção da ponte de uma cidade "x" do que ler uma matéria de trezentas páginas ou um livro que tenha um documentário a respeito, afinal, a narrativa do livro literário traz consigo um texto rico em detalhes (pela linguagem ser menos formal) e de fácil compreensão. Ler um clássico é aprender de forma rápida e produtiva.

    6. Melhora sua escrita
    A leitura é a melhor forma de aprimorar a forma como você escreve. Enquanto devora as páginas dos livros, seu subconsciente absorve o estilo e construções gramaticais utilizadas pelo autor, fazendo com que aquele texto se torne uma referência para seus futuros trabalhos.
    7.  Inspiraram livros atuais
    Os clássicos são os maiores exemplos que temos dentro da literatura, afinal, a maioria dos livros dos dias de hoje foram inspirados nos clássicos. Os clássicos abriram as portas para a literatura que conhecemos hoje. De certa forma, podemos dizer que os clássicos que a literatura vá se aprimorando e renovando a partir do momento em que um novo estilo de escrita ou tradução é produzido inspirado por um clássico.

    8. Desperta a curiosidade

    Como todos os livros da atualidade são escritos com uma linguagem menos formal, a necessidade de conhecer ou verificar algum fato abordado no livro, torna-se descartável, afinal, você já tem conhecimento sobre o que aquilo quer dizer, já nos clássicos não. Os clássicos possuem uma série de palavras e interpretações que você pode não conhecer ou não entender de cara, isso irá despertar a sua curiosidade para pesquisar mais e mais sobre o assunto e assim, conhecer um pouco mais sobre o contexto histórico da obra e seu respectivo significado.

    9. Estão eternizados

    Aposto com você que o livro que você amou ler na semana passada será esquecido em um ou dois anos, talvez eu esteja errado ou nem tanto.  O que eterniza um clássico não é somente a formalidade da escrita e o contexto histórico carregado em seu enredo, porém, torna-se um clássico todo livro que possua uma mensagem importante a ser transmitida de forma clara e direta para diversas culturas e pessoas diferentes, isso por que na maioria das vezes os clássicos abordam temas de fácil entendimento que pode ser compreendido por qualquer pessoa de qualquer idade, temas como: Amor, ódio, raiva, entre outros.

    10. Desperta o senso crítico e o "Senso seletivo"

    Não, eu nem sei se existe o chamado "senso seletivo", porém, se não existe, acabei de criar. Após mergulhar nas páginas de um livro clássico, você irá ativar o seu senso crítico que lhe ajudará a pesquisar mais sobre aquele assunto e explorar algumas questões que antes, ninguém se quer havia pensado. Ah, e claro: Depois de ler uma série de livros clássicos, você começará a ser mais seletivo com relação as suas leituras, e os livros que você conheceu semana passada, com toda certeza, irão parecer menos atraentes agora.

    Nenhum comentário: