• NOVIDADES

    segunda-feira, junho 12, 2017

    [RESENHA #147] Frozen, um coração congelado — Elizabeth Rudnick

    Acervo pessoal | Divulgação

    Frozen — Um coração congelado. RUDNICK, Elizabeth. São Paulo: Universo dos livros, 2017. 320p. ISB 978-85-793-0984-7 / R$ 57,07

    RESUMO:  O amor é uma porta aberta, ou pelo menos era nisso que Anna acreditava. Frozen: Um Coração Congelado conta a história de uma jovem e solitária princesa chamada Anna, que esteve isolada do mundo por boa parte de sua vida. Até que, certo dia, ela encontra o belo príncipe Hans, e por ele se apaixona. A princípio, parece que os sonhos de Anna finalmente se tornaram realidade. Afinal, pelo menos ela achou alguém para amar. Porém, assim que as reais motivações de Hans vêm à tona, o conto de fadas começa a desmoronar e Anna descobre que o amor verdadeiro é mais poderoso do que ela poderia imaginar.

    Palavras-Chaves: Frozen, Disney, Universo dos livros

    Acervo pessoal | Divulgação

    “O amor é uma porta aberta, mas cuidado com quem deixa entrar”. Interessantíssimo frisar esta parte em especial explícita na capa traseira da obra de Elizabeth Rudnick. Em todo o contexto da fabulosa obra que se tornou um dos maiores clássicos da Disney, podemos observar a luta constante de Anna com sua irmã Elsa, após um acontecimento isolado na infância de ambas, desde então, os portões do palácio sempre estiveram fechados, porém, não é disto que esta história nos fala.

    Esta é uma novela da obra cinematográfica. Ana vive em um castelo juntamente com sua irmã mais velha Elsa. Ambas sempre foram muito amigas na infância, porém, por um infeliz acaso do destino, acabaram se distanciando. O livro é narrado sobre a perspectiva da visão de Anna e Hans. Ana conhece Hans em uma celebração feita no castelo durante a coroação de sua irmã Elsa à rainha, sua maior vontade era ter a permissão da irmã para que ambos pudessem se casar, só que isso acaba irritando Elsa e revelando um dos maiores segredos escondidos em Arendelle: Elsa possui poderes mágicos.

    Frozen — Um coração congelado é o conto de Anna e Hans e seu relacionamento. O relacionamento miserável de Anna com sua irmã, Elsa piora quando Hans entra na foto. Hans e Anna querem se casar, mas Elsa não aprova, e a partir daí os problemas caem como a neve cai na Rússia. Um passado secreto e escondido é revelado - tanto de Anna quanto de Hans. O verdadeiro amor é uma porta aberta, e então você deve ter cuidado com quem é permitido dentro.

    A única diferente deste livro é a perspectiva de Elsa que não está presente, completamente diferente do filme que é uma intercalação dos sentimentos de Anna e Elsa e não de Anna e Hans.


    CITAÇÕES PRESENTES NESTA OBRA:

    Acervo pessoal | Divulgação

    "O que havia de errado com ela? Por que coisas assim ficam acontecendo com ela? O amor não deveria machucar, mas parecia que tudo o que sabia quando era amor era dor. Todas as vezes em que ela abriu o coração, ela acabou de ser queimada. Ou, neste caso, congelado. E ela estava ficando doente e cansada disso. " 

    "Olaf era um gênio. Isso, ela percebeu, observando a luta dos bonecos de neve, era amor. Olaf estava disposto a colocar-se em perigo porque não queria que ela se machucasse. O amor não era as declarações românticas enlatadas. Isso não era mais que fluff. Foi o que Hans a jogou e o que ela confundiu com o amor. O amor puro e verdadeiro era o que Olaf a estava mostrando agora - sacrifício. " 

    "O amor é especial, e quem te dá um coração está lhe dando uma parte deles." 

    "Você é minha família. Eu gosto de você e você gosta de mim e todos nós nos ajudamos de volta lá. Então, essa família não é essa? " 

    "Anna sentiu sua mão se demorar na parte inferior de suas costas quando ele a colocou suavemente no chão. Sua mão era tão calorosa e reconfortante. Senti quase como se pertencesse lá. "

    "Dado o fato de ter tido apenas o menor dos planos ao chegar em Arendelle, o resultado final foi um milagre. É verdade que ele tinha que mentir, manipular e manter seu caminho até esse ponto, mas isso era apenas parte do jogo. E aconteceu que ele jogou o jogo muito, muito bem. " 

    COMENTÁRIOS PESSOAIS

    Acervo pessoal | Divulgação

    Frozen é uma das animações mais incríveis da Disney, honestamente eu não fazia ideia de que existia o livro (até o mês passado, quando solicitei). Este livro possui uma perspectiva diferente do filme, ele não aborda a visão de Elsa sobre os acontecimentos — ainda que ela esteja envolvida de forma direta — ele aborda a visão de Anna e Hans acerca dos acontecimentos em Arendelle e o verdadeiro significado do amor verdadeiro, afinal “O amor aquecerá o coração congelado”.

    Altamente recomendado para crianças entre 8-12 anos de idade, faça com que tenham contato com esta história antes mesmo de ver o filme, isso trabalhará o senso crítico da criança e ajudará a identificar a diferença no enredo do filme para o contexto do livro.

    Olaf nasceu dos sonhos de Elsa e Anna na infância e se personificou com seus poderes. Como tudo neste livro é extremamente mágico. Duvido que exista uma criança no mundo que não seja fã destas duas irmãzinhas. Anna e Elsa possuem uma infinidade de ensinamentos para transmitir-nos.