• NOVIDADES

    quarta-feira, agosto 02, 2017

    [RESENHA #170] Sake — nossa história oficial, Cinthia Zagatto

    Acervo Pessoal | Divulgação

    O cenário literário LGBT brasileiro ficou ainda mais fofo com a chegada desta nova escrita da autora Joseense — gentílico da cidade de São José dos Campos/SP — Cinthia Zagatto (25). Sake é não é uma fanfic, o que significa que a história escrita por Zagatto é um fandom (palavra utilizada para designar o universo de um fã) ou seja, é inspirado em seu universo de fã, porém, com personagens autênticos e originais criadas pela mesma — Sebastian e Jake —. 

    Sebastian é um músico independente — já conhecido — que acabou de chegar em Los Angeles. Na cidade, Sebastian Conhece Jake Ritter, um ator que está lançando seu primeiro filme. 

    A partir do momento em que Sebastian conhece Jake, ambos passam a ter uma ideia que poderia mudar o rumo de ambos com relação ao desemprego. Após iniciarem um relacionamento extremamente confuso e repleto de perguntas, ambos decidem iniciar um "Ship", é basicamente "relationship" (relacionamento em inglês) liderado por eles mesmo de forma secreta. A partir de agora o relacionamento encontra-se em uma ótima fase de popularidade e turbulências com fofocas, fãs enlouquecidos e com fanfics como esta. 

    O livro não é pequeno, porém, a leitura flui tão bem facilmente poderemos lê-lo em questão de horas. Iniciei esta leitura durante uma viagem de quatro horas em um trajeto à trabalho, iniciei a leitura às 00:00 e finalizei as 04:30 da manhã. 

    Sebastian está em um momento de sua vida não muito legal, pois acabou indo para Los Angeles após desiludir-se em um relacionamento, e isso o deixa um pouco para baixo, porém, nada que o tempo não possa curar. Melanie é amiga de Sebastian e irmã de Jake. Ao perceber a solidão do amigo e a disponibilidade do irmão, ela decide apresenta-los, porém, o destino encarrega-se disto e eles acabam se conhecendo ao acaso na festa de aniversário de Melanie. 


    Acervo Pessoal | Divulgação

    O livro foi muito estruturado para leigos do universo das fanfics e do fandom. Cinthia utilizou em seu trabalho editorial artimanhas que ajudariam o leitor a compreender um pouco mais daquilo o que eles estavam explorando. Como apresentado na sinopse do livro, Sebastian e Jake administram seu próprio fã clube para ajudar na mídia, porém, para que isso fosse necessário eles teriam que trabalhar um pouco como fazer este "alavancamento" acontecer, e acontece após Seb tomar conhecimento do que é um ship. A partir dai a história começa a ficar realmente interessante.

    A descoberta de ambos sobre o real significado de fanfic, a escrita, leitura. Enfim. O livro possui uma narrativa que flui deliciosamente. O "nossa história oficial", é algo que está ligado bem diretamente na escrita de Jake com relação as fanfincs encontradas na web. Ou seja, uma fanfic "Oficial" inspirada na vida de ambos. 

    "Vai Sonhando" é o mais novo livro de Cinthia Zagatto. 


    Cinthia é realmente MESTRE na escrita quanto o assunto é criação minuciosa de personagens. A autora conseguiu criar uma narrativa simples e deliciosa de se acompanhar. Atualmente ela encontra-se com um novo projeto intitulado "Vai sonhando", e você pode ler um pouco mais sobre seu lançamento em seu website oficial intitulado "Ps:. Dois pontos".

    A AUTORA

    Cínthia Zagatto nasceu em São José dos Campos em 1992. Fã maluca desde criança, foi se formar em jornalismo na falta de um diploma em fanfics. Estudou fãs na faculdade, trabalhou em contato com eles em um site sobre entretenimento e celebridades, mas Sake surgiu mesmo de uma curiosidade pessoal antiga: E seu meus ídolos descobrissem o que escrevo sobre eles? 

    [full_width]