• NOVIDADES

    quarta-feira, março 22, 2017

    [Primeiras Impressões] Crônicas de Markus

    Editora Xeque Matte | Capa | Reprodução


    Tudo que o humilde camponês Markus queria, depois de anos turbulentos, era continuar sua vida da melhor maneira possível. Suas esperanças foram renovadas com a chegada de Liliana à pequena vila. O que parecia o início de uma nova oportunidade acabou se transformando em um pesadelo terrível com a maldição que a família da jovem carregava. Sozinho no mundo, inocente quanto sua condição, incapaz de conduzir suas novas vontades, Markus acaba se agarrando aos mais próximos tentando evitar às mudanças que a vida lhe impôs. Seu medo e falta de conhecimento acabam guiando seu destino para longe dos seus objetivos. Em outra parte, Thomas, um inocente garoto, começa a ser treinado pelo experiente guerreiro Hill. Seu treinamento é brutal e violento com a única intenção de prepará-lo para se tornar, em breve, um caçador de vampiros, a serviço de um clã que deseja eliminar do mundo todos os chupadores de sangue. O encontro entre dois mundos distintos irá abalar os vampiros e o clã e desestruturar a vida que conhecem. Crônicas de Markus traz de volta os vampiros clássicos. O realismo da condição vampírica, a crueldade e o vazio que uma vida cercada de morte carrega consigo.

    O melhor da fantasia agora publicado através da editora Xeque Matte. Crônicas de Markus é um dos poucos livros que conseguiu arrebatar uma legião de fãs e leitores antes mesmo de se obter uma publicação oficial através de uma editora. Márcio Zanini (38) é Adamantina (SP) — gentílico, adamantinense — viveu quase toda sua vida em Bauru (SP) e publicou seu primeiro livro por conta própria, o título "Uncontrollable", chegou primeiramente ao conhecimento do público americano e ainda não recebeu uma tradução em lingua portuguesa para que leitores brasileiros desfrutem. Dotado de um dom irrevogável de escrita, Márcio nos apresenta um enredo muito bem trabalhado entre a vida de Markus e Thomas, ambos possuem uma história sombria em suas vidas e lutam por ideologias diferentes, porém, que se cruzam de forma visceral. 

    Crônicas de Markus foi o primeiro livro do autor Márcio Zanini a ganhar notoriedade nacional e conhecimento do público brasileiro e expansão de público antes mesmo de sua publicação oficializada através de uma editora. Atualmente, o autor encontra-se publicado pela editora Xeque-Matte, que convenhamos, mau começou e já mostrou-se magistral quando o requisito trata-se de boas publicações e um trabalho editorial impecável.

    Crônicas de Markus retrata a vida de Markus de humano e vampiro. A maneira como ele aprende e tenta manter um equilíbrio nessa sua nova vida brutal e inconveniente. Toda a nova situação mexe com a sanidade e o obriga a mudar e seguir em frente da maneira que for possível. O livro retrata períodos históricos na Europa de 1560 em diante, mesclando realidade com ficção para enriquecer a história. Além de Markus, conheça a vida de Thomas que é treinado desde pequeno para ser caçador de vampiros. Neste livro, vemos a vida de Markus antes de depois do vampirismo. A maneira como Liliana e Armando influenciam e ajudam sua vida que, a partir de determinado momento, jamais será a mesma. Como sobreviver tendo que matar para isso? Como matar sem ser pego? Como sentir-se confortável e bem consigo mesmo com essa situação? É possível?

    Recebi os primeiros quatro capítulos do livro para uma breve degustação, e cá entre nós, me viciei como nunca achei que fosse possível. Márcio Zanini possui uma forma peculiar e incrível de descrever fatos e acontecimentos, seu livro é claro e direto nas questões que transitam entre presente, passado e futuro. A construção de seus personagens — aparentemente — é minuciosa e cuidadosa em todos os aspectos referentes a detalhamento e sucessão de fatos e acontecimentos.

    O livro começa com uma narrativa breve e fluida acerca da vida de Thomas. Thomas, como podemos notar no release, foi treinado desde pequeno para se tornar um caçador de vampiros. Uma das passagens marcantes que marcam a vida de Thomas, encontra-se logo no início do livro:

    Ainda sentado ao chão, sem reação, escutou o som a sua frente. Sua pele se arrepiou. Sabia que o barulho estava cada vez mais perto. Ficou olhando em volta do lugar a fim de ouvir melhor de qual parte o som viria novamente. Mais um barulho. Ainda de frente para ele, no mesmo lugar.
    O livro transita sem percalços entre a vida de Markus. Toda sua trajetória de vida transita entre passado e presente de forma magistral, onde podemos notar os pequenos detalhes e cuidados do escritor para com a escrita, o que torna a leitura incrível a cada folhear. 

    Markus é um camponês que leva uma vida de mão dupla. Permeando entre segredos e sua vida cotidiana, esconde-se atrás de noites sombrias e acontecimentos turbulentos. A tarefa agora é continuar a vida da melhor forma possível, evitando assim, ser dominado por seus instintos animalescos e desejos insanos constantes, seu destino estava traçado, porém, sua ausência de tato, leva-o para longe de seus objetivos e sucessivamente, de seu destino. 

    Um livro que foge altamente do clichê, apresenta-nos um universo completamente novo, repaginado e renovado acerca do vampirismo, afinal, quem é que resiste a uma boa história? 

    Markus é apresentado com todas suas facetas e particularidades, mostrando-nos não somente seu lado vampiro, como também seu lado humano e claro, as duas versões da historia. Surgem entre um intervalo e outro, alguns personagens que dão ênfase aos acontecimentos. Este é sem dúvida um dos melhores livros que você irá conhecer este ano.

    E a você que conheceu esta obra prima antes de mim, eu te invejo.

    COMENTÁRIOS

    Este foi sem dúvida o melhor livro de degustação que eu li NA VIDA. A narrativa de Márcio Zanini é impecável em todos detalhes, perfeita em todos os aspectos. A forma como o autor permeia entre detalhes e acontecimentos é de impressionar, não dando ênfase, abertura ou entrada para comentários negativos, afinal, a descrição e sucessão dos fatos é minuciosa e construída de forma tal que o leitor não consegue se ver longe da escrita, é simplesmente impossível parar de ler.

    A imaginação é inundada de imediato logo na primeira folha, e quando vemos já estamos na página 60, realmente um livro que cativa em todos os aspectos. Uma fantasia para quem quer uma inovação acerca do vampirismo.

    Se quatro capítulos mostram-se incríveis, imagina o livro todo? Márcio, sempre soube do teu potencial como escritor, e honestamente, você superou todas as minhas expectativas, me trazendo uma história excedente daquilo o que eu almejava, impecável, simplesmente incrível.

    Nenhum comentário: