Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[RESENHA #325] Introdução à Morfologia, de Maria Carlota Rosa

quarta-feira, abril 10, 2019

/ by Vitor Lima

ROSA, Maria Carlota. Introdução à Morfologia. São Paulo: Contexto, 7ed, 2019. 208 p.

Neste livro, a professora Maria Carlota Rosa traz aos leitores uma obra introdutória aos estudos de Morfologia. Todo o trabalho reflete a atuação da autora em sala de aula, partindo de questões levantadas pelos próprios alunos e que envolvem desde o número de classes gramaticais até a nomenclatura empregada. Trata-se de um manual didático, que encerra os conhecimentos básicos exigidos pelos programas dessa disciplina, no qual aspectos teóricos da área são abordados de modo claro e acessível, de forma precisa e sem concessões. Embora o pano de fundo seja a visão lexicalista da morfologia gerativa, termos e conceitos são apresentados de maneira que possam ser compreendidos por estudantes que, nos anos iniciais do curso de Letras, estejam entrando em contato com diferentes orientações teóricas. A autora discorre sobre a criação do termo morfologia, demonstrando por que os estudiosos sentiram necessidade de criar uma nova denominação para um campo de estudo da gramática, fazendo ainda uma ponte com trabalhos relevantes do passado. A professora passa também pela análise das noções de morfema e de palavra para os estudos da Morfologia e, em “As subdivisões da morfologia”, examina os processos de flexão, derivação e composição de palavras. Tudo isso sempre trazendo e/ou discutindo a herança de teóricos de grande relevância para a área. Os leitores terão acesso, ainda, a um glossário com definições de termos-chaves. Obra voltada principalmente para graduandos e professores de Letras.

RESENHA

Introdução à morfologia é uma obra proemial ao campo da morfologia, direcionada a alunos graduandos e professores universitários que buscam de forma clara e objetiva traçar uma metodologia de maior precisão com relação ao ensino de morfologia em sala de aula. Assim, como toda obra visa explicar seu material de estudo de forma objetiva e o mais amplamente possível, aqui a autora trabalha quatro divisões, cada divisão responsável pela catalogação e apresentação de seus subtemas, sendo estas divisões: 1. Um lugar para a morfologia; 2. O morfema; 3. A palavra; 4. As subdivisões da morfologia.  O maior atrativo presente nesta obra é a riqueza de detalhes e descrições elaborados pela autora no decorrer de cada afirmação elaborada, usando uma série de teóricos e uma contextualização adequada que permite ao leitor encontrar-se de frente para um tema complexo, mas acessível, tornando a compreensão tão acessível quanto à leitura. Uma das maiores e mais complicadas tarefas dentro do campo da morfologia na atualidade é a introdução aos elementos morfológicos para compreensão dos níveis de análise. As perspectivas existentes dentro do estudo da morfologia nos ajudam a compreender as abordagens que são melhores pra um melhor entendimento, podendo ser pela utilização da palavra ou do morfema, mas para isso, se faz necessário uma compreensão ampla acerca do tema, uma explanação que ajude o indivíduo a compreender a morfologia em sua totalidade, não apenas em sua descrição breve de estudo da forma.

Encontrar um livro como este é um presente e uma dádiva. Como aluno do curso de letras, devo dizer que são poucas (e escassas) as obras que se voltam para uma preocupação realmente palpável como as de Maria Carlota Rosa, a autora definitivamente conseguiu sanar um emaranhado de questões e dúvidas com seu livro. Esta edição possui uma profundidade que não se mede e que não é capaz de medir. Capítulos que se completam, descrição explanada e uma série de indicações teóricas que complementam todo e qualquer comentário elaborado e apontado pela autora. O desenvolvimento do tema junto a clareza e o rigor terminológico adotado pela autora tornam este livro indicado para qualquer leitor que detenha em si o interesse pelo referido campo.



A AUTORA

Maria Carlota Rosa é doutora em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora titular do Departamento de Linguística e Filologia, lecionando Linguística para o bacharelado e a licenciatura em Letras, na mesma instituição. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Linguística (mestrado e doutorado) da UFRJ, em que faz parte do corpo docente permanente. É autora de numerosos artigos e resenhas em periódicos nacionais e internacionais e de livros, como Introdução à (Bio) Linguística, pela Contexto, além de ter participado da organização de diversas obras.

Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google