Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

40 Séries televisivas inspiradas em obras literárias

A maioria das séries televisivas dos dias de hoje são frutos de obras literárias, a maioria delas com uma legião de fãs. — Algumas encontram-se disponíveis na plataforma de streamming Netflix.

terça-feira, março 13, 2018

/ by Vitor Lima

Foto: REDAÇÃO | MINHA SÉRIE | ADOROCINEMA

As séries tomaram conta com relação a preferência dos jovens nos momentos de ócio. Nada mais de videogame, passeios, selfies ou whatsapp. As séries tornaram-se as "novelas de ontem". Todos os dias os serviços de streamming anunciam trinta, quarenta, cinquenta novas novidades para os fãs de plantão, e o que a maioria não sabe é que a maioria destas séries são frutos de obras literárias. Você sabe quais? Confira:

1 — GIRLBOSS


A série é uma das grandes novidades da Netflix no mês de abril. Baseada no livro de mesmo nome de Sophia Amoruso, os episódios trazem a história dela, que começou a carreira vendendo roupas vintage no eBay e, neste caminho, acabou montando um negócio de moda milionário.

2 — DEXTER


O seriado focado em Dexter Morgan (Michael C. Hall), analista forense de padrões de sangue no Departamento de Polícia de Miami e assassino serial, foi baseada no livro “Darkly Dreaming Dexter”, de Jeff Lindsay.

3 — 13 REASONS WHY



Com 13 episódios envolventes, a série rapidamente se tornou um sucesso de audiência. O best-seller homônimo começa com Clay Jensen (Dylan Minnete) recebendo uma caixa com 7 fitas gravadas por Hannah Baker (Katherine Langford). As fitas explicam os motivos por que essa garota decidiu cometer suicídio e devem ser entregues para cada uma das pessoas que contribuíram para isso de alguma forma.

4 — THE VAMPIRE DIARIES



O triângulo amoroso entre Elena Gilbert (Nina Dobrev) e os irmãos Stefan (Paul Wesley) e Damon Salvatore (Ian Somerhalder) foi originalmente contada na série de livros de mesmo nome da autora L. J. Smith.

5 — SHADOWHUNTERS


O seriado é uma segunda adaptação dos livros de Cassandra Clare, “The Mortal Instruments”. Primeiramente, foi lançado o filme “Os instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”, em 2013. Três anos depois, a série estreou no streaming e acabou fazendo mais sucesso do que o filme.

6 — THE 100


Cerca de 100 anos após uma guerra nuclear, um grupo de 100 prisioneiros é enviado para a Terra para determinar se ela é habitável novamente. A história que deu origem ao seriado foi originalmente escrita no livro homônimo de Kass Morgan.

7 — PRETTY LITTLE LIARS


Quando a garota mais popular do colégio desaparece, as quatro melhores amigas dela começam a receber mensagens anônimas de uma pessoa que parece saber todos os segredos que elas guardam. A série, que estreia sua última temporada neste ano, foi inspirada na série literária de Sara Shepard.

8 — GOSSIP GIRL


A série de livros de mesmo nome da escritora Cecily von Ziegesar já era um sucesso, então com o seriado não poderia ter sido diferente. Em seis temporadas, a série trouxe toda a história dos jovens ricos de Manhattan que vivem sob o olhar de uma blogueira anônima: a Gossip Girl.


9— HOUSE OF CARDS


A série política aclamada pelo público e pela critica também foi baseada em uma série de livros. Michael Dobbs é o autor da trilogia “House of Cards”, “To Play the King”e “The Final Cut”, escritos no início dos anos 1990.

10 — ORANGE IS THE NEW BLACK


Aqui, a melhor parte é que esta série é baseada em um livro que traz uma história real. Sim, “Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison” foi escrito pela própria Piper Kerman sobre as experiências dela no tempo em que cumpriu pena em um presídio feminino.

11 — SHERLOCK



A série britânica, que já está no ar há sete anos, foi inspirada pelas histórias escritas por Sir Arthur Conan Doyle sobre o detetive Sherlock Holmes.


12 — UNDER THE DOME


Esta é inspirada em um romance de ninguém mais, ninguém menos que Stephen King. Apesar disso, o seriado de drama e ficção acabou não fazendo muito sucesso e foi cancelado após a terceira temporada.

13 — BONES


Poucas pessoas sabem, mas “Bones” também foi inspirada por uma série de livros. A personagem principal do seriado da FOX é baseada nas obras – e na vida – da antropologista forense Kathy Reichs.

14 — NARCOS


O seriado que trouxe a história do famoso narcotraficante Pablo Escobar ao serviço de streaming foi inspirado livremente na obra de Javier Peña, “Killing Pablo”.

15 — SEX AND THE CITY


Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha - as amigas que todo mundo (um dia) sonhou em ter!

Com seis temporadas, Sex And The City (1998 - 2004) se transformou numa das séries mais icônicas do final dos anos 90. E para quem não sabe, a história de Carrie e suas amigas surgiu originalmente num livro escrito por Candace BushnellScott B. Smith Michael Crichton

A trama se foca na relação das quatro amigas, suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, a história apresenta várias questões relevantes sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea.

16 — OUTLANDER



Adaptação britânica baseada nos livros de Diana Gabaldon (A Viajante do Tempo, no Brasil), uma série que aborda viagens no tempo e ficção histórica do melhor jeito que poderíamos esperar. 

Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial que, misteriosamente, se vê voltando 200 anos no tempo, tendo que enfrentar sozinha a realidade de 1743. Além de ser arrancada de sua época e da companhia de seu marido, Frank Randall (Tobias Menzies), Claire está rodeada por uma atmosfera de tensão civil entre a Escócia e a Inglaterra.

Drama, romance, um triângulo amoroso básico, fantasia e ficção-científica são os ingredientes que compõem Outlander, que chega a 3ª temporada em breve.

17 — THE LEFTLOVERS


Uma ótima e não tão popular série da HBO, criada por Damon Lindelof e Tom Perrota. Aliás, The Leftovers é baseado no romance homônimo de Perrota, publicado originalmente em 2011. 

plot da história se foca nas consequências na vida das pessoas após um evento misterioso conhecido por "Partida Repentina", quando 140 milhões de pessoa (2% da população da Terra) inexplicavelmente desaparece sem deixar rastros. Assim, a série aborda como o restante das pessoas tenta continuar com suas vidas após este acontecimento bizarro. 

O protagonista da série é Kevin Garvey (Justin Theroux), um pai de família e policial que vive nos subúrbios de Nova York. Ele, assim como todos os demais, luta para tentar recuperar a sensação de ter uma "vida normal". 

18 — BATES MOTEL


Uma espécie de spin-off do clássico filme Psicose, dirigido pelo renomado cineasta Alfred Hitchcock. A série consiste num prólogo dos eventos vistos no longa de 1960, mostrando como Norman Bates se tornou o transtornado psicopata que gerencia o motel Bates
Assim como Psicose, Bates Motel também é baseado no romance escrito por Robert Bloch (Psycho), publicado originalmente em 1959.

Na séria acompanhamos a relação nada saudável de Norman (Freddie Highmore) e Norma Bates (Vera Farmiga), sua mãe. Ao longo de vários acontecimentos vamos vendo a construção da psicopatia de Norman. 

19 — GAME OF THRONES


Um dos maiores sucessos da HBO, Game of Thrones é a série baseada na coleção de livros de alta fantasia que compõem As Crônicas de Gelo e Fogo, autoria do romancista norte-americano George R. R. Martin.

A série se foca em várias tramas que se desenrolam no Reino dos Sete Reinos, desde a disputa pelo cobiçado Trono de Ferro até a tensão gerada pela ameaça dos White Walkers, criaturas de habitam os limites da grande Muralha de gelo.

20 — TEEN WOLF


Teen Wolf foi uma série de televisão americana desenvolvida por Jeff Davis para a MTV. A série é vagamente baseada no filme de 1985 de mesmo nome. Scott McCall, interpretado por Tyler Posey, é um adolescente que foi mordido por um lobisomem numa noite enquanto procurava um corpo junto com seu melhor amigo Stiles Stilinski, interpretado por Dylan O'Brien numa floresta na cidade fictícia, Beacon Hills na Califórnia. Depois disso o jovem adolescente precisa lidar com novas mudanças e novos desafios na sua vida. Teen Wolf estreou em 5 de Junho de 2011, na sequência do MTV Movie Awards 2011. Em 24 de Julho de 2014, a MTV renovou Teen Wolf para uma quinta temporada contando com 20 episódios, que estreou em 29 de Junho de 2015. Em 9 de Julho de 2015, Teen Wolf foi renovada para uma sexta temporada. A série vem recebendo uma resposta positiva dos críticos em geral.

21 — HEMLOCK GROVE:


A adaptação da Netflix para o livro de Brian McGreevey é bem fiel nos início, mas com o desenvolvimento da série a produção desenvolveu novas tramas, já que não há planos para uma sequência literária.

