Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[LANÇAMENTO] A vida secreta da mente, de Mariano Sigman

Mariano Sigman lança novo livro através da Bertrand Editora. Em sua nova obra, o autor desvencilha os mistérios da mente através de um olhar criterioso e rigoroso da neurociência.

quinta-feira, março 08, 2018

/ by Vitor Lima

Goiás, 3 de março de 2018 — O livro A Vida Secreta da Mente, de Mariano Sigman, figura cimeira internacional nos domínios da neurociência cognitiva e da tomada de decisões, chegará amanhã às livrarias portuguesas.

O autor e neurocientista leva-nos numa viagem inesquecível aos recantos desconhecidos da mente humana. Segundo o próprio, esta É uma viagem espetacular: trata-se de descobrir a nossa mente para nos compreendermos inclusive nos mais pequenos recantos que fazem quem somos, como forjamos as ideias nos nossos primeiros dias de vida, como damos forma às decisões que nos constituem, como sonhamos e como imaginamos, porque sentimos certas emoções, como o cérebro se transforma e, com ele, o que somos.
De onde provêm os nossos pensamentos? Como fazemos escolhas e porque confiamos nos nossos juízos? Conseguiremos manipular os nossos sonhos? Neste bestseller internacional, Mariano Sigman explora as respostas complexas a perguntas muito antigas.

REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

“Mariano Sigman escreve e pensa de uma maneira única e apelativa. É um neurocientista cognitivo talentoso e somos afortunados por tê-lo a investigar a vida secreta da mente. Com ele, aprender mais sobre a mente e o cérebro torna-se fácil e quase automático. Sigman é o  Richard Feynman do cérebro.  Andrew Meltzoff, professor da Universidade de Washington.

Se, como escreveu Emily Dickinson, “O cérebro é mais profundo do que o mar”, então Mariano Sigman é o guia de viagem perfeito para esse abismo desconhecido. Conciso, cheio de energia, pontuado com metáforas brilhantes, este livro conduz-nos numa viagem deveras interessante pelas subtilezas e estranhezas da mente humana. Uma viagem ao interior de nós próprios, recompensada com inúmeras revelações sobre conceitos mal conhecidos, como as batalhas íntimas inconscientes, os sonhos lúcidos, os cérebros bilingues e as crianças que leem o pensamento alheio. A companhia de mentes brilhantes, como Chomsky, Turing, Rousseau, Molière, Platão, Sagan e Freud, revisitadas à luz das experiências engenhosas de Mariano Sigman, torna a leitura deste livro extremamente agradável, do princípio ao fim – uma obra científica que se lê de um só fôlego. —  Stanislas Dehaene, autor de Consciousness and the Brain e Reading in the Brain

Anualmente, 20 mil artigos são apresentados no encontro anual da Sociery for Neuroscience, mas mesmo assim não temos respostas provisórias para perguntas ditas “simples”, como o porquê de cantarmos, rirmos, dançarmos ou chorarmos – nem muito menos para a questão grandiosa de como um grupo de neurónios dá origem à consciência e ao sentido do eu. No meio do ruído e do caos de dados empíricos que ameaçam sufocar-nos, é refrescante encontrar um livro que procura a “imagem global” e tenta abordar esses temas. Ao fazê-lo, Mariano Sigman leva-nos numa grande digressão, que compreende uma gama extraordinariamente variada de assuntos que interessam tanto a leigos como a especialistas. — V. S. Ramachandran, autor de The Tell-Tale Brain

SINOPSE DA OBRA:

De onde provêm os nossos pensamentos? Como fazemos escolhas e porque confiamos nos nossos juízos? Conseguiremos manipular os nossos sonhos? Neste bestseller internacional, Mariano Sigman explora as respostas complexas a perguntas muito antigas. Ao longo de 20 anos de carreira como investigador do funcionamento íntimo do cérebro humano, o Dr. Sigman desenvolveu uma notável visão interdisciplinar. Baseando-se em resultados de investigação da física, linguística, psicologia, educação, entre outros domínios, explica-nos porque têm menos tendência a sofrer de demência as pessoas que falam mais de uma língua; como um bebé consegue reconhecer com a vista objetos em que apenas tocou; como o mesmo bebé, antes ainda de proferir a sua primeira palavra, tem um sentido inato do certo e do errado; e como podemos ler os pensamentos de doentes em estado vegetativo descodificando os padrões da sua atividade cerebral. A investigação apresentada nesta obra revoluciona o modo como vemos o papel que a neurociência desempenha nas nossas vidas, revelando os misteriosos processos cerebrais que controlam a maneira como aprendemos, raciocinamos, sentimos, pensamos e sonhamos.

SOBRE O AUTOR
Mariano Sigman, físico de formação, é uma figura cimeira internacional nos domínios da neurociência cognitiva da aprendizagem e da tomada de decisões. Fundou o Laboratório de Neurociência Integrativa da Universidade de Buenos Aires. Sigman tem dado contributos essenciais para a teoria de funcionamento dos sistemas neuronais quando fazemos escolhas, e reuniu dados experimentais cruciais sobre o processo de tomada de decisões humano. Sigman, o único cientista latino-americano a dirigir o Human Brain Project, foi galardoado com o Human Frontiers Career Development Award, o National Prize of Physics, o Young Investigator Prize do Collège de France e o IBM Scalable Data Analytics for a Smarter Planet Innovation Award.

Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by templateszoo