• NOVIDADES

    terça-feira, maio 30, 2017

    [ENTREVISTA] Sérgio Mattos, autor de "O abismo"

    Sergio Mattos | Acervo Pessoal | Divulgação

    Sergio Mattos, nascido em 1989, em Fortaleza, despertou o interesse em literatura aos treze anos, por influência de seu pai, passando a escrever pequenos textos, poesias e letras de musicais. Leitor ávido, leu O Mundo de Sofia, que considera seu divisor de águas, para seguir o caminho letarário em sua vida. E após ler 79 Park Avenue, do americano Harold Robbins, passou a entrar de cabeça no submundo da literatura subersiva e de cunho social, passando por questionamentos sobre existência, amor e morte, fontes inexoráveis de seu trabalho como autor. Após descobrir o autor Sthephen King, atraves de Misery, despertou sua paixao e vocação até hoje, ao suspense. Com contos como Willie Grrener e Relatos Mortais, e um romance a portas de seu desfecho e em breve publicando-o por editora, O Abismo, já demonstra autonomia em sua escrita, sem esquecer suas influências, passando por  Stephen King a Harold Robbins, alem de Nelson rodrigues a Raphael Montes, dentre tantos outros inigualáveis. Busco em minha escrita desmontar o quebra cabeças que é a mente humana, em seus extremos. Quando sentem medo, raiva, amor e angústia.

    1. Quando você percebeu que seu destino era se tornar um escritor?

    COMECEI A ESCREVER COM DEZESSEIS ANOS, PEQUENOS TEXTOS SOBRE O QUE EU VIA A MINHA VOLTA, SEMPRE ME DESFAZIA DESSES TEXTOS POR ACHA-LOS RUINS, ATÉ QUE RESOLVI LEVAR A SÉRIO, PROCURANDO ESCREVER COISAS QUE FAZIAM SENTIDO, COMO LETRAS MUSICAIS, POESIAS E PEQUENAS CRONICAS, ENTÃO PERCEBI QUE CONSEGUIA ME EXPRESSAR MELHOR ATRAVÉS DE PALAVRAS, COMO ERA MUITO TIMIDO ISSO ME AJUDOU MUITO EM MINHA FORAM DE ME EXPRESSAR.


    2. De onde vem os personagens? São frutos de muita imaginação ou são baseados em pessoas reais?

    COSTUMO DESENVOLVER PERSONAGENS AUTÔNOMOS, QUE POR SI SÓ EXPRESSEM TUDO QUE SINTO, E QUE FALEM POR MIM. SÃO ORIUNDOS DE IMAGINAÇÃO MESCLADA A MINHA CONVIVENCIA.

    3. Quais seus autores favoritos? Estes livros de alguma forma, influenciaram diretamente na sua escrita?

    COM CERTEZA INFLUENCIARAM, GOSTO DE LER O GENERO QUE MAIS ME IDENTIFICO, MAS LEIO DE TUDO, QUALQUER CONHECIMENTO É VÁLIDO. MAS COMO INFLUÊNCIAS POSSO CITAR STHEPHEN KING E HAROLD ROBBINS E NACIONAL, NELSON RODRIGUES E PAULO COELHO.

    4. Já aconteceu de você conhecer alguém que leu seu conto, ou que estava lendo?

    SEMPRE, GOSTO DE SABER O QUE ACHARAM, E OUVIR CRITICAS SOBRE COMJO POSSO MELHORAR, GOSTO DE LEITORES "DIFICEIS", MAS QUE ACRESCENTAM EM MINHA FORMA DE ESCREVER. 


    5. Você encontrou alguma dificuldader em escrever seu livro no wattpad? Muitas pessoas escrevem receosas de serem rejeitadas por alguma editora futuramente. Você já passou por isso?

    QUANDO COMECEI A ESCREVER O ABISMO, E DESCOBRI O WATTPAD, A IDÉIA DE ME AUTO PUBLICAR DE MANEIRA RAPIDA E PRÁTICA ME CHAMOU A ATENÇÃO. NÃO COMECEI A ESCREVER VISANDO PUBLICAR-ME POR EDITORA, MAS QUANDO PERCEBI O ALTO NÍVEL DE PUBLICAÇÕES, ISSO ME INSTIGOU A MELHORAR MAIS E MAIS, E O PRÓXIMO PASSO PARA UM AUTOR É VER SUA OBRA PUBLICADA( IMPRESSA) NAS MÃOS DE SEUS LEITORES.NÃO SOU DIFERENTE.


