Ads Top

[RESENHA #141] Rastros de sangue, Val McDermid

Acervo Pessoal | Divulgação
Rastros de Sangue. MCDERMID, Val. São Paulo: Bertrand Brasil, 2017. 433p. ISB 978-85-286-2164-8 / R$ 46,30

RESUMO: Em todo o país, dezenas de jovens adolescentes desapareceram. As autoridades estão convencidas de que são fugas. É o trabalho dos peritos criminais Dr. Tony Hill e Carol Jordan para procurar um “padrão” que ligue uma vítima à outra. Passaram anos investigando áreas psiquiátricas. Mas homens sãos também matam. E quando se escondem à vista, podem ser difíceis de encontrar ... Ele é bonito e talentoso, rico e famoso — um encantador notório com o poder de seduzir ... e a vontade de destruir. Ninguém pode acreditar no que ele é capaz. Ninguém pode imaginar o que ele já fez. E ninguém pode entender o que ele está prestes a fazer a seguir. Até que um dos estudantes de Hill seja assassinado - o primeiro movimento em um jogo doente e violento para três jogadores. Agora, de todos os assassinos Hill e Jordan caçaram.

Palavras-Chaves: Val McDermid, Bertrand Brasil, Horror, Suspense


Acervo Pessoal | Divulgação

O psicólogo especializado em serial, Tony Hill, líder de uma força-tarefa de criação de perfil recém formada, define um exercício para sua equipe de novos ambiciosos: procurar conexões entre os misteriosos desaparecimentos de jovens entre a Grã-Bretanha . Um oficial, Shaz aparece com uma teoria aparentemente exagerada de que uma celebridade de alto perfil, Jacko Vance é o serial killer. Claro, ela é levada para fora do prédio.

Shaz é encontrado brutalmente assassinado e mutilado, não há dúvida de que seu corpo foi deixado como uma mensagem para Hill e seu time. Devido à proximidade do grupo de Tony, a decisão é tomada para suspender a investigação, enquanto a investigação do assassinato aumenta e começa a apontar para vários membros da equipe de Tony. É realmente uma corrida contra o tempo e Tony e Carol precisam usar seus escassos recursos e mobilizar sua investigação sem a ajuda dos departamentos de polícia.

Foi uma experiência interessante, já que sabemos quem é o assassino já no primeiro capítulo, mas ainda era muito suspense e continuou a descobrir coisas novas. Houve também algumas mortes inesperadas e chocantes. O livro também parece acabar com uma nota que diz que definitivamente não terminou - na medida em que o assassino não vai apenas se deslocar e aceitar que ele é pego e será considerado culpado.

McDermid transmite-nos a sensação da Grã-Bretanha e os personagens de várias comunidades de forma vívida, e adoro algumas de suas frases e descrições de personagens, que trouxe imagens claras de quem era quem referente aos muitos personagens da história.

O assassino em série ficou arrepiante, mas fiquei confuso no final, quando um ponto de interrogação foi deixado para saber se Tony poderia ter uma convicção cortada e seca contra ele. Tinha a impressão de que o assassino em questão abusara sexualmente de suas vítimas. Isso teria deixado vestígios de DNA em seu corpo. Como a história foi publicada pela primeira vez em 1997, acredito que a ciência do DNA poderia ter trazido uma convicção.

Ainda novo no estilo McDermid, estou bastante atraído pelo trabalho que ela fez neste livro. McDermid tem um caminho com palavras e diálogo que mantém o leitor lançando nas páginas durante toda a noite. Talvez minha única crítica nesta novela seja os capítulos invulgarmente longos encontrados ao longo, facilmente quebráveis ​​em porções menores e mais digeríveis. Embora com certeza uma crítica fraca, a técnica "apenas um capítulo mais" nem sempre funciona, tanto quanto eu gostaria. Com uma história mais parecida com Criminal Minds, onde se conhece o assassino e espera apenas que as autoridades não deixem lacunas para deixá-los livres, McDermid fez bem em estabelecer as bases tornar este livro excelente. Nossos dois investigadores possuem uma química inquebrável, com uma conexão emocional forte.

COMENTÁRIOS PESSOAIS


Acervo Pessoal | Divulgação



Este é um Thriller interessantíssimo em diversos pontos. Poderíamos dizer que este livro foi baseado em uma série do AXN e que McDermid sabe realmente como conduzir uma busca policial e desenvolver uma escrita que cative, instigue e amordace o leitor. Aqui não temos voz, temos apenas o medo e o pavor do próximo passo do Serial Killer. Tony e Carol formam uma equipe eletrizante, ninguém dá o primeiro passo e a química paira no ar em meio ás desgraças e corpos que não param de aparecer.


Iremos entender um pouco deste universo onde as incertezas consomem as vontades. Uma equipe relativamente recém-formada pega um caso de um serial que trabalha minuciosamente e promete não parar com os ocorridos. Aqui iremos percorrer pelos rastros de sangue deixados pela narrativa forte e envolvente de uma das mais incríveis autoras deste século. Realmente um livro memorável [...] 

►► Adquira seu exemplar: Amazon | Saraiva | Submarino | Livraria Cultura | Travessa
Tecnologia do Blogger.