• NOVIDADES

    segunda-feira, maio 22, 2017

    [ENTREVISTA] Rodrigo Fonseca, autor de "Projeto 94"

    Rodrigo Fonseca | Acervo Pessoal ! Divulgação

    Rodrigo Fonseca nasceu na Bahia, mas mora em São Paulo desde os 8 anos de idade e já morou dois anos no Ceará onde realizou um trabalho voluntário. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalha atualmente cuidando da Comunicação de ONG Vivenda da Criança, situada na zona sul de São Paulo e que atende mensalmente mais de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde criança gostava de ler e escrever, já criou jornais durante o ensino fundamental, peças de teatro que foram apresentadas na escola no ensino médio. Já publicou suas obras em e-book e na plataforma Wattpad. Atualmente, além de escrever, também se dedica ao seu Blog: Vitamina Livros.

    1. Quando você percebeu que seu destino era se tornar um escritor?

    Desde criança para falar a verdade. Assim que aprendi a ler, me apaixonei pela leitura de histórias, li muitos gibis da Turma da Mônica, contos Disney e sempre quando lia, imaginana outro final ou outro caminho que as histórias poderiam tomar e escrevia como eu achava que seria o final ou caminho ideal (risos). Depois comecei a escrever minhas próprias histórias em cadernos, depois escrever peças de teatro no Ensino Médio e depois livros. Sempre quando me perguntavam o que queria ser quando crescesse, já respondia: "Quero ser escritor".

    2. De onde vem os personagens? São frutos de muita imaginação ou são baseados em pessoas reais?

    Ambos. Muitas personalidades são baseadas em amigos, ex-namoradas (risos). Mas vem o acréscimo da fantasia e no caso de Projeto 94, super poderes. Outros são criações minhas com personalidades que seguem a linha do que quero contar na história. Mas com certeza, toda a bagagem cultural desperta influências e referências no processo criativo.

    3. Quais seus autores favoritos? Estes livros de alguma forma, influenciaram diretamente na sua escrita?

    Gosto de todos os autores de distopias, Scott Westerfeld, Suzanne Collins, Veronica Roth, James Dashner, Marie Lu, todos. Gosto do “Pittacus Lore”, Nicholas Sparks, John Green, André Vianco, Kerry Drewery, A. G. Holland, Cecelia Ahern, Josh Malerman, Jeanne Ryan, Machado de Assis, José de Alencar, nossa a lista é enorme de autores que me influenciaram, alguns gosto da escrita, da forma como conduz, outros gosto de um livro específico, mas todos foram fontes de inspiração na sua forma de escrever. Filmes que me inspiraram teve o Poder Sem Limites, Heróis, X-Men, série Heroes também.

    4. Já aconteceu de você conhecer alguém que leu sua obra, ou que estava lendo?

    Sim, foi fantástico. Alguns entraram em contato comigo que leram o livro em 24 horas porque não conseguiam parar de ler, outros falaram que não gostavam de ler e aprenderam a gostar com Projeto 94. É um sentimento inexplicável, uma mistura de gratidão e alegria plena resumiria essa sensação.

    5. Atualmente uma das maiores dificuldades encontradas por autores é publicar o livro no formato físico, até mesmo pelos valores altíssimos cobrados por algumas editoras. Você encontrou alguma outra dificuldade para publicar ou desenvolver sua obra?

    Sim, muitas editoras cobram valores muito altos e os autores recebem um porcentagem bem pequena pelas vendas. Tive essa dificuldade até encontrar uma editora que tivesse uma proposta mais acessível para mim, naquele momento. Acredito que esse foi o mair empecilho que tive, todas que enviei aprovaram e elogiaram o original de Projeto 94, depois tive que decidir pela proposta mais benéfica.

    6.  Você costuma recorrer á opiniões de terceiros durante o processo de escrita de um livro? Se sim, por que?

    Durante o processo não, gosto de escrever sozinho e seguir a linha que planejei para a história. Mas gosto de ouvir as opiniões dos leitores depois sobre o que acharam para ir melhorando e aperfeiçoando a escrita.

    7.  Quanto tempo demorou até que seu livro estivesse finalmente finalizado?

    6 meses já tinha tudo pronto. Na época escrevia de madrugada, porque trabalhava, estudava, namorava. Foi um tempo bem corrido, mas muito recompensador.

    8. Pretende escrever outros livros dentro do gênero do primeiro livro?

    Sim, tem os dois livros restantes da trilogia Projeto 94 (Genes Letais e Degenaração). E prentendo escrever também outras histórias de ficção científica.

    9. Qual o pior inimigo de um autor?

    Os bloqueios criativos

    10. O que você faz quando uma ideia maravilhosa surge enquanto você está fora de casa e precisa registrar aquela ideia?

    Anoto em algum lugar, no papel, no bloco de notas do celular. Já acordei só pra escrever uma ideia e voltei a dormir.

    11. Você acha que escrever enquanto se ouve uma trilha sonora de fundo, dá inspiração ou atrapalha?

    No meu caso só ajuda, escrevi sempre ouvindo música, música me inspira sempre. Até a ideia do livro e ideias para cenas de ação que escrevi, sempre as melhores surgiram enquando ouvia música.

    12.  De tudo o que você já escreveu, tem algo em especial que se orgulhe? Algum trecho, personagem ou terra?

    Tem aquelas frases marcantes (quotes), aqueles ensinamentos e lições importantes embutidas na história. Mas como Projeto 94 é meu primeiro livro, me orgulho de tudo, sou suspeito né (risos)?

    13. Como foi a recepção do seu público com relação à sua escrita? Você acha que se surgisse a oportunidade de vendê-lo para fora do país, a recepção seria mesma?

    A recepção foi incrível, maravilhosa, só tive elogios, críticas favoráveis, fiquei surpreso e muito feliz. Acredito que fora do país até poderia virar um filme ou série.

    CONHEÇA A OBRA:

    Título: Projeto 94
    Autor: Rodrigo Fonseca
    Gênero: Ficção
    Ano: 2017
    Idioma: Português
    Páginas: 226
    ISBN: 978-85-68255-86-8
    Acabamento: Brochura

    Jake é um jovem prodígio nas corridas devido a sua velocidade fora do comum. É justamente isso que o faz ficar intrigado: como pode correr tanto, a ponto de seus pés mal tocarem o chão? Quando Jake começa a ter estranhos sonhos, as peças deste misterioso quebra-cabeças vão se encaixando e ele embarca em uma aventura em busca de respostas que justifiquem sua alta performance. Filho do renomado cientista Evan Sturguess, dono da clínica Genetic Corporation, Jake vive uma relação conflituosa com o pai, desde a morte da sua mãe. Além dessa grande distância emocional, Jake descobrirá da forma mais dura possível, como alguns segredos podem nos afastar das pessoas e até mesmo mudar nossas vidas para sempre. Jennifer é outra jovem que vê sua vida mudar de repente, observando incomuns acontecimentos envolvendo o poder de sua mente e instintivamente ligando isso a um cartão recebido na infância: um cartão da Clínica Genetic. Projeto 94 é uma aventura onde cinco jovens viverão uma história com mortes, cobiça, paixões, muita adrenalina e emoção. O que é o projeto? Qual seu objetivo?

    O livro está disponível para compra neste link: http://www.arwenbooks.com.br/projeto-94