Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[RESENHA #233] Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks

quarta-feira, abril 25, 2018

/ by Vitor Lima

Foto: Meu Universo Particular | Divulgação
NICHOLAS SPARKS. Diário de uma Paixão. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2011. // R$24,90

Resenha por: Jessika Ferreira*

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém.


Em uma história apaixonante, o autor conta a história de amor entre Allie Hamilton e Noah Calhoun que se conheceram durante a juventude na abertura do Festival do Rio Neuse, em Nova Berna. A garota era filha de uma família rica e ele era simplesmente um pobre operário.

O verão de 1932 foi o mais intenso de suas vidas, tiveram sua primeira experiência com o amor e viveram de forma muito intensa tudo em suas vidas. Durante o tempo em que estiveram juntos na cidade, Noah fazia suas tarefas o mais rápido possível para poder se encontrar com Allie, a única exceção era aos domingos quando tinha que ir até a igreja. Mas, acabaram por ser separados pela família Hamilton que não aceitava que uma jovem rica de 17 anos se relacionasse com uma pessoa de uma classe social inferior.

Durante o período em que estiveram separados muita coisa aconteceu em suas vidas. Noah lutou na Segunda Guerra Mundial, já Allie tinha ficado noiva de um rico advogado chamado Lon Hammond Jr. O casamento deles havia sido anunciado seis meses antes e tinha sido destaque das colunas sociais durante várias semanas e para a cerimônia tinham sido convidadas 500 pessoas inclusive membros do governo.

Pouco antes de dar baixa no Exército, Noah recebeu uma carta de uma advogado que representava Morris Goldman e ficou sabendo que recebera uma boa quantia de dinheiro e com isso resolveu comprar a casa que marcou sua juventude.

Foi aí que a vida de Allie começou a mudar radicalmente, a notícia da reforma da casa de Noah foi destaque no jornal e ao vê-la lembrou de tudo que tinha vivido na pequena cidade de Nova Berna. Resolveu usar a desculpa de que precisava descansar dos preparativos do casamento e foi até lá.

Quando chega a cidade, Allie resolve visitar Noah e a vê-lo novamente depois de tantos anos tem a certeza de que foi a primeira vez que se havia apaixonado.

Durante sua estadia na cidade, os “velhos” apaixonados vivem momentos únicos de paixão desde a leitura de livros até uma intensa noite de amor, após tantos anos separados pelas convenções sociais. Allie ainda mantém uma relação com Lon, mas sabe que precisa tomar uma decisão definitiva que poderá mudar toda a sua vida.

Após uma noite em que tem certeza do amor que sente por Noah, eles acabam recebendo a visita inesperada de Anne Nelson – a mãe de Allie – a senhora lhe entrega as cartas que Noah escreveu para ela durante dois anos e que foram tiradas da correspondência e conta que Lon ligou para saber a respeito de Noah e está se dirigindo até Nova Berna. Seguindo-se então um diálogo emocionado de mãe e filha sobre a decisão que se deve tomar.

- O que devo fazer?

- Não sei, Allie. Isso é com você. Mas eu pararia para pensar. Pense no que você realmente quer?
- Eu não sei ...

- Você o ama?

- Sim, eu amo. Amo muito.

- E ama Lon?

- Sim amo. Eu o amo também. Com carinho, mas de um jeito diferente. Ele não me faz sentir como o Noah faz.

- Nunca ninguém vai conseguir fazer isso. Eu não posso tomar essa decisão por você, Allie, é por sua conta. Mas quero que você saiba que eu te amo. E sempre amarei. Sei que isso não ajuda muito, mas é o máximo que posso fazer.

Allie acaba por ficar confusa com toda a situação que está acontecendo e fica em dúvida sobre a decisão correta a se tomar. Allie fala que tem dois desejos de ficar com Noah porque o ama e sempre o amou. Mas também não quer magoar ninguém e caso tomasse a primeira decisão, Lon sairia muito machucado e que apesar de não ter por ele o mesmo sentimento que tem pelo amor de juventude tem muita consideração e se ficasse em Nova Berna sentiria como se tivesse traindo todas as pessoas ao seu redor.

Noah implora para que Allie fique com ele e afirma que jamais poderá ser feliz imaginando que ela está com outro.

Allie resolve partir, mas antes presenteia Noah com um desenho que havia feito exclusivamente para ele e despedem-se com um beijo. Ela entra no carro e Noah constata que assim como sua mãe Allie jamais olhava para trás.

No momento em que Allie vai tomar sua decisão, a história se transporta para uma casa de saúde onde um marido apaixonado lê todos os dias para sua esposa um diário. A senhora deseja saber com que a bela jovem ficou realmente.

Allie transformou-se em uma das pintoras mais talentosas do sul dos Estados Unidos no século XX, mas até que começou a ter pequenos esquecimentos e até que foi confirmado seu diagnóstico: Alzheimer.

O livro possui uma continuação “O casamento”, que vai retratar a história da filha dos protagonistas após 29 anos de casamento.

Um livro que mostra que o verdadeiro amor jamais pode ser esquecido.

-

O AUTOR

Nicholas Sparks lançou seu primeiro romance aos 31 anos, ao qual se seguiram outros 20 livros. Suas obras foram traduzidas para mais de 50 idiomas e já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo. Onze de seus livros ganharam adaptações para o cinema e todos entraram para a lista de mais vendidos do The New York Times. O autor mora na Carolina do Norte e tem cinco filhos.

Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google