Ads Top

[RESENHA #156] Atravessando os vales da depressão, Augusto Goldoni


Um livro para impressionar-se com as questões inimagináveis e impensáveis acerca da solução de um problema tão sério no âmbito social: A depressão. Em "Atravessando os vales da depressão, 40 passos para retomar o entusiasmo pela vida", Augusto Goldoni (psicanalista, escritor e consultor) mostra-nos um estudo profundo acerca das questões envolvendo a depressão. Catalogado/dividido em quatro partes distintas (Atravessando o vale escuro, amargo, sem cor e paralisante da depressão), somos levados á questionamentos que promovem mudanças e reflexões acerca da depressão. Em uma linguagem de fácil entendimento, iremos compreender a profundidade e a seriedade de um assunto que tem se tornado cada vez mais banalizado. 

A depressão é tratada por Augusto Goldoni como sendo algo extremamente comum de se ocorrer na sociedade, porém, muito banalizado. Segundo ele, existem meios de identificarmos a depressão por meio dos sintomas, porém, estes sintomas também estão presentes na chamada "depressão reativa", que ocorre quando o paciente em questão passa por uma grande "desgraça" em sua vida, sendo monetária, sentimental ou social. A tristeza intensificada em determinado momento da vida, muitas das vezes é passageira e é extremamente comum, porém, é tratada por alguns psiquiatras/psicólogos como algo patológico, o que na maioria das vezes não é.  




O título do livro é uma alusão à reflexões bíblicas de ânimo e entusiasmo. Goldoni enfatiza que a ausência de ânimo e vitalidade é predominante durante o período da depressão e por este motivo, faz-se necessário lembrar-se da fé e das boas coisas que trazem o ânimo e a vitalidade de volta à vida do paciente a ser tratado. 

Quando a dor de não estar vivendo, for maior que a dor da mudança, a pessoa muda" — Sigmund Freud

Conhecer a si mesmo é necessário para conhecer a raiz da depressão. Fatores hereditários/genéticos ou até mesmo por viés de convivência com pessoas depressivas podem influenciar diretamente na depressão de outras pessoas. Goldoni enfatiza que é necessário conhecer um especialista em quem você inspire confiança para se abrir e falar sobre seus problemas para uma melhor avaliação e medicação para que tudo ocorra bem. A depressão é um vale que não conseguiremos passar sozinhos, principalmente pelo fato de ser um "momento" onde nos encontramos fragilizados emocionalmente e até mesmo desvitalizados para executar toda e qualquer ação (nos casos mais graves, até mesmo as mais fáceis, como varrer um chão). 




Comparar a vida com a de outra pessoa, não reconhecer os próprios defeitos e pior, não reconhecer a si mesmo pode levar a depressão. Não reconhecer seus limites, suas vontades e seus desejos é algo que pode levar ou agravar os sintomas da depressão. 

Esta é a segunda publicação do autor através da Paulinas Editora, sendo a primeira "Estresse: Como transformar este terrível inimigo em um aliado". Caminhe juntamente conosco por quatro capítulos muito bem elaborados e distribuídos em uma jornada pelo conhecimento. Vamos concentrar-nos na leitura daquilo que irá trazer-nos a vitalidade, por meio de conselhos de quem realmente entende do assunto.

-
SOBRE O AUTOR

Augusto Goldoni é psicanalista, consultor e escritor. Há vinte anos atua na área de promoção de saúde e relações interpessoais, desenvolvendo ações preventivas em diversas empresas pelo território nacional e com várias obras publicadas, entre elas: Estresse: Como transformar este terrível inimigo em um aliado".
Tecnologia do Blogger.