Ads Top

[RESENHA #195] Lugar Comum, de Adriano Silva


SILVA, Adriano. EDITORA HOPE, 2017, 150p. 1º Ed ISB 978-855-788-027-6 / R$ 17,90

Lugar Comum é uma miscelânea de sentimentos expressados em linhas de contos, crônicas e poemas, onde o autor empresta de si e se conecta ao leitor a cada passagem de página. Por muitas vezes engraçado, envolvente, dramático e até mesmo sombrio. Adriano Silva viaja e leva o leitor consigo.

Sabe aquele seu sentimento de um domingo qualquer, sem ter muito o que fazer a não ser ficar em casa pensando na vida e desejando algum amigo pra passar o tempo? E que pode não parecer o maior ato de todos, mas o fato de ele ter ido até sua casa, passado tempo contigo e ter tirado sua solidão de um domingo monótono foi tão importante que acabou te marcando? E de tão marcante você fez uma tatuagem de um por de sol.


Que ninguém vai saber porque ela existe ou seu significado. Somente você. Que quis registrar aquele momento.

É essa a sensação que tive ao ler esse livro de crônicas do Adriano Silva. Lugar Comum. Só que aqui, ao invés de tatuagens, são crônicas. São crônicas comuns, do nosso dia a dia, daquilo que nos faz pensar na vida, que representa eu, ele, você e muitos outros, que estamos ai, sobrevivendo, lutando, buscando um lugar ao sol e sentindo a vida em toda sua essência.
Foto: Cá entre nós



Não há grandes acontecimentos. Heróis saindo de algum lugar e atirando raios cósmicos. Aqui, a ideia é transmitir sentimento e te levar em uma viagem de auto descoberta e pensar em como algumas daquelas crônicas já aconteceram com você e você nem tinha se dado conta. Eu fechei o livro e fiquei pensando na minha própria vida depois. O autor tem essa capacidade de nos fazer analisar o que nos rodeia, mas que pela correria do dia a dia nem notamos. Mas ele está ali, esse sentimento, é só olhar. Lugar comum é um livro curto, carregado de emoção e experiências pessoais. Tão pessoais que te leva a ver as suas próprias.
Super recomendo para as pessoas que apreciam uma boa leitura, calma, uma auto análise.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.