Ads Top

10 documentários para quem quer estudar a fundo a 2ª guerra mundial

IMAGENS DO GOOGLE

A segunda guerra mundial foi um conflito global que ocorreu entre 1939 à 1945 - envolvendo as maiores nações e potencias mundiais. A segunda guerra é sem sombra de dúvida um dos maiores acontecimentos de todo o mundo, marcado por extremismo, genocídio e política corrupta imparcial.

Mas, será que a maioria dos fãs deste acontecimento histórico sabe de fato como ele se sucedeu? Pensando em todas as aspas acerca do assunto, selecionamos dez grandes filmes que mostram e narram de forma clara e direta como ocorreu tudo desde o princípio, alguns dos tópicos à serem abordados são:

  1. Quem era Hitler, e como ele chegou ao poder?
  2. Como iniciou o partido nazista?
  3. Quais as potências envolvidas na segunda guerra mundial?
  4. Quais acontecimentos marcaram essa fase histórica?
  5. O que é Auschwitz?
  6. Tem alguma relação entre a primeira e a segunda guerra mundial?
  7. O que eram os campos de concentração?
  8. Quais foram as pessoas que revolucionaram a segunda guerra mundial?
  9. Quem foram os responsáveis pelos 44 atentados contra a vida de Hitler?
  10. O que era a SS e a Gestapo?

Entre outras milhares de perguntas que podem vir a surgir. Os filmes a seguir são obras consagradas do cinema que procuram responder toda e qualquer sombra de dúvida, sendo eles:

1. frentes de batalhas definidas


Acompanhar os principais acontecimentos da II Guerra Mundial é uma experiência verdadeiramente fascinante, e com a ajuda de notáveis imagens de arquivo inéditos você pode literalmente ver por si o que exatamente aconteceu, e quando. Da complexidade das primeiras batalhas até as batalhas de aniquilação ocorridas no final, esta extensa série de vai ajudar a chamar a atenção sobre um período da história que nunca deve ser esquecido. Cada episódio se estende por alguns meses do conflito, dando ao espectador um incrível nível de detalhe em cada evento. De Adolf Hitler marchando com suas tropas para a Polónia em 01 de setembro de 1939, aos ataques congelantes ao longo da frente oriental; Os radicais confrontos navais do Pacífico para o dia fatídico em 2 de setembro de 1945, quando a Segunda Guerra Mundial foi levada para um rápido fim com o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki.

2. A 2ª guerra mundial vista do espaço


Isso mesmo. Este documentário analisa como eram feitas as organizações militares nos tempos da segunda guerra mundial, onde eram posicionadas as frentes do batalhão de Hitler, como as outras potências se preparavam para a "desgraça", entre outras análises. 

3. O dia "D"


Narra o dia em que Hitler e seus comparsas iniciam a segunda guerra mundial. 47 minutos auto explicativos de como se sucedeu todo o genocídio contra uma classe específica de pessoas.

4. Antecedentes da segunda guerra mundial


Não é bem um documentário, mas é uma aula muito bem explicada de como sucedeu o início do partido nazista e a influência que Hitler detinha sobre os demais.

5. Batalha das Ardenas


A batalha das Ardenas foi a grande contraofensiva alemã no oeste, lançada no fim da segunda guerra mundial na floresta das Ardenas na Valônia, Bélgica, e também chegou a França e a Luxemburgo na Frente Ocidental. Esta ofensiva alemã foi oficialmente chamada de "Campanha Ardena-Alsácia" pelo Exército Americano, mas esta batalha acabou sendo conhecida como Batalha do bolsão das Ardenas. 

6.Códigos Mortais


Maria Von Gall (Giovanna Mezzogiorno) é uma mulher de beleza encantadora e muita coragem. Arriscando a própria vida, ela se dedica de corpo e alma a salvar judeus das garras nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Sua fé na Humanidade a torna forte e inabalável. Ou quase. A polícia secreta alemã sabe que só existe uma maneira de enfraqucer Maria: sequestrar seu filho Thomas (Thomas Sangster), um brilhante garoto de 11 anos de idade, mestre em xadrez. Porém, algo sai errado na troca entre mãe e filho, e o menino pe resgatado pelo pai americano (Gottfried John), que ele nunca havia conhecido. Ambos fogem para a Espanha, mas Maria havia contado à Thomas um precioso segredo, que agora, mais do que nunca, pode colocar a vida de todos em risco. E mudar os rumos da Guerra.

7. Terceiro Reich - A ascenção


Os nazistas tentaram legitimar o seu poder retratando o seu regime como uma continuação do Sacro Império Romano (O Primeiro Reich) e do Segundo Reich (1871-1918). Eles cunharam o termo Das Dritte Reich ( "O Terceiro Império" - geralmente traduzido parcialmente como "O Terceiro Reich"). Hitler denominou esse regime de Reich de Mil Anos, pois segundo ele o Reich não apenas sobreviveria por todo este tempo, como também não seriam necessárias mais modificações. Durante o Anschluss (anexação) da Áustria em 1938 a propaganda nazista também utilizou o slogan políticoEin Volk, ein Reich, ein Führer ("Um povo, um Reich, um líder"). Embora o termo "Terceiro Reich" seja de uso comum, os termos "Primeiro Reich" e "Segundo Reich" para os períodos anteriores são raramente encontrados fora da propaganda nazista, sendo o termo Altes Reich ("Velho Reich") mais utilizado para designar o Sacro Império Romano-Germânico.

8. A Queda



É mais um filme do que um documentário, mas não deixa de ser fantástico. "A queda" narra definitivamente as últimas horas de Hitler, quando seus planos de ataque já não funcionavam e seus impérios se encontravam derrubados e cercados pela União Soviética. O filme também procura explicar de forma clara e objetiva a forma com a qual Hitler comandava seus homens e sua ira e ódio natural por uma classe considerada "inferior". Um enredo muito bem trabalhado, mas exagerado em certos pontos, mas não deixa de ser maravilhoso.

9. A libertação 1945


Documentário explicativo da sucessão de fatos que deu liberdade aos judeus cativos nos campos de concentração, vida e dor dos sobreviventes e queda das frentes de batalha de Hitler.

10. Holocausto - A execução do mal


Documentário que busca a lojistica explicativa da morte de seis milhões de pessoas nos campos de concentração, o trabalho escravo ao qual eram submetidos, a miséria, a fome e aos fuzilamentos.

***

11. Pearl Harbor


Antes de ser utilizado como base militar pela marinha norte-americana, Pearl Harbor era uma baía pouco profunda chamada pelos havaianos de Wai Momi, o que significa "águas perolizadas" no idioma nativo. Pearl Harbor era então considerado uma residência da deusa-tubarão Ka'ahupahau e do seu irmão Kahi'uka.
O porto era utilizado principalmente para a produção de ostras a pérolas até o fim do século XIX.
E o reino havaiano assinaram um tratado de reciprocidade em 1875, completado pela convenção de 6 de dezembro de 1884 e ratificado em 1887. Em 20 de Janeiro de 1887 o senado dos Estados Unidos autoriza a Marinha a alugar Pearl Harbor como base naval. Em troca, os Havaianos obtiveram o direito exclusivo de exportar açúcar aos Estados Unidos sem taxas alfandegárias. A Guerra hispano-americana de 1889 e a necessidade dos Estados Unidos de manter uma presença permanente no Oceano Pacífico conduziram ao anexamento do Havaí.






_______________________
Os meus sinceros agradecimentos ao Wikipédia, Brasil Escola, Só História e ao Adoro Cinema. 
Tecnologia do Blogger.