    6.  Você costuma recorrer á opiniões de terceiros durante o processo de escrita? Se sim, por que?

    ESCREVO O MÁXIMO POSSÍVEL, NÃO BASEIO MINHA OBRA EM OPINIÕES ALHEIAS, MAS SEMPRE QUE RECEBO ALGUM FEEDBACK BUSCO ADEQUAR O QUE FOR PÓSSIVEL PARA TORNAR AINDA MAIS CLARA MINHA FORMA DE ESCRITA.

    7.Você já possui algum conto finalizado? Quanto tempo demorou-o para finaliza-lo?

    POSSUO SIM, CHAMADO WILLIE GREENER, AINDA NÃO POSTEI OS ÚLTIMOS CAPÍTULOS MAS JÁ O TENHO PRONTO, A MAIOR DIFICULDADE EM TERMINÁ-LO FOI ME DESAPEGAR DE SEUS PERSONAGENS QUE SEMPRE SURGIAM EM MINHA CABEÇA COBRANDO MAIS ATENÇÃO.


    8. Considerando o primeiro conto/história que você escreveu: Você tem planos de escrever outro na mesma linha de raciocínio (mesmo gênero)?

    SIM, APESAR DE SER DIFICIL, ESSAS HISTÓRIAS SURGEM COMO ONDAS E UMA VAI PUXANDO A OUTRA.


    9. Qual o pior inimigo de um autor no Wattpad nos dias atuais?

    É A VAIDADE, ACREDITO QUE A ESCRITA VEM SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR AO INVÊS DE VIEWS.

    10. O que você faz quando uma ideia maravilhosa surge enquanto você está fora de casa e precisa registrar aquela ideia?

    MEU CELULAR ESTA CHEIO DE NOTAS, E TENHO BILHETES ANOTADOS EM TODA A PARTE, QUANDO O BRAINSTORM SURGI TEM QUE ESTAR PREPARADO.

    11. Você acha que escrever enquanto se ouve uma trilha sonora de fundo, dá inspiração ou atrapalha?

    MUITO, NO MEU LIVRO O ABISMO, FIZ QUESTÃO DE MOSTRAR MINHA INFLUÊNCIA MUSICAL, INTERAGINDO DIRETAMENTE COM O RUMO DA HISTÓRIA.

    12.  De tudo o que você já escreveu, tem algo em especial que se orgulhe? Algum trecho, personagem ou terra?

    O ABISMO É MEU MAIOR TRUNFO, MEU AMOR INCODICIONAL, MUITAS FRASES SÃO MARCANTES COMO:

    "QUANDO PERCEBERES, NÃO SERÁS VOCÊ A SE ALIMENTAR DA VINGANÇA, MAS A VINGANÇA A SE ALIMENTAR DE VOCÊ"

    13. Como foi a recepção do seu público com relação à sua escrita? 

    MUITO POSITIVA, TRABALHO MUITO PARA ENCONTRAR LEITORES DISPOSTOS A INTERAGIR COM MINHA FORMA DE ESCRITA.

    14. Você acompanha contos e histórias escritos por outros usuários da plataforma? Se sim, quais você indicaria para que nossos leitores viessem a conhecer?

    SIM, GOSTO DE MUITAS HISTÓRIAS DE AUTO NÍVEL, RECOMENDO EDEN, DO AUTOR BRUNO GUIMARÃES , QUE É UMA DAS MINHAS FONTES DE INSPIRAÇÃO NA ESCRITA, E LOTUS- AS QUEDA, DA AUTORA PORTUGUESA ALEXANDRA MONTEIRO, QUE ME AJUDOU MUITO COM DICAS PRECIOSAS SOBRE ESCRITA.

    15. Se você pudesse deixar uma mensagem motivacional para nossos leitores e para todos aqueles que estão conhecendo sua escrita agora. O que você diria?

    ESCREVA, SEM PROCURAR SER O MELHOR, ESCREVA PARA BUSCAR MELHORAR A SI MESMO, ANTES DE QUALQUER COISA, ESCREVA SEM EGO OU VAIDADE, DE MANEIRA SIMPLES E INTENSA, E O RECONHECIMENTO VIRÁ.

    16. Obrigado imensamente por me permitir conhecer um pouco mais do seu trabalho. Espero realmente que você consiga realizar todas as suas metas com a escrita e que consiga fluir bem no mercado editorial brasileiro. Sucessos! 

    AGRADEÇO IMENSAMENTE TAMBEM, O SEU TRABALHO É FANTÁSTICO, E CONHEÇAM O WATTPAD, DÊEM UMA OPORTUNIDADE AOS AUTORES NACIONAIS, A ESCRITA ESTÁ EM ALTO NÍVEL E ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS. E CONVIDO TODOS A CONHECEREM O ABISMO, MEU LIVRO, E SAIBAM QUE TRABALHO MUITO PARA TRAZER ALGO DE QUALIDADE PARA MEUS LEITORES. ATÉ BREVE!