Ads Top

[ENTREVISTA] Amanda Novachi, autora de "Fantasy"

Amanda Novachi | Facebook | Divulgação

Amanda Helena Novachi dos Santos nasceu em 28 de março de 1998, na cidade de São Paulo e começou a se interessar pela a leitura já na infância. Isso tornou-se uma paixão, que a encorajou a escrever seu próprios livros. Começou a escrever Fantasy com 13 anos e o publicou no formato físico em 2016 com a editora PenDragon. Até esse ano (2017) já possui 4 livros escritos e terminados (Fantasy, Magic, Enchantment e Conectados), sendo Fantasy publicado em formato físico e Conectados na plataforma online do Wattpad.  A autora também possui diversos livros iniciados em seu arquivo pessoal, e alguns que já está publicando online no Wattpad, como Imaginarium - Poesias e CATS - A Sociedade Secreta. Atualmente está cursando Pedagogia, na capital de São Paulo, e procura conciliar o tempo entre os estudos e sua carreira como escritora.


1. Quando você percebeu que seu destino era se tornar um escritor?

R: Bom, por muito tempo da minha vida (tipo, muito mesmo) eu quis achar qual era o meu dom. Acredito que todas as pessoas têm pelo menos um, basta encontrar. 
O problema é que eu nunca tinha encontrado o meu e com 15 anos e dois livros e meio escritos eu entrava em desespero por ainda não ter encontrado meu talento especial. 
Sempre me disseram que eu escrevia muito bem e que era muito criativa, mas para mim isso era tão natural que simplesmente não considerava isso um talento. 
Eu só percebi mesmo que era isso, que o meu dom era escrever é que eu deveria me tornar escritora oficialmente, quando estava quase terminando de escrever Fantasy e tive um sonho muito lindo que me mostrava na Bienal do Livro dando autógrafos. 

2. De onde vem os personagens? São frutos de muita imaginação ou são baseados em pessoas reais?

R: Alguns são frutos da imaginação mesmo, outros são baseados em pessoas reais com um toque de imaginação. 

3. Quais seus autores favoritos? Estes livros de alguma forma, influenciaram diretamente na sua escrita?

R: Não muito bem como apontar um único autor favorito. Eu gosto muito da escrita da J K Rowling (Harry Potter), da Lucinda Riley(A Rosa da Meia Noite), da P. C. Cast (House of Night), da Meg Cabot (A Mediadora)... enfim, e agora venho cada vez mais admirando meus irmãos escritores nacionais como o Felipe Saraiça (Palavras de Rua), a Cristy S. Angel (Lendárias - A Legião), Bianca Ribeiro (Cruel), Thalita Rebouças (Com a série Fala Sério), Carina Rissi (No Mundo da Luna), etc.... 
Acredito que todo e qualquer livro ou citação que eu tenha lido na vida tenha tido influência direta na minha escrita. Não há como separar, tudo faz parte do processo de se tornar um escritor.

4. Já aconteceu de você conhecer alguém que leu sua obra, ou que estava lendo?

R: Já! Foi um pouco engraçado!  Eu ainda estava no ensino médio, tinha ido no banheiro e estava enxugando as mãos, foi quando uma menina um pouco mais nova deu um gritinho e perguntou: "Você é a autora do Fantasy, neh?". Eu fiquei meio sem reação. Não sabia o que dizer!! 

5. Uma das maiores dificuldades encontradas por autores é publicar o livro no formato físico, até mesmo pelos valores altíssimos cobrados por algumas editoras. Você encontrou alguma outra dificuldade para publicar ou desenvolver sua obra?

R: A falta de credibilidade. Por causa da minha idade (14) quando estava escrevendo Fantasy muita gente não acreditava que eu realmente estava escrevendo "algo que preste", e isso me deixava bem chateada. 

6.  Você costuma recorrer à opiniões de terceiros durante o processo de escrita de um livro? Se sim, por quê?

R: Às vezes. Algumas vezes enquanto escrevia Fantasy eu pedia a opinião das pessoas por questão de insegurança. Eu não tinha confiança no que fazia, até que uma professora minha me falou algo como "O seu livro só será realmente bom se primeiramente ele agradar você. Não adianta você escrever pelos moldes e desejos dos outros.". 

7.  Quanto tempo demorou até que seu livro estivesse finalmente finalizado?

R: Finalmente mesmo, tipo, pronto para publicar, foram três anos. Mas ele foi escrito em apenas um ano.

8. Pretende escrever outros livros dentro do gênero do primeiro livro?

R: Sim! Na verdade, já escrevi. 
Fantasy é o primeiro da trilogia, que já está pronta. Também já escrevi outro livro do mesmo gênero, chamado Conectados, que está no wattpad. E atualmente estou escrevendo mais um desse gênero também, no wattpad, chamado CATS - A Sociedade Secreta.

9. Qual o pior inimigo de um autor?

R: Pode ser uma Liga de Inimigos? (Risos) Brincadeira! Acho que o pior inimigo mesmo é a falta de autoconfiança. Por isso sempre digo aos autores que conheço uma espécie de mantra que criei para mim: Todas as histórias já nascem prontas, elas apenas procuram autores que as possam reproduzir. Nós somos meras ferramentas, mas mesmo assim as histórias que escrevemos nos escolhem porque confiam em nós. Nós precisamos retribuir essa confiança.

