• NOVIDADES

    segunda-feira, julho 03, 2017

    [RESENHA #160] Além do céu, além da terra, antologia poética

    Acervo Pessoal | Divulgação

    Organizado por Mayara Facchini e contando com uma seleção rigorosa por Gonçalo Martins, a antologia paulista de poesia contemporânea foi a primeira edição do subtítulo "Além do céu, além da terra", onde podemos desfrutar de uma série de poemas escritos por autores nascidos no estado de São Paulo/BR. Diferente da segunda edição desta obra que contém +1500 poemas escritos em língua portuguesa, esta primeira edição conta apenas com 280 poemas que limitaram-se aos autores paulistas, enquanto a segunda edição foca em autores de diversos estados e lugares do Brasil.

    Levando-nos além do céu, da terra e de todas as fronteiras imaginadas, esta antologia reúne uma série de poemas que variam entre diversos assuntos contemporâneos sociais. Permeando entre dor (77), saudade (106), amor (210), egoísmo (122) até, além (199), insônia (221) e almas possuídas (220).

    Apresentando-nos os nossos talentos brasileiríssimos, a antologia tem toda uma singularidade que a deixa ainda mais especial: um misto de emoções, sentimentos, desejos e vontades intensificadas através das diferentes óticas proporcionadas pelos autores presentes na obra. Lançado no ano de 2015, os poemas mantem todo o seu vigor, sua estrutura fascinante de impressionar-nos com narrativas objetivas e centradas em seus propósitos. 

    Silêncio.
    À noite,
    todos dormem.
    Está frio,
    fora e dentro de mim.

    Abro a janela
    para aspirar o perfume
    das vozes.
    Às vezes, escuto conversas pela metade;
    outras vezes, meu coração fala;
    e algumas vezes, nada.
    Vejo a lua e as estrelas,
    observo a cortina negra,
    vestidão infinita,
    beleza de vários milhões de anos.

    Estou calmo.
    E finalmente durmo. 

    — Insônia. pag. 221

    COMENTÁRIOS PESSOAIS

    Acervo Pessoal | Divulgação

    Se pudéssemos comparar esta obra à qualquer coisa do mundo, eu diria que a sensação de lê-la é como pular de para-quedas: a insegurança toma conta, o medo assombra e as incertezas recaem sobre nós, porém, o pulo do alto liberta, nos dá asas e nos faz voar no meio de sentimentos que antes pareciam confusos. Uma seleção realmente louvável.

    Altamente indicado para todo e qualquer leitor que deseja aprofundar-se em um misto de emoções e sentimentos.

    ►► Adquira seu exemplar !