Ads Top

[ENTREVISTA] Rissa Rodrigues, autora de "Djinns"

Acervo Pessoal | Divulgação

A nossa entrevistada de hoje possuí 25 anos, é jornalista, youtuber e escritora. Rissa Rodrigues é pseudônimo de Larissa Rodrigues. Idealizadora do projeto "The Group Writes", um projeto envolvendo escritores no wattpad, Rissa é uma das poucas autoras da plataforma que consegue escrever qualquer gênero. Autora de "Djinns", a autora convida-nos a desvendar seus segredos e conhecer um pouco mais de seus personagens. 

1. Olá Rissa, é um prazer imenso tê-la conosco neste projeto incrível de divulgação dos autores da plataforma literária Wattpad. Gostaríamos que você fizesse uma breve apresentação a seu respeito, e claro, fale-nos um pouco sobre suas obras. Quando começou a escrever?

Meu nome é Rissa Rodrigues, tenho 25 anos, jornalista, youtuber e escritora. No wattpad tenho três obras, Djinns, uma história de terror e suspense que se passa no deserto do Irã que está completa e concorrendo no watts2017, O último dos heróis, baseada num RPG em que criei para jogar em grupo junto com outro escritor e que acabou se tornando uma da melhores histórias e mais complexas que já escrevi, também concorrendo ao prêmio e Protocolo V, minha aventura no mundo da ficção científica graças ao meu lado nerd e apaixonado por Star Wars e Jovem Nerd, essas duas últimas escrevo em parceria com um escritor chamado Thainan. Estou no wattpad com o TheGroupWrites a mais ou menos um ano, mas sou escritora há 15 anos.

2. Como surgiu a paixão pela escrita? E por que optou em divulgar seus trabalhos através do wattpad?

Eu comecei a escrever por volta dos 10 anos, minha avó sempre foi uma entusiasta da literatura e o meu primeiro contato com as palavras foi através dela. Ela lia para mim aqueles livros enormes de capa dura e folhas já amareladas e eu absorvia cada palavra dela, um pouco depois que aprendi a escrever percebi que podia criar minhas próprias histórias e fiquei encantada com a idéia, desde então eu escrevo, tenho caixas e mais caixas de manuscritos de roteiros de histórias, mas eu ainda era muito insegura para publicar minhas obras. Quando entrei na faculdade de jornalismo comecei a perder um pouco daquele medo de escritor principiante, um professor meu, em especial, foi um incentivador para que eu começasse a pensar em mostrar minhas obras, nessa fase peguei gosto por escrever crônicas e ele era io meu leitor e avaliador, minha primeira página na internet foi um blog no wordpresse, onde publicava alguns dos meus escritos. Das crônicas peguei gosto por histórias mais longas e foi aí que veio a vontade de publicar meus livros e foi aí que descobri o Wattpad, nessa época comecei uma parceria com outro escritor, chamado Thainan, achei que seria muito difícil escrever em dupla (na verdade é mesmo em alguns momentos), mas sabemos respeitar o espaço um do outro e ouvir as idéias, acho que a parte mais difícil é quando temos que matar algum personagem. Quando criamos a página TheGroupWrites, não sabiamos que tantos escritores se juntariam a nós nesse grupo, nem todos entendem como funciona a plataforma ou não tem tempo de administrar suas próprias páginas, nós damos espaço para que eles publiquem suas histórias e eu administro, divulgo e passo leituras para eles. Até agora tem sido uma experiência muito gratificante.

3. Qual seu gênero literário favorito? E quais foram suas principais inspirações literárias para desenvolver o enredo de seus trabalhos?

Eu demorei para encontrar meu gênero favorito, eu amava os livros e queria ler todos, meu favoritismo veio em fases, houve um tempo em que eu amava aventura, veio a época do suspense e do terror, acho que menos gostei foi o de romance. Acho que temnho que agradecer um pouco a cada livro que li, o grande mestre Stephen King e seus livros incríveis que me fizeram abraçar de vez o gênero terror/suspense e que deram o gatilho inicial para que o Djinns fossem criado. Livros como Star Wars, me ajudaram com a ficação científica e quanto aos livros de aventura são tantos que nem consigo citar, O último dos heróis demanda tanto tempo e pesquisa que é fácil se perder no meio dele.

