• NOVIDADES

    quarta-feira, março 08, 2017

    Representatividade feminina à altura — Maya Falks

    Maya Falks é um dos grandes nomes que prometem arrasar na representatividade feminina na literatura brasileira

    É verídico quando dizem que um livro pode mudar uma vida, uma história, um modo de pensar, agir ou até mesmo uma pessoa por completo. Quando compramos um livro pela capa, nome ou até mesmo pelo autor, é por que temos pleno conhecimento (ou pensamos ter) que aquele livro tem tudo para satisfazer o que o nosso íntimo pede naquele momento, seja alívio, aventura, desejo, vontade ou simplesmente uma boa leitura. Porém, o que muda realmente são as pessoas responsáveis pela idealização e realização daquela obra, as pessoas que estão atrás da cortina nos palcos da vida, e sentadas em uma cadeira pensando dia-após-dia em como mudar e transformar a sua vida para melhor com uma história e um personagem que inspire outras pessoas. 

    Nascida no inverno gelado de 1982 na serra gaúcha, Maya Falks consagrou-se como escritora e arrebatou uma legião de fãs com uma escrita que permeia desde seus dias desde os primeiros passos, como tido pela própria:

    Nasceu comigo. Sim, eu sei que soa estranho, mas a literatura está comigo desde que eu nasci. Quando eu era bebê, meu “brinquedo” favorito era o livro “O Batalhão das Letras”, de Mario Quintana. Minha mãe me colocava no berço com o livro e lá eu ficava por horas e mais horas balbuciando. Parece loucura, mas eu tenho a lembrança de criar histórias com as imagens de cada página, e certamente eram essas histórias que eu balbuciava quando eu ainda sequer sabia falar.

    Fã número 1 de Gonçalves Dias e vencedora de diversos prêmios entre contos, crônicas e poesias, Maya é autora das obras “Depois de Tudo”, Histórias de Minha Morte" e “Versos e Outras Insanidades”. 

    Afinal, todos começaram por algum lugar, porém, Maya começou em um lugar inusitado: Dentro do coração de quem a acompanha desde sempre, no centro da atenção e principalmente da admiração, de quem desde pequena doou-se para concretização e escrita de boas histórias para contar.

    Confira nossa entrevista com Maya Falks

    Seu primeiro livro nunca foi finalizado e chamava-se "Amor eterno", talvez o título  fosse uma analogia proposital do destino entre o amor da autora pela escrita e o amor conquistado por seus fãs com suas proezas literárias.

    Maya, quando decidiu-se tornar escritora? — Não decidi, a vida decidiu por mim [...]

    Você pode adicionar o livro da autora
    Na sua estante do skoob e acompanhar
    resenhas, opiniões e primeiras impressões
    de outros leitores. (clique aqui)
    "Depois de tudo" é um dos livros mais admirados publicados pela autora atualmente. O livro narra a vida de Júlia e Toni, um casal que atravessa 25 anos de história por um amor proibido. Uma história reflexiva cheia de detalhes psicológicos, onde os personagens trazem consigo uma carga positiva de reflexão acerca do amor, da vida e de nossas escolhas. 

    O livro sofreu constantes evoluções de acordo com as experiências adquiridas pela autora, a escrita amadureceu como resultado do amarecimento da autora. Uma escrita fantástica, um romance de estréia que promete abalar o seu sentimental e conquistar seu coração. Depois de tudo está em sua segunda versão e está sendo publicado através da editora Alicanto.


    A vida não foi nada justa com Julia, a protagonista da história. Nada. Nem com a mãe dela, ou com o irmão dela, nem com os homens que se apaixonam por ela e, mesmo pensando que ele é, de uma forma simplificada, o vilão da história, também não foi nada justa com o pai de Julia. — Sharon Caleffi
    Com uma escrita madura e direta, Maya consegue desenvolver um bom enredo e trabalha-lo de forma tal que prenda o leitor da primeira à ultima página. 

    E claro que suas leitoras não poderiam deixar de dizer algumas palavrinhas, não é mesmo? Feliz dia da mulher Maya ! Nós do portal Catraca Seletiva ficamos imensamente felizes pelo universo feminino estar tão bem representado na literatura, e claro, feliz dia da MULHER, da guerreira, da alma essencial para o universo. Parabéns.

    Marina Hortz
    Sou amiga da Maya desde dezembro de 2015, de todas as pessoas que adicionei e que me adicionaram acho que ela é a que sou mais grata. Ela de longe tem um coração tão puro, tão doce que sua empatia nos conforta de longe. Ela consegue falar sem tomar o protagonismo das outras opressões, ela consegue nos tocar com seus relatos e aos poucos vai nos mudando para melhor! O tempo está passando, mas te reconheço, em cada texto, cada post e em cada foto, fico muito feliz de ver a mulher que está se tornando e penso eu que você é a prova que nem tudo o que já é bom não possa melhorar. Que seja plena, que seja farta, que seja fluida que seja doce sua caminhada. Obrigada por emocionar e nos encantar todos os dias, obrigada por me inspirar, por me ajudar sempre que preciso e principalmente por existir. Maya não canso de dizer cê é maravilhosa


    Mariana Belize

    A Maya é fabulosa como escritora, trabalha de maneira formidável com a construção da linguagem e seu procedimento na escrita é cuidadoso, delicado, mas ao mesmo tempo, centrado, focado. 


    Vagna Camila




    Eu acho que a Maya Falks mereceu ganhar pelo mérito claro, e principalmente por ela ser uma pessoa humilde, que se coloca no lugar do outro, uma pessoa amiga que está sempre disposta a ajudar. Eu admiro ela como escritora por quê ela tem um jeito único de passar toda sua emoção através da escrita, com uma leitura que me cativa e que me faz não querer parar de ler.


    Amanda Marinho



    Mesmo sem nunca ter conversado com a Maya, a admiro por ser uma mulher sensível, de uma genialidade sem tamanho e por sua grande preocupação social. O mundo precisa de mais pessoas assim.





    "Merece ganhar", mas, em que sentido? Merece ganhar todos os limites além do céu e conseguir criar o seu próprio limite, espaço e tempo. Merece ganhar uma homenagem simplesmente por ser quem é. Merece ganhar espaço, reconhecimento e momentos que sejam só seus. Que neste dia internacional da mulher, você possa sentir-se mais livre do que nunca, não somente por ser mulher, mas por ser uma vitoriosa em todos os sentidos possíveis. Desejamos que seu dia seja incrível Maya. 

    Que o universo literário esteja cada vez repleto de mulheres fantásticas como você para o crescimento e empoderamento feminino na literatura. 

    Nenhum comentário: