• NOVIDADES

    segunda-feira, junho 12, 2017

    [RESENHA #150] Corações em fase terminal, Fabiane Ribeiro

    Acervo Pessoal | Divulgação
    Corações em fase terminal. RIBEIRO, Fabiane. São Paulo: Universo dos livros, 2017. 142p. ISB 978-857-930-761-4 / R$ 19,92

    RESUMO: Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

    Palavras-Chaves: Literatura Nacional, Universo dos livros

    Acervo Pessoal | Divulgação


    Este é sem sombra de dúvidas, um livro para se ler atento. Cátia é uma jovem de 24 anos que tem tudo na vida: Uma família feliz, uma vida universitária quase que concreta e pais presentes, porém, isso não bastou para que a jovem pudesse sentir-se feliz. Com o tempo, Cátia começou a recorrer à drogas lícitas, ilícitas para encontrar novamente o sentido de sua vida e recuperar um pouco de sua dignidade que ainda lhe restava, se é que isto é possível através das drogas.

    Após uma série de comportamentos desaprovados pelos pais, Cátia tem uma discussão com seus pais, isso faz com que a jovem tranque-se em seu quarto e afogue-se em mágoas e lágrimas até cair no sono. Durante o sono Cátia tem um sonho um tanto diferente, ela está agora em um universo alternativo onde ela tem a possibilidade e chance de reconstruir os pedaços do seu coração. Neste local também há pessoas que estão feridas, desoladas, sem esperanças, uma luz branca incendeia todo o lugar. 

    O livro trás uma narrativa simples e direta em terceira pessoa. Isto em alguns momentos pode ter um efeito negativo, já que fica implícito a forma com a qual a Cátia sente-se realmente pelos sonhos ou pelos ocorridos em sua vida. Durante a narrativa iremos conhecer uma série de fatores que contribuem de forma significativa para o desenvolver da história, dentre elas podemos citar Tadeu, um senhor simpático que mora num apartamento acima do seu. Agora Cátia tinha com quem contar seus sonhos e decifra-los através de uma boa duradoura conversa. 

    Agora Cátia busca a compreensão do que era a visão que tivera em seu sonho: O espelho, a caixa, o feixe de luz, tudo isso tem um significado forte para ajuda-la à resgatar seu coração da angústia e da mágoa.

    COMENTÁRIOS PESSOAIS

    Acervo Pessoal | Divulgação

    O livro é extremamente interessante, até mesmo por conter um misto de fantasia em seu contexto. Cátia é o retrato de milhões de pessoas que por um motivo ou outro não se sentem satisfeitas com a vida que levam, fazendo-a percorrer por caminhos obscuros, desconhecidos e até mesmo perigosos.  Mas, e se tivéssemos a chance de curar nosso coração de toda mágoa, angústia ou tristeza? Esta é a premissa de corações em fase terminal, um livro que sem dúvida, irá marcar a vida de todos os leitores que se ousarem à aventurar-se por suas páginas.