Livro "Fantasy" | Acervo Pessoal da autora | Divulgação

10. O que você faz quando uma ideia maravilhosa surge enquanto você está fora de casa e precisa registrar aquela ideia?

R: Eu anoto em qualquer lugar. Tipo, qualquer lugar mesmo. Tanto que às vezes nem acho depois. Ultimamente eu anoto mais no bloco de notas do celular.

11. Você acha que escrever enquanto se ouve uma trilha sonora de fundo, dá inspiração ou atrapalha?

R: Eu acho que depende do seu nível de concentração. Eu gosto de escrever com trilha sonora, mas algumas vezes, quando preciso me concentrar muito na cena, acabo desligando o som. 

12.  De tudo o que você já escreveu, tem algo em especial que se orgulhe? Algum trecho, personagem ou terra?

R: Eu amo tudo o que escrevi! Não acredito que tudo aquilo tenha realmente saído de mim! Toda palavra é maravilhosa! Mas, se for para escolher um trecho só de um livro só, no caso de Conectados eu escolheria esse: 

"Mudanças... acontecem o tempo todo... mesmo que pareçam ruins no começo, talvez possam se tornar as melhores de sua vida. Se nunca tivesse me mudado para cá, jamais teria conhecido Shane, Ally, os meninos... jamais teria descoberto meu sangue mágico... jamais teria ajudado essa cidade a se livrar de sua tirana adolescente maluca e poderosa. As coisas acontecem exatamente como devem acontecer. As mudanças ocorrem sempre por algum motivo e esse motivo é que no final, tudo e todos estão conectados de alguma maneira pelas linhas do destino."


13. Como foi a recepção do seu público com relação à sua escrita? Você acha que se surgisse a oportunidade de vendê-lo para fora do país, a recepção seria a mesma?

R: Foi bem melhor do que eu esperava. Eu não imaginava que as pessoas ficariam assim tão encantadas pelo livro. Tanto que às vezes eu até perguntava para a pessoa se ela estava mesmo falando do meu livro. Eu acho que a recepção no exterior também poderia me surpreender. Não tenho como fantasiar demais e dizer se seria melhor ou não, mas há sempre todas as possibilidades. 

COMENTÁRIOS 

"Amanda criou um mundo paralelo muito interessante. A descrição de Fantasy é tão “real” que ao ler nos transportamos imediatamente para lá. Ela foi atenta a cada detalhe: do local, dos personagens e dos costumes. Por vezes, a personalidade de alguns personagens me deixaram em dúvida e até apreensiva. O clima de mistério favorece grandemente o enredo. Recomendo a leitura." Leitura M.

"Fazia muito tempo que não lia um livro de fantasia tão bom, comecei a ler por mera curiosidade (a sinopse me chamou muita atenção). Comecei lendo como quem não quer nada, minha meta era uns 4 capítulos (eles são curtinhos), quem é que disse que consegui parar? Me envolvi tanto com a história que as cenas foram se formando na minha mente, me peguei varias vezes com o coração acelerado, nervosa, irritada, triste e feliz ao mesmo tempo, quanta emoção pra um livro só. É um livro cheio de fantasia, feitiços, medo, amizade, amor, confiança, raiva, companheirismo, muita mas muita encrenca (coloca encrenca nisso), traições inesperadas, conspiração contra o governo, ação, suspense e mistério. Durante a leitura você se emociona de mil e uma maneiras diferentes. Terminei o livro durante a "madrugada" e já mandei mensagem no whatsapp para a Lena *risos*, gente, não tinha como não ir conversar com ela, o final foi totalmente cheio de ação, aventura e surpresas, foi bem bombástico." Leitora L. C.

"Fantasy é uma história emocionante. A autora conseguiu  criar um mundo encantador. Aliás, não só o mundo como também personagens maravilhosos! Personagens que você consegue sentir na pele o que cada um sente em determinados pontos da história. RECOMENDO E MUITO! <3 b.="" c.="" font="" leitora="">

"Uma história envolvente com doses de ação, romance, suspense com tudo na medida certa com um timing excelente. Acontecimentos que te prendem e sua curiosidade grita para ser saciada. Personagens carismáticos entram no "caldeirão literário" e criam uma leitura deliciosamente prazerosa." Leitor V. A.  

LINK DE COMPRA:

ANO: 2016
PÁGINAS: 293 
ISBN: 978-85-69782-23-0

RELEASE:

O número de autores de fantasia cresce cada dia mais. No Brasil, país em que a literatura vem crescendo com o decorrer dos anos, o gênero vem atraindo leitores que, além de apreciar escritores regionais, também mergulham em universos inspirados no próprio país. Em Fantasy, livro de estréia da autora Amanda Novachi, uma jovem chamada Alessia acaba entrando em um reino encantado chamado Fantasy. Junto a ela, seus dois melhores amigos, Carla e Daniel, são transformados em criaturas mágicas para que possam sobreviver naquele reino, pois os humanos são terminantemente proibidos de estarem lá.  Ao decorrer dá história, os protagonistas irão descobrir o poder da amizade, do amor e principalmente, a não julgar as pessoas pela sua aparência, afinal, em Fantasy nada é o que parece ser.

Sobre a Autora:

Amanda escreve desde os doze anos de idade e sempre amou ler. Estreou com Fantasy na Bienal do Livro de São Paulo em 2016. Teve 70% dos livros da pré venda vendidos. Fantasy foi adotado como livro didático em uma escola próxima a região onde a autora mora.  
Ao todo a jovem escritora já criou ideias para 10 livros diferentes, alguns deles postados na plataforma do Wattpad, outros apenas em seus arquivos pessoais.
Tecnologia do Blogger.