Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[LANÇAMENTOS] Janeiro - Março, Editora Contexto

Confira as novidades editoriais da Editora Contexto

quarta-feira, março 20, 2019

/ by Vitor Lima



Filosofia do cotidiano, de Luís Felipe Pondé

Na vida cotidiana as questões profundas quase não aparecem. O cotidiano é banal. Pondé se debruça sobre questões menores, banais, que são, afinal, aquelas que mais exigem de nós. E o cotidiano, para o autor, deverá ser cada vez mais previsível, mais pobre. Livro gostoso de ler, mas inquietante e denso.

Filosofar nunca foi sobre deixar você feliz. É que andam mentindo muito por aí. Filosofar está mais ligado ao despertar do sonambulismo. Essa é minha proposta nesta conversa com você.”

“Quem tem medo de sofrer é incapaz de desejar.”

“A obsessão pela felicidade faz de você um chato. Como escapar dessa armadilha? Escolher o fracasso? Não precisa, ele te achará. Viver sem fórmulas é o desafio.”

“Uma certa dose de banalidade na vida é indício de alguma saúde mental, só gente doente e chata quer ser absolutamente relevante em tudo que faz.”


História medieval, de Marcelo Cândido da Silva

A Idade Média abrange um período de cerca de dez séculos, compreendido entre o final da Antiguidade e o início da época moderna. Diferentes formas de expansão, de poder e de sociedade foram forjadas durante esses mil anos. Enquanto os chamados bárbaros conquistavam territórios, o poder da Igreja crescia e o cristianismo se tornava uma ferramenta eficaz de integração (muitas vezes forçada). Outra característica marcante do período é a dominação senhorial: controle econômico, jurídico, político e militar dos camponeses por parte da aristocracia. Nesta obra introdutória, o professor da Universidade de São Paulo Marcelo Cândido da Silva se dedica a apresentar e discutir as principais características desse período, dando ênfase a seus contrastes: a fome, a peste e as guerras se alternando com tempos de paz e prosperidade; o universalismo do papado convivendo com os particularismos senhoriais e com as monarquias em vias de centralização. Com este livro, o leitor tem em mãos uma obra atualizada e palpitante sobre a História Medieval.


Chomaky – A reinvenção da linguística, org. Eduardo Kenedy, Org. Gábriel de Ávila Othero.

A origem, a evolução e os rumos do pensamento científico de um dos maiores linguistas de todos os tempos: Avram Noam Chomsky. Com este livro, o leitor compreenderá o poder do paradigma chomskyano nos estudos da linguagem que reinventou a Linguística nos anos 1950, inaugurando uma agenda de pesquisa que se manteve fecunda ao longo das décadas e que ainda hoje permanece em plena atividade e vitalidade.

“Os esclarecedores capítulos reunidos aqui analisam e investigam questões fundamentais que orientaram a investigação da Gramática Gerativa desde a metade do século xx.” - Noam Chomsky


História do português brasileiro, Vol II (Corpus diacrônico do português brasileiro), por Ataliba T. de Castilho

A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico. O presente volume dedica-se à sistematização do corpus diacrônico utilizado pelo projeto para a História do Português Brasileiro. Esse corpus serviu e serve de base para estudos científicos sobre objetos sintáticos, morfológicos, fonéticos e discursivos da nossa língua. Tendo em vista a perspectiva histórico-diacrônica, os autores reunidos nesta obra, oriundos das diversas equipes regionais que se dedicam ao projeto, arrolam como e sob quais critérios identificaram e editaram os documentos de interesse para o empreendimento de historiar do ponto de vista linguístico o português brasileiro. Mais do que simplesmente descrever um corpus específico, os autores esclarecem como construir corpora históricos, contribuindo para a preparação de novos pesquisadores. Assim, o livro volta-se a estudantes e professores de Letras que trabalham ou que desejam trabalhar com pesquisa em corpus diacrônico.


História do português brasileiro, Vol III (mudanças fônicas do Português Brasileiro), de Ataliba T. de Castilho, Demerval da Hora, Elisa Battisti, Valéria Oliveira Monaretto

A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico. Neste volume, pesquisadores de diferentes universidades do país, renomados na área de descrição e análise fonológica da nossa língua, trazem suas contribuições para o projeto, tratando da mudança fônica na história do português brasileiro. Após enfrentar o desafio de investigar aspectos fonológicos a partir de textos manuscritos de séculos passados, eles realizam de forma bem-sucedida um traçado diacrônico do aspecto fônico de nossa língua, depreendendo da escrita processos que se manifestam na fala. As questões linguísticas abordadas nesta obra são pertinentes, atuais e ilustram possibilidades e alternativas de análises teóricas da Fonologia moderna.


Historiografia da linguística, de Ronaldo de Oliveira Batista (org)

Esta obra reúne professores especialistas em Historiografia da Linguística em cinco capítulos que apresentam, cada um, aspectos específicos desse campo. Didático, o livro constitui um manual introdutório que expõe princípios teóricos e procedimentos metodológicos, oferecendo aos leitores uma visão global das características que definem hoje essa área de estudos. Livro voltado especialmente a alunos de graduação e pós-graduação de cursos de Letras e também a pesquisadores especialistas ou iniciantes.



Fonética Acústica (os sons do português brasileiro), de Adelaide Silva, Andreia Schurt Rauber, Izabel Christine Seara, Maria Cantoni, Thais Cristófaro Silva

Este é um manual de Fonética Acústica segmental, com ênfase nos sons do português brasileiro. A obra, escrita por um excelente time de professoras da área, oferece instrumental teórico e metodológico que atende ao conteúdo de disciplinas introdutórias do assunto. O leitor encontrará os princípios básicos da Teoria Acústica de Produção da Fala e análises dos parâmetros acústicos envolvidos na produção das vogais e consoantes da nossa língua. O volume conta também com ilustrações e exercícios. Obra voltada especialmente para a formação de profissionais de Letras, Linguística, Fonoaudiologia, Tecnologia da Fala e Inteligência Artificial.


História do Português Brasileiro, Vol V, de Ataliba T. de Castilho


A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico.

Este volume traz o resultado de pesquisas de anos sobre a mudança sintática de construções do português brasileiro, elaboradas sob uma perspectiva funcionalista. Elas se concentram nos seguintes polos: Semântica de Frames, um projeto de pesquisa sobre Semântica empírica; e a abordagem multissistêmica da mudança linguística – que encara a língua como uma entidade multilinear, com os processos de gramaticalização, lexicalização, semanticização e discursivização operando simultaneamente. A partir desse viés teórico são analisados os fenômenos de coordenação, subordinação substantiva e adjetiva, as orações de tempo, causa e condição, as orações de gerúndio, e a concordância na nossa língua. O leitor encontrará nesta obra, assim, novas formas de se estudar a sintaxe de uma língua natural em diacronia.


Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google