Ads Top

A via crucis do corpo, o livro erótico de Clarice Lispector



Google imagens




E se, apesar de conhecermos Clarice Lispector pela sua escrita original e fluída, eu te dissesse que a autora escreveu um livro de contos encomendado e que fala abertamente sobre sexo, estupro e outras relações humanas de uma forma sensual - quase erótica - irônica, grotesca e com um leve tom de humor negro?

Pois bem, esse livro existe e se chama 'A via crucis do corpo". O livro foi publicado pela primeira vez em 1974 e trás uma série de contos que têm relação com o corpo.

No conto que abre o livro e tem nome de Explicação, uma narradora-personagem (ou a própria autora?) põe-se a explicar diante de quais circunstâncias o livro foi escrito. A persona, diz que ele fora encomendado pelo seu editor, que nas circunstâncias, queria que ela escrevesse três histórias que tivessem realmente acontecido.

O poeta Álvaro Pacheco, meu editor na Artenova, me encomendou três histórias que, disse ele, realmente aconteceram. Os fatos eu tinha, faltava a imaginação. E era assunto perigoso. Respondi-lhe que não sabia fazer história de encomenda. Mas — enquanto ele me falava ao telefone — eu já sentia nascer em mim a inspiração. (pág 11).

A partir daí a personagem discorre sobre praticamente todos os contos que compõem o livro, fazendo ligação entre eles e reflexões sobre a arte de escrever.



Google imagens


O livro, por apresentar uma linguagem diferente da qual as pessoas estavam acostumados, em se tratando da autora, chegou a ser chamado de lixo pela revista Veja, no entanto a própria autora respondeu o seguinte na introdução (conto Explicação) do livro.

Uma pessoa leu meus contos e disse que aquilo não era literatura, era lixo. Concordo. Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo. Este livro é um pouco triste porque eu descobri, como criança boba, que este é um mundo-cão. (pág 12).

Os três primeiros contos do livro foram escritos no mesmo final de semana, são eles Miss Algrave, Corpo e Via Crucis, estes dois últimos são a explicação para de onde o título do livro viera.

O sumário da obra, é inteiramente interessantes, pois assim como a via sacra de Cristo que é composta por 14 passagens, ele é composto por 14 contos.




SUMÁRIO


Explicação, 19

Miss Algrave, 25
O corpo, 35
Via crucis, 45
O homem que apareceu, 51
Ele me bebeu, 59
Por enquanto, 65
Dia após dia, 69
Ruído de passos, 75
Antes da ponte Rio-Niterói, 77
Praça Mauá, 81
A língua do “p”, 87
Melhor do que arder, 93
Mais vai chover, 97





O conto “O Corpo” trata de poligamia, e “Via Crucis”, é uma releitura da história de Jesus. Alguns dos contos, levando em consideração a introdução, parecem autobiográficos, como é o caso de “O homem que apareceu” e “Por enquanto”. Já “Miss Algrave” tem a citada cena de sexo com um extraterrestre, além de abordar o tema da sexualidade reprimida. Por outro lado, “A língua do P” fala abertamente de estupro.


Clarice, apesar de todas as controvérsias, expande o seu horizonte de escrita e nos agracia com mais uma de suas obras surpreendentes, nesta feita, de uma forma diferente da qual estávamos acostumados a vê-la. Sem medo de receber represálias e se despir da imagem com a qual haviam-na pintado na época, ela ironiza todos os fatos que a levaram a escrever o livro. E se, por acaso, alguém em tivesse o ímpeto de perguntá-la sobre a sua ousadia de escrever um livro como esses, ela já teria a reposta na ponta da língua.

Quando cheguei em casa, uma pessoa me telefonou para dizer- -me: pense bem antes de escrever um livro pornográfico, pense se isso vai acrescentar alguma coisa à sua obra. Respondi: – Já pedi licença a meu filho, disse-lhe que não lesse meu livro. Eu lhe contei um pouco as histórias que havia escrito. Ele ouviu e disse: está bem. Contei-lhe que meu primeiro conto se chamava “Miss Algrave”. Ele disse: “grave” é túmulo (LISPECTOR, 1992, p.50).





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LISPECTOR, Clarice. A via crucis do corpo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/a_via_crucis_do_corpo

https://leiamulheres.com.br/2015/12/a-via-crucis-do-corpo/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.