22 — DESVENTURAS EM SÉRIE


A série da Netflix, que adapta a coleção de livros homônima, acompanha os infortúnios das crianças Baudelaire e parte do momento em que Violet (Malina Weissman), Klaus (Louis Hynes) e Sunny (Presley Smith) perdem os pais em um terrível incêndio que destrói também sua casa. Acompanhados do sempre correto e ignorante Sr. Poe (K. Todd Freeman), elas devem ir morar com seu parente mais próximo, o não tão convidativo Conde Olaf (Neil Patrick Harris).

23 — ANNE WITH AN E


A série conta a história da órfã Anne Shirley, que é adotada por engano por um casal de irmãos. O sofrimento de Anne ao relembrar o passado cruel, ser rejeitada pela sociedade e, no início, pela família que a adotou, é de cortar o coração.

24 — MINDHUNTER


Lançada em outubro deste ano na Netflix, a série Mindhunter foi bem avaliada por crítica e está com uma segunda temporada confirmada. A trama sobre serial killers tem como inspiração o livro homônimo escrito por John Douglas e Mark Olshaker.

Na obra, o agente especial do FBI John Douglas, com ajuda da escrita de Mark Olshaker, explica como acabou se tornando uma figura lendária dentro da agência. Douglas virou um especialista em serial killers, foi responsável por desvendar a identidade de diversos suspeitos e de entrevistar nomes como Charles Manson.

O seriado se inspira na vida de Douglas para contar a história dos agentes Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallanty), que, como Douglas, entrevistam assassinos para tentar resolver casos em curso.

25 — ALIAS GRACE


A minissérie da CBC, que ganhou os direitos de ser exibida pela Netflix, retrata a história de Grace Marks, papel de Sarah Gadon, uma jovem que é acusada de participar de um homicídio, mas acaba tendo o caso revisto. Assista ao vídeo-crítica da trama.

A produção é baseada em uma história real que é destrinchada no romance Vulgo Grace, de Margaret Atwood, publicada em 1996. Esse é o terceiro livro da autora que ganhou uma adaptação televisiva: O conto da aia deu origem a The handmaid’s tale (conheça a série) e Wandering Wenda a uma animação de mesmo nome.

26 — ATERED CARBON


Em fevereiro de 2018, a Neflix estreia Altered carbon. A produção é inspirada no livro de Richard Morgan de 2002. No Brasil, a obra ganhou o nome de Carbono alterado. Tanto a série quanto o livro de passam em um futuro em que os humanos descobriram como se tornarem imortais deslocando a consciência para novos corpos a cada morte.

27 — GRIMM


Provavelmente você já ouviu falar dos famosos irmãos Grimm! Nessa série podemos ver os contos dos irmãos Grimm adaptados para o nosso mundo. O suspense policial nos apresenta o detetive Nick Burkhardt, um dos últimos descendentes de um clã de caçadores encarregado de salvar a humanidade de perigos inimagináveis . Porém, pelo caminho, Nick se deparar com criaturas que não são malignas que logo se tornam seus aliados. Assim, ele é quem deve manter o equilíbrio entre o mundo real e o mundo sobrenatural. A série tem 6 temporadas, com 5 disponíveis no catálogo da Netflix.

28 — AMERICAN GODS


Um sucesso que chegou este ano pisando em todo mundo foi inspirado na obra de Neil Gaiman. Com apenas uma temporada disponível na Amazon Prime Video, American Gods conta como as pessoas precisam de algo para adorar. Trata-se de uma guerra entre os velhos seres bíblicos e mitológicos e os novos deuses, que refletem o amor da sociedade por dinheiro, tecnologia, celebridades e drogas.

29 — THE WALKING DEAD


The Walking Dead é inspirada nos quadrinhos de mesmo nome Robert Kirkman. A série narra a história de um grupo de pessoas que tenta sobreviver a um apocalipse zumbi. Tudo começa quando Rick Grimes acorda de um coma e percebe que nada mais é como antigamente. A série é queridinha do público e da crítica. Já recebeu mais de 40 indicações em premiações e já quebrou recorde de audiência para programas de televisão a cabo. Neste sucesso, podemos contar com as atuações de Andrew Lincoln, Norman Reedus, Chandler Riggs e outros. A série já tem sete temporadas disponíveis, nos quais seis já estão no catálogo da Netflix. A oitava temporada será lançada no dia 22 de outubro de 2017.

30 — JUSTFIELD


Marshal Raylan Givens é algo de um estilo do século 19, homem da lei vivendo em tempos modernos, cuja aplicação da justiça não convencional faz dele um alvo dos criminosos, bem como seus chefes US Marshals Service. Como resultado de sua controversa, mas "justificada" forma de lidar com a máfia, Givens é transferido de Miami para Lexington, Kentucky. A jurisdição do escritório Lexington Marshals inclui Harlan County, onde Raylan cresceu e que ele pensou que tinha escapado para o bem em sua juventude.


31 — BOARDWALK EMPIRE



A série é uma adaptação do livro de Nelson Johnson, Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City, escrita por Terence Winter, produtor e roteirista da premiada The Sopranos. Tem como protagonista o ator Steve Buscemi no papel de Enoch "Nucky" Thompson.

32 — TRUE BLOOD


Baseada na série de livros The Southern Vampire Mysteries da escritora Charlaine Harris. O programa é exibido pela HBO nos Estados Unidos e foi ao ar pela primeira vez no dia 7 de Setembro de 2008.

True Blood fala sobre a co-existência de vampiros e humanos em "Bon Temps", uma pequena cidade fictícia localizada em Louisiana. A série é focada em Sookie Stackhouse (Anna Paquin), uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton (Stephen Moyer).

Exibida no Brasil pela HBO aos domingos e na TV Aberta de 13 janeiro de 2013 a 16 de março de 2014 no SBT, na madrugada de domingo para segunda após o De Frente com Gabi.Em Portugal a série estreou em canal aberto pela RTP mas é transmitida em exclusivo pelo canal de cabo MOV, que estreou a primeira temporada em dezembro de 2008.

33 —  M*A*S*H


Era inspirada no filme homônimo dirigido por Robert Altman e baseado no romance de Richard Hooker, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1970e o Óscar de Melhor Roteiro (adaptado). Foi um dos mais importantes manifestos antibélicos da TV. O seriado tinha como alvo a Guerra do Vietnã, que na época atingia o seu auge, mas a série abordava uma guerra anterior: a Guerra da Coréia, igualmente violenta.

A série transformou-se numa das de maior sucesso e duração dos EUA, ficando onze anos no ar, num total de 251 episódios. O episódio final da série, exibido em 1983, manteve o recorde de audiência da televisão norte-americana (105,97 milhões de espectadores) até o dia 7 de fevereiro de 2010, sendo superado pela 44ª edição do Super Bowl (106,5 milhões).

34 — SLEEP HOLLOW


Em 1781, Ichabod Crane, soldado e espião do exercito colonial na Guerra da Independência dos Estados Unidos, em uma missão para o general George Washington mata o cavaleiro, cortando-lhe a cabeça, ao mesmo tempo o cavaleiro o mata. Mais de 230 anos depois, nos dias de hoje, Ichabod se levanta do seu túmulo na cidade de Sleepy Hollow, depois do Cavaleiro Sem Cabeça (Que é depois revelado como a Morte, um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse) que tinha sido chamado de volta de seu túmulo por um desconhecido. A ressurreição dele causa da ressurreição de Crane, devido à mistura dos sangues logo depois da decapitação do cavaleiro no campo de batalha.

Tenente Abbie Mills começa a investigar o cavaleiro sem cabeça após a decapitação do Sheriff Corbin, seu mentor e parceiro. A investigação Mills revela a presença de dois grupos ocultos (um do bem, e outro do mal) em Sleepy Hollow, ambos estão relacionados com os quatro cavaleiros do apocalipse. As mortes e os estranhos acontecimentos na cidade, acabam por cruzar os caminhos de Crane e Mills, que vão unir forças para detê-los.

35 — CASTLE


Richard Castle (Nathan Fillion) é um autor de livros de policiais. Quando um assassino começa a copiar as mortes descritas nos seus livros, a polícia chama-o para prestar depoimento, pois é o principal suspeito. Depois de ser liberado, Castle começa a ajudar a polícia na resolução deste crime. Com isto, ele conhece a detetive Kate Beckett (Stana Katic), uma mulher durona, mas muito inteligente. Quando o crime é finalmente resolvido, Castle consegue, através da sua amizade com o prefeito de Nova York, fazer com que o deixem ser um colaborador nos futuros casos da NYPD com a desculpa de fazer pesquisa para o seu novo livro. O convívio com a Detetive Beckett, faz ele criar a personagem Nikki Heat, inspirando-se naquela que diz ser a sua musa: Kate Beckett.

