Ads Top

Rótulos na literatura

Clarice Lispector | Arte de rua | Google Images | Reprodução

Gênero textual é uma coisa, rótulo é outra completamente diferente. Por que as pessoas catalogam os livros em rótulos? Caso você não saiba do que eu estou falando, falo sobre as pessoas terem o hábito de criar publicações, textos, noticias e vídeos enfatizando a "Literatura Feminina", como se houvesse a necessidade de rotular, afinal, não ouvimos dizeres sobre a "Literatura Masculina", então, por que existe a necessidade de criar-se um termo exclusivo para colocar os livros escritos por mulheres dentro de uma equação limitada? É só literatura, nada mais além disso, poderia ter sido um livro escrito por uma tartaruga, que continuaria sendo literatura, não importa é um livro como qualquer outro. 
As mulheres estão tão presentes no cotidiano quanto os homens, aliás, até mais do que eles. Não é querendo desmerecer livros escrito por homens, porém, classificar livros de mulheres é como se dissesse de forma implícita que eles são menos importante que outros livros escrito por homens.

Vamos mudar a realidade da literatura no Brasil, vamos ser militantes SIM, até conseguirmos tudo o que queremos. E o que queremos? Queremos que as mulheres sejam devidamente reconhecidas por seus dons de escrita, como os homens são. Queremos mudar os números assustadores que as pesquisas revelam com relação ao número de escritoras da atualidade. O número de leitoras é imenso, porém, o mundo carece da escrita feminina, e a pouca que existe não é valorizada.

Podemos claramente ver a desigualdade dentro da literatura quando ficamos sabendo que em 115 anos de Nobel de Literatura, apenas 13 mulheres foram laureadas, ou o prêmio de camões, que é concedido por Brasil e Portugal a escritores lusófonos, apenas seis mulheres foram homenageadas em 28 anos. No prêmio Jabuti — Premiação literária mais importante da literatura brasileira, apenas 12 mulheres receberam o prêmio desde 1959 na categoria "Romance". 

Vem para militância, lute conosco, faça parte do extenso grupo que clama e grita pela igualdade de gênero dentro e fora da literatura.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.