• NOVIDADES

    sexta-feira, julho 21, 2017

    [RESENHA #165] O arcanista, Joe de Lima



    O ARCANISTA. LIMA, Joe. AMAZON Kindle. 2016, 288p. ISB 978-855-697-0350| R$ 7,99
    O arcanista é uma ficção distópica que constitui o primeiro livro de uma trilogia intitulada "Vera Cruz", lançada no ano de 2016. A história escrita por Joe nos remete a um universo pós-apocalíptico onde a supremacia rege soberanamente sobre todo corpo da sociedade. 

    Vera Cruz é um conjunto de quatorze cidades que acabara de passar pelo pior dos desastres que alguém pode passar: guerra. A população tornou-se consideravelmente menor após este acontecimento. E é dentro deste universo que iremos conhecer nosso protagonista, Marcel Seeder.

    Marcel Seeder (16) durante toda sua vida se preparou para fazer parte da Arcanum, o exército independente — que junto a Guarda Nacional — mantem a ordem social e protege a família regencial. O que ele não esperava é que durante uma visita do Regente-Geral, o maior líder da nação, e sua família dariam início a uma conspiração que tem como objetivo assassinar Camila Noble — a filha mais velha e futura governante —, e que ele fosse o único que a pudesse proteger.

    O poder descritivo de Joe flui em todos os aspectos possíveis. A descrição do universo pós-guerra dão um sentido completo à toda esfera de acontecimentos que se desenvolve nas entrelinhas. A decisão tomada pelo protagonista em entrar para força militar de Vera Cruz em um período repleto de conspirações políticas e terroristas tornou-se crucial para que fosse possível apresentar-nos de forma mais clara e objetiva os motivos de sua missão.

    Existem diversos motivos pelos quais este livro tornou-se completo: 1. O autor conseguiu trabalhar todas as linhas de raciocínio presentes no livro, ou seja, todos os acontecimentos aqui detalhados, possuem uma lógica, motivo e um desenvolver envolvente. 2. O fato do protagonista receber uma missão muito além daquela que ele pensava ter. Ele é apenas uma pessoa tentando se descobrir no mundo e salvar-se do terrorismo e de toda catástrofe a qual o mundo foi acometido pelas guerras. 3. O "mana" (fonte de energia na qual todos dependem para sobreviver) foi uma criação interessantíssima, e a aposta do autor em criar uma conspiração ao redor deste acontecimento, tornou o livro repleto de acontecimentos que cruzam entre si e possuem um desfecho magnifico.

    É tão interessante explorar um universo novo, onde a própria lógica conversa com a razão. Entender como funciona toda pirâmide de acontecimentos criada pelo autor é algo tão maravilhoso, por que através de cada uma das descobertas, descobrimos coisas novas. O primeiro livro da trilogia marca a vida de um garoto de dezesseis anos que sonha em se tornar um militar no pós-guerra, tendo encontrado diversas dificuldades, atentatos e ataques terroristas para conseguir alcançar seus objetivos, compreender a si mesmo, e claro: entender sua missão.

    O livro não é apenas uma distopia do pós-guerra, é também um romance e uma viagem de descobertas. Um livro capaz de deixa-lo sem fôlego com acontecimentos imprevisíveis e uma única missão capaz de mudar o rumo de tudo.

    O segundo livro da série "vera cruz", chama-se armamentista, e sua resenha estará disponível a partir de 08/08. 

    COMENTÁRIOS PESSOAIS

    Sempre admirei autores que conseguissem escrever uma história cativante, eletrizante e com personagens que possuem personalidade e vida própria. Seeder é um garoto de dezesseis anos, inseguro e completamente perdido em pensamentos e sonhos, porém ele é um garoto com garra e encontra sua vocação na carreira militar no pós-guerra, só isso já o torna incrivelmente corajoso. Proteger uma garota que mal conhece e ainda continuar sua viagem de auto-descobertas? Simplesmente uma distopia nacional para ser lembrada por todos.

    A história se passa no passado e mostra-nos um tempo em que tudo era conflituoso e complicado de se resolver. Seeder é um entre tantos outros que passou pela desgraça da guerra, porém, ele é um dos poucos que teve a ousadia e coragem de querer fazer a diferença. Um personagem com aspectos e atrativos que realmente chamam a atenção do leitor.

    Joe de Lima possui uma narrativa instigante em diversos pontos, principalmente pelo fato de conseguir criar um universo com tantas conspirações e ainda assim conseguir resolver todas elas no decorrer da história sem se perder, realmente isso é algo louvável.

    Adquira: Clube dos autores | Amazon

    SOBRE O AUTOR

    Nascido em 1981, Joe de Lima sempre gostou de inventar histórias. Após um início trabalhando com fanzines em quadrinhos, passou a se dedicar à literatura. Publicou contos em antologias das editoras Infinitum, Literata e Buriti, na revista digital Nupo e no podcast Desleituras. Também é autor de Serpente de Fogo, web-série literária de fantasia que mais tarde foi lançada na forma de um e-book gratuito.

    Nenhum comentário: