Responsive Ad Slot

LANÇAMENTOS

lançamentos

[RESENHA #328] O sol também é uma estrela, de Nicola Yoon

sexta-feira, abril 19, 2019

/ by Vitor Lima
Foto: Profano Feminino 
Nova capa em comemoração à adapta-
ção cinematográfica da obra.
LANÇAMENTO: 25/03/2019 
TÍTULO ORIGINAL: THE SUN IS ALSO A STAR 
TRADUÇÃO: ALVES CALADO 
FORMATO: 16 X 23 CM 
NÚMERO DE PÁGINAS: 288 
PESO: 0.41 KG 
ACABAMENTO: BROCHURA 
ISBN: 9788580416589 
EAN: 9788580416589 
PREÇO: R$ 39.90


Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.

O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?


Eu não sei sobre como me sinto acerca da história, muito menos com relação à escrita de Nicola Yoo. Para ser sincero, eu nunca havia parado para refletir sobre as questões da vida, também nunca reparei ou dei importância para pequenos erros e deslizes que cometemos no dia a dia, também jamais havia dado importância para insistência que se deve fazer por um sonho, eu sempre achei mais fácil desistir e prosseguir, nunca fui do tipo que lutava. Mas este livro nos traz uma perspectiva muito abrangente e rica acerca da existência, das relações, da vida e da importância de lutarmos por tudo aquilo o que sonhamos.

Neste livro nós iremos conhecer a história de duas pessoas que tem seus destinos cruzados de forma visceral: Natasha e Daniel. Natasha é uma garota negra, imigrante ilegal nos Estados Unidos, vinda da Jamaica junto com sua família. Daniel é coreano, mas vive com sua família nos Estados Unidos e, diferente da família da Natasha, está regularizado no país, possuindo até comércio. Tudo desanda para nossa protagonista, quando seu pai é pego dirigindo embriagado, afinal, ele acaba querendo sair da situação conversando com o policial, mas devido ao seu estado, acaba contando que ele e sua família estão ilegais no país, o que acaba fazendo a situação se complicar.

Este livro não é sobre o amor em si, mas sim nas possibilidades que ele ocorra quando encontramos alguém que nos compreende e nos faça ver a vida por um outro ângulo.

“Há uma frase em japonês que eu gosto: koi no yokan. Não significa amor à primeira vista. Está mais perto do amor à segunda vista. É o sentimento quando você conhece alguém que vai se apaixonar por ele. Talvez você não os ame imediatamente, mas é inevitável que você o faça.

São histórias diferentes, mas com pontos em comuns. Dois imigrantes, duas pessoas enfrentando problemas com a família: Natasha e seu pai com problemas com o visto e o prazo para deportação, Daniel e a pressão causada por seu pai, para que ele se torne médico, quando tudo o que Daniel quer é viver a sua vida e tornar-se um amante da poesia.

Ah, e claro, toda a história se passa em 24 horas de um dia. Exatamente, um dia inesquecível, repleto de reflexões e aprendizados. Não sei como proceder com relação ao enredo, muito menos com relação a uma escrita tão precisa, profunda e ao mesmo tempo, tão apaixonante.

Este livro nos faz refletir sobre diversos assuntos sociais, tudo isso enquanto observamos a ótica das diferenças existentes entre o universo de Natasha e Daniel. O enredo adotado pela autora para enfatizar a importância dos sonhos de Natasha e sua percepção acerca do universo e da vida é palpável. Sente-se na pela a dor, o desespero e as alegrias compartilhadas. Uma história que não se pauta no vil, não vão e no acaso. Um roteiro profundo para quem cansou-se de ler histórias rasas.
📖📖📖📖📖📖



A AUTORA 


Nicola Yoon é autora do best-seller Tudo e todas as coisas, cuja adaptação para o cinema estreia em 2017. Ela nasceu na Jamaica, cresceu no Brooklyn e mora em Los Angeles com a família. É uma romântica incurável que acredita ser possível se apaixonar num instante e que isso pode durar para sempre. O sol também é uma estrela é seu segundo livro. Ele foi considerado Melhor Livro do Ano por Publisher’s Weekly e Amazon e foi finalista do National Book Awards 2016.

Nenhum comentário

Talvez você se interesse...
© all rights reserved
made with by Google