Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[RESENHA] Cinco dias de Sonho, de Leonardo Silva

quarta-feira, maio 03, 2017

/ by Vitor Lima
SILVA. Leonardo de Paula e Silva. Chiado Editora. 2017, 112p. 


Como seria dormir em sua cama e acordar em um lugar completamente desconhecido? Onde tudo é diferente, inclusive as pessoas? Davi viveu essa experiência e passou a desvendar o que aconteceu. Encontrou explicações não apenas para os fatos, mas entendeu melhor a sua própria história de vida. Sempre com a ajuda de Ana em uma saga repleta de revelações.

Cinco dias de Sonho é um livro para definitivamente revisitar outro lugar. O livro catalogado dentro do gênero Ficção Científica é uma narrativa leve e inusitada de lidar com com temáticas consideradas de difícil acesso para os não adeptos do gênero. 

O livro narra a vida de Davi, um estudante de vinte anos. Nosso protagonista, a partir de então, começa a narrar sua história com todas as suas particularidades. Um dia Davi vai dormir e acaba em um mundo completamente paralelo ao seu, e o pior de tudo: um lugar irreconhecível. Ao acordar, Davi observa o mundo ao seu redor e percebe que tudo mudou, tudo mesmo, inclusive a forma com a qual as pessoas se vestem. Homens e mulheres estão despersonalizados, de forma que, todos utilizam o mesmo traje. Apesar de estar preso em um sonho, Davi se mantém lúcido, se mantém pensativo acerca do que tudo aquilo pode indicar, e acredite ou não, consegue manter a calma e analisar minuciosamente o lugar onde está, até que ele começa a observar por outra ótica o ambiente onde se encontra e é ai que tudo começa. 

Ao perceber que tudo ao seu redor era realmente palpável e real Davi se desespera e começa a procurar soluções ao seu redor, até que encontra uma moça muito gentil chamada Ana. Ana tenta acalma-lo e entender seu problema, uma vez que este  encontrava-se desnorteado ao perceber que REALMENTE, ELE HAVIA ACORDADO EM UM OUTRO PLANETA. O que fazer? Como proceder? Será que Ana pode ajudá-lo?

A narrativa é suave e tensa ao mesmo tempo. Uma vez que Davi procura incansavelmente respostas para o seu problema, encontramo-nos como leitores desesperados por respostas — tanto quanto Davi —. O livro possui uma série de acontecimentos que constituem uma cadeia interminável de explicações científicas que dão vida e fé ao nosso protagonista. Repleto de suavidade e com uma narrativa que flui perfeitamente durante toda leitura. Será que Davi encontrará as respostas que procura? E Ana, poderá ajudá-lo a voltar para casa? Estas são as perguntas que mantem a narrativa viva durante o folhear das páginas, isso sem contar o universo e a capacidade descritiva do autor em adotar meios de tornar a leitura ainda mais fluida, como características próprias e visíveis do personagem, mistério e uma cadeia de acontecimentos que tecem a narrativa. 

O livro é uma narrativa breve (122 páginas) contada pelo nosso protagonista Davi, que narra suas aventuras e incertezas ao redor deste mundo desconhecido. O livro é muito bem humorado, e é um início maravilhoso para àqueles que querem iniciar no mundo da ficção científica. 

Ah, e antes que eu me esqueça: O livro possui uma continuação intitulada "cinco dias de busca", também publicado pela Chiado Editora. O título do segundo livro deve-se ao fato do primeiro narrar exatamente cinco dias de sonho do protagonista.

Uma leitura deliciosa para um final de semana (ou) simplesmente para relaxar e viajar pelos mundos alternativos que a leitura nos proporciona.

-
O AUTOR

Leonardo Lopes da Silva, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 25 de abril de 1981. Foi criado numa família trabalhadora, amorosa e unida, de origem batista, no subúrbio carioca de Campo Grande, onde viveu até os seus 28 anos. Desde muito criança foi encorajado por seus pais a ler e a interagir com as letras, encontrando grandes paixões em mitologias, literaturas clássicas brasileira, portuguesa, inglesa, americana, francesa, espanhola, italiana e russa, além de crescer ouvindo musica pop rock brasileiras e estrangeiras dos anos 80 e 90, operas, e composições clássicas. O impulso de conhecer o mundo, oriundo de todo o estimulo tido em casa, o levou a viajar a Inglaterra pela primeira vez aos 16 anos como aprendiz de assistente social através de sua igreja, e o repetiu mais uma vez em 2005, dessa vez já como professor de língua inglesa em busca de maior qualificação . É formado em Letras – Lingua Portuguesa e Inglesa e desde os 16 anos atua como tradutor e interprete de língua inglesa e portuguesa, e desde os 19 como professor de idiomas. O contato com as línguas inglesa, espanhola e russa tiveram um grande impacto na sua vida pessoal e profissional. É casado com Olga Lopes da Silva, sua ‘russa com coracao latino’ e mora em Moscou (Moscovo) junto com sua esposa e gato-filho Willy, desde 2009. Suas aventuras e peripécias na Europa estao cronicalizadas em sua página de Facebook, e alguns de seus poemas em blogs empoeirados.

Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google