Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[RESENHA #240] Filosofia da religião, Jeffrey J. Jordan

segunda-feira, junho 18, 2018

/ by Mariana Belize


JORDAN, Jeffrey J. São Paulo, Editora Paulinas. Filosofia da religião, 2015. 237 p. / R$ 49, 50.



Sinopse: As discussões a respeito da existência e da natureza de Deus têm sido um dos principais componentes da filosofia ocidental por mais de dois mil anos. Filosofia da religião oferece uma abrangente visão histórica deste campo fascinante. Nove ensaios especialmente encomendados introduzem e exploram as contribuições dos filósofos que modelaram o tema e as questões e discussões decisivas a respeito. O livro reconstrói a história da Filosofia da Religião, ilustrando claramente as mais importantes tentativas de tratar de temas cruciais, tais como o Argumento Ontológico, o Argumento Cosmológico, o problema do mal, os milagres, o Argumento Moral, o Argumento do Desígnio, a experiência religiosa e a ideia de Deus. Os pensadores contemplados incluem Anselmo, Tomás de Aquino, Pascal, Hume, Kant, Paley e James. De maneira crítica, o livro demonstra por que as ideias e os argumentos que tais pensadores-chave desenvolveram continuam a ter relevância no pensamento contemporâneo. Ideal para estudantes universitários, a obra lança os fundamentos necessários para uma compreensão completa e abrangente deste tema. 







Resenha: 




Ideal para estudantes universitários, mas completamente acessível ao leitor leigo, “Filosofia da religião” é uma obra lida para compreendermos o desenrolar dos entendimentos sobre Deus e outros assuntos da religião a que normalmente temos acesso pelo senso comum ou pasteurizados por uma religião em si. Por isso é importante dizer que não serve apenas a um público especializado. Se lido com calma e com acesso à outras leituras via internet, traz, tanto para o religioso quanto para o ateu/agnóstico a demonstração das forças das ideias que estamos submersos, querendo ou não, por vivermos num país religioso e mais, cristão. 

As controvérsias presentes no livro, de alguma forma, também estão presentes nos embates entre as religiões cristãs e suas denominações. As discussões sobre a natureza de Deus, presentes no livro, podem fornecer um panorama enriquecedor para o leitor e sua relação com a dúvida bem como com a fé. Se lido em conjunto com as epístolas de Paulo, fornece ao leitor uma riqueza de discussões. Se lido em conjunto a Richard Dawkins, também. 

Sendo assim, a obra nos conclama a investigar em conjunto com seus autores, tanto a existência quanto a natureza de Deus e as controvérsias que se apresentem a partir daí, seguindo a trajetória da história da filosoofia ocidental. Ainda que estes discursos sendo difíceis de ser compreendidos hoje em dia por questões de vocabulário e linguagem, bastante diferentes do nosso, é preciso dizer que o s autores do livro conseguem trazer a qualquer leitor as ideias dos filósofos antigos e, de certa forma, traduzi-las para nosso entendimento dos assuntos complexos que trata. 

Até ideias como as de Kant, sabidamente difíceis entre os estudantes e estudiosos de flisofia, se tornam palatáveis ao leitor leigo. A estrutura do livro também reflete o desejo de tranquilo entendimento entre os leitores e o saber contido no livro: a partir das ideias dos filósofos são apresentadas a nós visões consonantes e dissonantes com relação a esse autor. Isso organiza os pensamentos de forma a facilitar o entendimento e, para um estudante, se torna muito tranquilo organizar um resumo para estudos já pela introdução, bastante simples e extremamente didática. 

Fica a dica para uma leitura bastante interessante e que toca em assuntos densos de maneira cuidadosa, “Filosofia da religião” é uma leitura, eu diria obrigatória, em nossos tempos de intolerância religiosa.


Mariana Belize 
Projeto Literário Olho de Belize 
olhodebelize.wordpress.com 








Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google