Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[RESENHA] O santinho, de Luís Fernando Veríssimo

Contos divertidos, escritos por um dos mestres da literatura contemporânea brasileira, que resgatam o que há de melhor na infância.

segunda-feira, maio 23, 2016

/ by Unknown

Veríssimo, Luís Fernando. O santinho. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2017. 104pp

Luis Fernando Veríssimo reúne contos que falam da infância e do ambiente escolar, traçando um panorama carinhoso da escola brasileira. Com muito talento e bom humor, o escritor ao mesmo tempo faz rir e emociona, ao contar histórias de alunos e professores, pais e filhos, santinhos... e pestinhas também.

RESENHA

Em Santinho, o autor narra a história cheia de humor sobre um garoto que aparentemente servia de exemplo para toda a classe — mas, para ele, ser bem-comportado em aula não era uma decisão sua nem nada de que se orgulhasse. Era apenas o seu temperamento. A verdade é que ele era preguiçoso, nunca aprendia nada e vivia distraído. Mas em questão de comportamento, dez. Dona Ilka, a professora, que vivia no seu pé, sempre lhe lançando olhares de esguelha, certa de que ele não passava de um santinho do pau oco… Já em Conversa nos deliciamos com as mentiras que os estudantes diziam para os porteiros, para entrar como penetra nos bailes noturnos do clube da cidade, proibidos para menores de idade.
 
Luís Fernando Verissimo resgata para o leitor episódios e personagens que fazem parte de uma época que todos guardam, com saudade, para sempre num cantinho da memória.

O Santinho é um livro infanto-juvenil de Luis Fernando Verissimo de 1991. Trata-se de um conjunto de contos de sua autoria. São eles: Santinho; Vítor e seu irmão; O diamante; Dois mais dois; A descoberta; Os preguiçosos; Sementinhas; Nomes; Experiência; Uma história mais ou menos; O "Flete"; O pleito; Conversa; Relógio digital; A solução; Minhas férias.

O santinho é o livro perfeito para todo aquele que não gosta de uma história demorada, ou de ficar horas e horas com um livro na mão. O livro faz parte do acervo cultural brasileiro e é voltado para o público infanto juvenil. Em 63 páginas, Veríssimo consegue arrancar suspiros e risos ao longo de cada história. O livro reúne 16 histórias + apresentação do livro. É claro que não dá para se falar de uma história em específico, pois se comentássemos aqui, já estaríamos dando spoiler do conteúdo do livro para vocês, afinal todas as histórias são tão curtinhas, que nem dá para fazer comentários sobre elas.

Indico este livro para todo aquele que tem um filho, um sobrinho, primo, neto, ou qualquer criança menor para ler. Eles ficarão espertos sobre o que poderá acontecer em uma sala de aula, ou se identificar com o que eles já passam estudando em uma, já que quase todas as histórias contidas neste livro, falam de aventuras que acontecem dentro de um âmbito escolar.


Minhas impressões


Eu consegui esse livro emprestado, justamente por ser de um autor que eu admiro muito dentro da literatura brasileira, ainda mais se tratando do filho de um outro autor maravilhoso: Érico Veríssimo.

A impressão que você tem em relação ao livro é que você vai ter uma viajem de volta ao passado, de volta aos tempos de escola, do primário, e recordar todas as boas lembranças que te fazem rir, suspirar e até mesmo sentir aquela nostalgia.

O livro é um misto de emoções, e foi feito não apenas para te relembrar de como é bom estar sempre estudando, mas também foi produzido para te fazer sorrir, sonhar, e compartilhar com todos á sua volta.

Ah, e para completar, as ilustrações desta obra maravilhosa são todas da nossa querida Ana Maria Machado, tem como ficar melhor?

Simplesmente perfeita a obra, indicada em todos os sentidos possíveis.

LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

Nasceu em 1936, em Porto Alegre. É autor de best-sellers como O melhor das comédias da vida privada e criador de tipos marcantes como a Velhinha de Taubaté, Ed Mort, O Analista de Bagé e As Cobras. Filho do romancista Erico Verissimo, escreve semanalmente para vários jornais e tem livros publicados em quinze países.

Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google