36 — HAVEN


Quando a Agente Especial do FBI Audrey Parker (Emily Rose (atriz)) é despachada para a pequena cidade de Haven, no Maine, em um caso de rotina, ela logo encontra-se cada vez mais envolvida no retorno dos problemáticos e das perturbações "The Troubles", uma praga de aflições sobrenaturais que têm ocorrido na cidade ao menos outras duas vezes. Sendo a única a saber quando algo sobrenatural ocorre, Parker encontra uma ligação mais pessoal em Haven que pode levá-la a encontrar sua mãe que ela nunca conheceu.

Ao longo do tempo, Parker, que se demitiu do FBI para se juntar ao Departamento de Polícia Haven, começa a perceber que sua chegada em Haven pode ter sido pré-arranjada e que o seu nome e até mesmo suas memórias podem não ser ela mesma. Com o progredir da série, ela aprende mais sobre os mistérios e problemáticos de Haven e a sua verdadeira identidade.

Ela e seu parceiro, o detetive Nathan Wuornos (Lucas Bryant), encontram-se muitas vezes enfrentando os problemas causados pelos problemáticos ou por outros problemas de ambos e os efeitos que isso causa. Para isso muitas vezes eles tem de tomar medidas drasticas contra alguns problemáticos que recusam ajuda ou simplesmente é muito tarde para ajudar.

37 — THE MUSKEETERS


The Musketeers é uma série de época, ação e drama da BBC baseada nas personagens do livro Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas. O primeiro episódio foi transmitido pela BBC One no dia 19 de janeiro de 2014 . O elenco principal é composto por Luke Pasqualino (D'Artagnan), Tom Burke (Athos), Santiago Cabrera (Aramis) e Howard Charles (Porthos). Todos os atores principais, exceto Peter Capaldi, foram contratados "por muito tempo" . A série foi renovada para uma segunda temporada a 4 de fevereiro de 2014 e para uma terceira a 2 de fevereiro de 2015. Cada temporada tem 10 episódios.

38 — MERLIN


Merlin (conhecido em Portugal como As Aventuras de Merlin) é uma série de televisão britânica exibida pela BBC One, conta a história de Merlin, um jovem mago que descobre seus poderes mágicos e se envolve em conflitos para proteger Arthur, quando este ainda não era rei, em Camelot, no reino de Albion. Fez sua estréia em 20 de setembro de 2008, tendo 5 temporadas.

No Brasil, é exibida pela HBO Family desde 2009 e pelo Sony Spin desde 2012, já foi exibido no extinto canal Jetix em 2009 com áudio dublado. Atualmente todas as temporadas estão disponíveis no Netflix com áudio original e legendado.

Em Portugal, é exibida pela SIC Radical, pela SIC K e pelo SyFy. Está disponível por tempo limitado na Netflix.

39 — ELEMENATARY


série de televisão estadunidense criada por Robert Doherty, estreou na CBS em 27 de setembro de 2012. Ela apresenta uma versão contemporânea do personagem Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle, mas com as histórias se passando nos Estados Unidos. É estrelada por Jonny Lee Miller, como Holmes e Lucy Liu, como Watson.

No Brasil, a série é exibida pelos​ canais Universal Channel (TV por assinatura) e esporadicamente pela Band (TV aberta). Em Portugal, é transmitida pela TVSéries. Na televisão aberta brasileira, é exibida pela Band desde 17 de junho de 2015.
Atualmente é exibida esporadicamente durante as madrugadas de segunda a sexta.

A série está confirmada para sua sexta temporada, que contará com um número menor de episódios, treze. Recentemente, foi implementado essa pretensão de treze para 21 (vinte e um) episódios. A sexta temporada tem estreia prevista para 30 de abril de 2018.

40 — HANNIBAL


Hannibal foi uma aclamada série de televisão americana de terror psicológicosuspense psicológicodrama policial e thriller criminal desenvolvida por Bryan Fuller para a NBC. A série baseia-se em personagens e elementos presentes nos livros Red Dragon e Hannibal de Thomas Harris, e foca na relação entre o inteligente investigador especial do FBI Will Graham e o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra forense destinado a se tornar o inimigo mais astuto de Graham e, ao mesmo tempo, a única pessoa que pode compreendê-lo. A série foi recebida com muitos elogios, consagrando-se no status cult.

A série recebeu uma ordem de 13 episódios para sua primeira temporada e, ao contrário de muitos programas da rede americana, cada temporada futura também apresentaria 13 episódios. David Slade é o produtor executivo e diretor do piloto. A série estreou na NBC em 4 de abril de 2013. Teve seu fim anunciado no dia 22 de junho de 2015.

É considerada por críticos e público como uma das melhores séries do gênero, e uma das melhores séries de televisão de todos os tempos.



Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google