4. Qual a maior dificuldade que um autor do wattpad encontra nos dias de hoje?

Acho que é a ansiedade por crescer rápido e a frustração quando isso não acontece, estou à um ano na plataforma e só agora meus livros começaram a ser reconhecidos, mas foi muito tempo e esforço, não é apenas receber, mas também retribuir, quando um outro escritor me indica um livro para ser lido, eu passo para o grupo e ele é lido e fica a critério do escritor que o escolheu, votar ou não. Muitos autores acabam apenas querendo leitores, mas não querem se transformar em um. Eu participo de mais ou menos 20 grupos de wattpad no facebook, onde divulgo os trabalhos do TheGroupWrites, tanto os meus quanto dos outros escritores quando eles pedem, mas também estou sempre dando força a outros autores. É isso que faz com que a rede do Wattpad cresça em conjunto.

Leia no Wattpad
5. Djinns é uma de suas escritas mais conhecidas na plataforma. O que você acha que chamou tanto à atenção do público para esta história? Pretende lança-lo em uma edição física?

Uma coisa que um dos meus leitores disse outro dia é que por não ser um romance, ele chama a atenção. Essa história começou como um passatempo para acabar com o tédio, na noite anterior havia assistido um filme iraniano onde mostravam as lendas de lá e pensei que seria interessante pesquisar lendas que não fossem americanas ou japonesas, já que o cinema está saturado delas, foi aí que topei com os Djinns, demônios do alcorão e me apaixonei pela lenda e escrevi uma introdução, postei no wattpad e acabou que as pessoas pediram mais capítulos e quando vi, a história já estava crescendo e eu estava cada vez mais empolgada em escrevê-la. Quando terminei estava satisfeita com o meu trabalho. Já recebi convites para publicar a história em revistas e no momento ela está em revisão e num futuro, espero que não muito distante, possa ver a minha obra em alguma livraria. 

6. Antes de escrever suas próprias histórias na plataforma, você acompanhava histórias de outros usuários? Se sim, quais você indicaria para que nossos leitores?

Existem alguns livros que premndem a minha atenção, O Suicidio de Noah, um conto ótimo de Giihmahone, Saci - Abigail e o Reino Escondido de Isla, da autora Deaspider, adoro o jeito que ela trabalha o folclore brasileiro, que também é pouco explorado na literatura atual, Flames Peterson - O clã dos feiticeiros, de ErossL, admito que aventuras com magia são um ponto fraco meu e Inner World - V.P Zero Saga, de WladimyrPinheiroCamp, soi fá dessa história e até cobro o escritor sobre suas capas. São livros que eu indico a todos os leitores.

"Protocolo V" é um dos livros que Rissa escreve em parceria com outros idealizadores do projeto "The Group Writes"

7. Como Rissa Rodrigues se vê daqui há 7 anos?

Me vejo publicando por alguma editora, o TheGroupWrites crescendo e aceitando mais escritores que queiram publicar por lá, quem sabe essa página do Wattpad não se torne uma editora própria, uma editora de escritores para escritores. Quero que em sete anos eu possa realizar o sonho de mais autores nacionais.

8. Qual seu maior sonho como escritora?

Meu maior sonho como escritora acho que é nunca mais ter fases de bloqueio imaginativo, mas acho que esse sonho é muito ambicioso.

9. Você encontrou alguma dificuldade para elborar o enredo de alguma das histórias que escreveu ou você já tinha em mente o que iria desenvolver?

Com o Djinns foi mais fácil, eu já sabia exatamente o que queria escrever e como queria escrever. Com meus outros livros que escrevo em parceria já é mais difícil, eu e o outro escritor temos pensamentos diferentes e às vezes os choques de idéias atrapalha um pouco o desenvolvimento. Montamos roteiros, mas eles sempre acabam mudando com o desenrolar da história.

10. Gostaríamos de agradecer sua participação em nosso quadro. Volte sempre, e conte conosco para divulgar sua obra quando sair na Amazon ou Físico.

Biografia:

Rissa Rodrigues, nascida em 8 de setembro de 1991. Jornalista e youtuber do canal Batom Nerd, o gosto por livros veio da avó materna e do pai, que já teve um livro publicado. Escritora a mais de dez anos, é blogueira de crônicas e escritora no wattpad. Criou o grupo TheGroupWrites para auxiliar novos escritores que não conseguiam publicar por conta própria. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.